Pessoal,

Estou fazendo alguns testes que usa as entradas analógicas do Arduino, porém, nestes testes, o valor recebido pelas portas A0 a A5 fica sempre em 980 quando eu coloco 5 V nela ou 67 quando eu aterro a porta. Mesmo se eu entrar com 5V na porta AREF, estes valores não se alteram significativamente. Isso se deve à tensão menor  que 5V que a porta USB está fornecendo, já que não estou usando uma fonte externa. Pergunto:

- Como fazer para estabilizar essas saídas para 0 e 1023, mesmo quando a tensão de alimentação do arduino esteja abaixo de 5V?

Agradeço qualquer ajuda.

Zé Roberto.  

Exibições: 471

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia J2R,

Qual valor da voltagem que você está lendo da sua fonte?

RV

Nos testes, estou "jumpeando" a porta analogica ao 5V do Arduino, onde recebo 980 na porta. Ai "jampeio" o GND do arduino e recebo 67. A tensão fornecida pela USB para alimentar o Arduino é de 4,35 V.

Zé Roberto 

Clique em : " Deseja carregar arquivos? " e depois em " Escolher arquivo" e anexe o arquivo
com o seu sketch.

RV

Rui, bom dia.

É um teste simples de leitura da porta analogica. Quando eu coloco a porta no GND do arduino ela deveria mostrar o valor 0 e quando eu a coloco no 5V ela deveria mostrar o valor 1023 na serial. Isso não está ocorrendo. Seria minha placa com defeito?

Já descobri, desculpe... É meu Uno que está com pau. Coloquei na placa do Mega e funcionou perfeito. Ainda bem...

Segue arquivo anexado.

Anexos

Bom dia J2R, 

inclua esta linha na primeira linha do setup(), e teste, depois conta pra gente o resultado.

   pinMode(A0,INPUT);

RV

Bom dia HS,

Se declarar pinMode(A0,OUTPUT);, com certeza estará definido como saída digital, 

mas como INPUT é uma dúvida, mas na minha visão, se assim não fizer , os circuitos internos

do ucontrolador poderão estar impressívelmente em qq estado, IN ou OUT.

Estes circuitos,  IN/OUT,  pelo meu parco conhecimento do atmega, são " tristate."

Mas vou ver se descubro esta resposta no datasheet dos atmegas.

RV

Boa tarde José Roberto, 

Sugestões para medições mais precisas do ADC do Arduino:

  • A tensão do pino AREF é a referência do ADC - use 5,0 V e coloque um capacitor de 10uF em relação ao terra,
  • Permita um tempo de no mínimo de 20 uS entre as medições (é o tempo gasto para o  ADC fazer as medidas),
  • Se a tensão de leitura for CC, use um capacitor de 10nF entre a entrada AX e o terra. 
  • aterre os outros pinos do ADC que não forem usados (com fio conectado ao terra ou configurando resistor Pulldown )

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço