É possível utilizar PWM e áudio ao mesmo tempo no Arduíno sem ter ruído no som??

Pessoal, estou com um problema chato aqui. Estou desenvolvendo um projeto que, dentre outras coisas, utiliza um módulo MP3 DFPlayer Mini ligado á um amplificador de áudio PAM8403 que está ligado à 2 alto-falantes de 3W cada. Até aí tudo bem, estava funcionando tudo perfeitamente, sem nenhum ruído ou chiado.

O problema aparece somente quando utilizo o PWM do Arduíno para controlar uma fita de 13 Leds endereçáveis, modelo WS 2812B. Nesse caso, aparece um ruído nos alto-falantes o qual acompanha a sincronia dos leds. Tipo, eu tenho um efeito que ascende e apaga suavemente os leds. Quando os mesmos estão apagados, o ruído nos falantes some, quando começam a ascender o ruído vai aumentando, acompanhado a intensidade dos leds. Isso é independente de eu estar tocando algum som nos alto-falantes ou não (o ruído permanece quando utilizo o PWM para controlar os leds).

Estou deduzindo que o PWM do meu Arduíno Mega 2560 está causando interferências no meu amplificador PAM8403.

Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Acredito que seja necessário algum tipo de filtro na entrada de alimentação do amplificador PAM8403, a fim de filtrar os ruídos gerados pelo PWM mas não tenho a menor ideia de como fazer isso.

Se alguém puder me socorrer...

Exibições: 306

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.
Acredito que o ruido seja em função do consumo dos leds.

Tente antes de mais nada usar 2 fontes. Uma só para os leds, outra para o resto. Se isso sanar é fonte.

Não esqueça de interligar os GNDs.

... interligar no pé do Arduino. Por ex se vc tiver 2m de fio com GND compartilhado já contamina de ruido.

As fontes precisam ser independentes e se conectar na base do arduino, sendo que a corrente de GND flui da fonte para os leds, sem passar por dentro do arduino. 

Depois de feito o diagnóstico é possivel usar a mesma fonte. Basta cuidar do gnd, conferir que a tensão nunca caixa abaixo de 10V (9V teorico) e usar na entrada antes do regular, ele baixa pra 5V super bem se for suprido com 9V ou mais limpos.

Valeu pela ajuda!

Fiz diversos testes com configurações diferentes (uma única fonte com 2 reguladores de tensão independentes, 2 fontes independentes, uma única fonte com um único regulador de tensão, etc).

Por fim eu descobri que se eu alimentar a fita Led bem próximo da alimentação do amplificador de áudio, o ruído diminui drasticamente, ficando quase imperceptível (mesmo usando uma única fonte com um único regulador de tensão).

Nunca imaginei que a posição das ligações na protoboard faria tanta diferença assim. Como minha protoboard é bem grande, os GND do amplificador e da fita Led estavam muito distantes, então acredito que os fios estavam agindo como antenas, transmitindo os ruídos. A solução foi deixar os GND bem próximos uns dos outros.

Vivendo e aprendendo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço