Posso colocar um cristal de clock de 14 MHz (ou ainda menos) no meu Arduino Standalone ?

Olá pessoal, tude bem ?

Venho pedir uma ajudinha aos mais experientes.
Estou montando 2 Aduinos Standalone para usar em alguns projetos, mas meus cristais de 16 MHz terminaram. Procurando aqui na minha sucata, encontrei aluns de 14 e 12 MHz. Quero saber se posso usar cristais de Clock com frequências menores para o arduino ? ou seja, alem de usar os de 14 e de 12, e ainda menores do que esses ?

Valeu pessoal, abraço!!

Exibições: 2260

Responder esta

Respostas a este tópico

Rodar ele roda, mas todo o calculo de velocidades fica prejudicado. Por ex o download de programas pode não funcionar pq a serial fica com a velocidade descalibrada.

Se vc usar velocidade baixas para a serial pode ser que o de 14 va aceitavelmente..

Acredito que pode sim mas vai depender do modelo do atmega, vc vai precisar ajustar os fusebits. encontrei um site muito legal para ver isto, veja:

http://www.engbedded.com/fusecalc/

Odilon,

 

Pode sim. Veja a tabela retirada do datasheet do ATmega328:

 

 

 

Mas para programar pela IDE do Arduino, entre na pasta /hardware/arduino da sua IDE e altere o arquivo boards.txt conforme indicado abaixo dependendo do bootloader que você estiver usando, como UNO ou 2009:

 

 

 

Abraço!!

 

Se funcionar, deixe suas impressões. Obrigado.

Boa tarde a todos;

Acabei de realizar alguns testes com o cristal de 12 MHz, a princípio tudo ok!!
Fiz alguns exemplos básicos com leds. Vou tocar a frente os projetos, também farei testes com outros cristais, os resultados compartilharei aqui com os colegas.

Obrigado a todos. 

Até

Olá Odilon.

Tem como fazer um teste usando aqueles cristais que vem naquelas placas de rede?

Existem "bilhões" de placas "jogadas no lixo" por aí e este seria um "fim nobre" para elas (pelo menos para os cristais) né???

Se der, ponha o resultado pra gente. Obrigado.

no PROPRIO CI tem cristal interno de 8mhz se n me engano... é so fazer alteração do Marcelo que roda tranquilo

Funciona com 12mega. mas no meu caso como uso SoftwareSerial, ele nao consegue processar corretamente as informacoes enviadas e recebidas no TX, RX do softwareSerial.

Alguém ai tem alguma dica???

Rodrigo.

É erro de comunicação ou não tempo de processar as informações?

estou fazendo testes. vou trocar os pinos e ver no que dá. Estou com uma impressora serial conectado ao 12 e 13 do arduino. Qndo mando imprimir sai somete caracteres, e nao o q eu mando pela serial.

Medi no osciloscopio e a informacao trafega normalmente. mas eu acho q como o cristal q coloquei eh 12mega acredito que esteja influenciando no tempo do programa. Inputs nao se nota nenhuma diferenca, a principio tudo ocorre bem

Descalibrou o baud rate. O tempo de cada bit esta maior nesse caso, se antes a velocidade era 9600bps, agora deve estar em aproximadamente 7245. Nao conheço muito bem arduino, mais acredito que deve ser simples de resolver.

boa dica. Vou experimentar. No caso pra saber o BaudRate Agora, é uma regrinha de 3?!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço