Saudações pessoal,

Estou com uma duvida a respeito do monitoramento da posição de um motor de passo. O motor gira um eixo que tem um limite girando em sentido horário e outro pra anti-horário, de modo que forçando-o além dos limites, a estrutura seria comprometida. A dúvida é se caso falte luz,  a nodeMCU armazena a posição que ele estava antes da queda ou tenho que utilizar um sensor adicional para obter essa informação? Alguém que já trabalhou com ESP8266 poderia me ajudar?

Grato.

Exibições: 246

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia PF.

A sua dificuldade nada tem a ver com ESP8266.

Esta sugestão vale para qq sistema.

Coloque um encoder no eixo e salve a poição a cada  pulso para o motor.

RV

Bom dia, 

Sobre posicionamento de motores, você pode usar dois tipos de encoders: incremental e absoluto. 

No seu caso onde precisa saber a posição do motor quando for ligar o circuito, é necessário o uso de um encoder absoluto. Veja os vídeos abaixo. 

Sobre NodeMCU (meus tutoriais) :

NodeMCU – ESP12 – Introdução (1)

NodeMCU – ESP12 – Usando Arduino IDE (2)

NodeMCU – ESP12 – Alarme Residencial IOT (3)

Tutorial : Conhecendo o ESP8266

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266

Bacana. Eu pensei em um encoder, mas só conhecia o incremental, creio que o outro seja a solução mesmo. Quanto a ESP, nesse meio tempo das respostas aqui, estava vendo um video que não envolve motor mas no projeto do video o projetista disse que programou para que uma informação, que não poderia ser perdida em uma queda de energia, fosse gravada na memoria flash. Um registrador da operação do motor, no código, não poderia se encaixar no mesmo processo?

Boa tarde, 

Não é confiável basear-se na informação do registrador. 

Imagine se por algum motivo, o eixo girar enquanto o Microcontrolador estiver desligado. 

A posição registrada não corresponderá à realidade. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço