Olá a todos!

Faz pouco que venho "brincando" com o arduino, agora estou com um problema que estou achando muito estranho.

Tenho ligado no meu arduino uma placa com o ci L298 como o da imagem, que controla dois motores dcUm sensor ultrasonico hc-sr04

Além de um servo motor (TG9e), o problema esta justamente nele, quando ligo o arduino ele começa a se mover sem nenhum comando faz movimentos curtos e rápidos. Já o L298 só comanda um dos motores, mas quando desligo o servo e retiro do código tudo que faz referência a ele tudo funciona normalmente.

Um das coisas que me levou a achar que pode ser problema nas saídas digitais é que quando troco a saída do servo enquanto o arduino está ligado o problema continua.

Desculpem se estou falando alguma coisa "idiota" mas sou leigo em electrónica, estou usando o arduino como estimulo para aprender.

Exibições: 888

Responder esta

Respostas a este tópico

Dificil queimar "pela metade" uma saída... Ou queima ou não..

Ta com mais cara de fonte arriando quando vc liga o servo.

Vc teria como medir a tensão na fonte quando está dando o problema ?

Fontes chaveadas as vezes fazem pior que fontes à transformador. Elas tem um circuito de proteção que percebe se atingiu um certo limite e corta, religando logo depois. Vira um gerador de onda quadrada a fonte...

Se estiver utilizando duas fontes de alimentação, vc deve juntar os dois GND, se não juntar pode acontecer isso tb.

Caso vc troque sua fonte devido a subcorrete e o circuito continuar dando problema posta o codigo para que nos possamos fazer alguns testes e tentar lhe ajudar para encotrar o erro. Mas lembre-se comentarios no codigo // é sempre bom.. Forte abraço e continue tentando.

Obrigado a todos que responderam até agora, segue o esquema que estou usando, tirando as ligações no L298 que não tenho certeza que esta certo, mas o resto está idêntico ao projeto que estou desenvolvendo.

Quanto ao código vou postar mais tarde, está no meu notebook e no momento estou sem ele.

Eu tive um problema parecido, mas usando um sensor de presença PIR de 5V igual ao seu ultrasonico. Aconteceu o seguinte, eu tava usando o arduino + ethernet shield e alimentando o sensor pelos pinos da power pins, da mesma forma que vc está fazendo com o sensor ultrasonico pelo que percebi em seu esquema. O problema era que o pino de 5V do arduino estava fornecendo menos que 5V, medido no multimetro, e isso porque eu estava alimentando o arduino pela porta USB do meu computador a qual fornece apenas 5V. Com essa voltagem o arduino se alimentava, alimentava o shield e sobrava só um pouco pro sensor. Conclusão ele ficava loucão ligando e desligando toda hora.

O que eu fiz, passei a alimentar o arduino por uma bateria externa de 9V e tudo funfou corretamente.

Não sei se é o seu caso mas se for ta aí a dica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço