Bom dia.

Recentemente encontrei um artigo sobre autoleveling e fico pensando se é possível saber a posição da ferramenta do equipamento CNC produzida por vcs do laboratório de garagem.

Se fosse possível ler esta posição através da interface arduíno, poderíamos executar o "probing" e assim corrigir por software as imperfeições do nivelamento da placa virgem e depois melhorar a qualidade do resultado final.

Bastaria então conseguir a qualquer momento ler a posição dos 3 eixos ...é possível?

Obrigado

Exibições: 1915

Responder esta

Respostas a este tópico

O sensor ficou TOP !

Ah sim ,meu amigo,mas.....resolvi fazer diferente!!!!!

Removi a placa deste CNC

Instalei Arduino UNO

Instalei CNC Shield

Instalei Grbl 0.9

Achei um excelente programa grátis ( mas apertei o botão e contribuí com 10 euros )

O programa faz....AUTOLEVELLING....

Resolvidos todos os problemasOpenCncPilot

Esta é a placa mais recente....

Pra chegar a esse nível, tive que melhorar a mecânica do CNC, necessitava de algumas melhorias, então agora está tudo ok, e o melhor de tudo é que no caminho para realizar meu projeto, descobri macetes para a impressora 3D Cube, (que também tem seus problemas mesmo com o preço elevado cobrado aqui no Brasil) , resolvendo esses problemas pude criar peças para o CNC e verificar que o ajuste estava muuuito ruim....se eu desse um comando para o eixo Z descer 1,27mm o fuso não dava uma volta completa...sempre era mais ou menos....a placa eletrônica original não permitia ajustes...proprietária....então entendi que o meu caminho levava a um muro de concreto...inexpugnável.....quando examinei os diversos programas de autolevelling descobri esse , do Martin, e batemos um papo muito legal...o programa realmente funciona, mas tive que mudar o Hardware para Arduino e Cncshield, assim pude efetuar todos os ajustes, desde a corrente nos drivers, parâmetros de passo do motor e outros...descobri as falhas mecânicas, reparei et voilá.....

aproveitei e acoplei um laser de 500mW e agora tenho também um Laser Engraving ( fiz o suporte na 3D Cube)

E claro, para acionar o spindle e o laser, usei uma placa de 2 relés e um driver ( com transistor e 2 resistores) para inverter o sinal pois a placa de relés atua ao contrário, com nível zero lógico e o CNC Shield com lógica alta....

estou feliz, aprendi, realizei e agora posso fazer  ( e já estou fazendo ) outros projetos hehehe...

Obrigado pela sua atenção e apoio!!!

Boa tarde, me fale uma coisa que eu n entendi, se vc tem uma CNC com fim de curso instalado, sempre que a maquina zerar e vc movimentar vc saberá exatamente onde a maquina estará, não é assim n? não entendi o pq fazer um sistema de localização a parte pra saber onde esta o ponto da cnc se ela ja faz isso normalmente... Pensativo.

autolevel o bCNC faz isso tbm.

Ah sim ,meu amigo,mas.....resolvi fazer diferente!!!!!

Removi a placa deste CNC

Instalei Arduino UNO

Instalei CNC Shield

Instalei Grbl 0.9

Achei um excelente programa grátis ( mas apertei o botão e contribuí com 10 euros )

O programa faz....AUTOLEVELLING....

Resolvidos todos os problemasOpenCncPilot

Excluir

Esta é a placa mais recente....

Pra chegar a esse nível, tive que melhorar a mecânica do CNC, necessitava de algumas melhorias, então agora está tudo ok, e o melhor de tudo é que no caminho para realizar meu projeto, descobri macetes para a impressora 3D Cube, (que também tem seus problemas mesmo com o preço elevado cobrado aqui no Brasil) , resolvendo esses problemas pude criar peças para o CNC e verificar que o ajuste estava muuuito ruim....se eu desse um comando para o eixo Z descer 1,27mm o fuso não dava uma volta completa...sempre era mais ou menos....a placa eletrônica original não permitia ajustes...proprietária....então entendi que o meu caminho levava a um muro de concreto...inexpugnável.....quando examinei os diversos programas de autolevelling descobri esse , do Martin, e batemos um papo muito legal...o programa realmente funciona, mas tive que mudar o Hardware para Arduino e Cncshield, assim pude efetuar todos os ajustes, desde a corrente nos drivers, parâmetros de passo do motor e outros...descobri as falhas mecânicas, reparei et voilá.....

aproveitei e acoplei um laser de 500mW e agora tenho também um Laser Engraving ( fiz o suporte na 3D Cube)

Excluir

Excluir

Excluir

Excluir

E claro, para acionar o spindle e o laser, usei uma placa de 2 relés e um driver ( com transistor e 2 resistores) para inverter o sinal pois a placa de relés atua ao contrário, com nível zero lógico e o CNC Shield com lógica alta....

estou feliz, aprendi, realizei e agora posso fazer  ( e já estou fazendo ) outros projetos hehehe...

Obrigado pela sua atenção e apoio!!!

Talvez eu não esteja respondendo as perguntas nos campos certos...acho que posso ter respondido a mim mesmo rs rs

Espero agora ter feito o certo...vamos lá Renyer Slauta:

-Comprei um Cnc do Lab de Garagem

-Não consegui acertar o nivelamento manual da mesa

-Decidi criar um auto levelling para ela pois não obtive resposta aos meus questionamento técnicos sobre a máquina partindo dos desenvolvedores.

-Já que não possuía o feedback da posição do eixo Z, através do programa original, decidi criar um sistema optoelerônico para a tarefa.

-Após o sucesso desta fase, notei que haviam falhas mecânicas e eletrônicas na máquina.

-Decidi trocar a parte eletrônica, que permitiria controle total e ajustes, já que a eletrônica original não permitiria...

-Após ajustes e correção das falhas encontrei uma versão de autolevelling excelente que atendeu minhas expectativas.

-Descartei o sistema que criei, aquele optoeletrônico com disco  e usei apenas o autolevelling.

-Missão cumprida.

Espero ter explicado.

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço