Olá pessoal, sou novo no fórum mas já estou muito feliz por fazer parte deste visto que pelo que tenho lido, há muito interesse em as pessoas se ajudarem entre si. Vi que este é o caminho correto. Seguinte, estou tentando construir minha primeira CNC Router a princípio 3 eixos e observando no fórum e também pela internet, vi que muitas das máquinas são montados os motores de passo com correia ligada a uma polia maior. Qual a razão disto? Poderia ser montados os motores diretamente nos fusos? Há alguma diferença de ganho em velocidade ou torque entre estas diferentes formas de montagens? Se alguém puder me ajudar com estas dúvidas desde já fico muito grato, pois partindo das respostas então seguirei o meu projeto tal qual.

Exibições: 470

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc ganha torque e precisão.

Os motores de passo giram conforme passos... por ex de 1,8 graus. Se seu fuso em uma volta avança 4mm por ex a cada passo vc vai avançar 0,02mm Se vc colocar uma redução 1:10 a cada passo vai avançar 0,002mm e ainda ganha 10x mais torque (teorico).

Enfim, é uma forma de poder usar motores menores e conseguir maior precisão.

Exatamente, só que não se pode esquecer que a velocidade cai na mesma proporção. Nada é perfeito, quando melhora um lado se perde em outro.

Oi OJ, bom dia.

Existe um outro fator ao usar polias e correias ao invés de fusos.

Com polias e correias, você consegue manualmente e com facilidade movimentar o eixo, quando a maquina

está desligada, e ao contrario,  eixos com fusos são difíceis de movimentar manualmente.

Rui

Obrigado à todos pelas informações. Indo mais a fundo no meu projeto, estou desenvolvendo uma router que quando pronta terá curso de trabalho eixo x = 800mm, eixo y = 600mm e eixo z = 80mm. A estrutura ou seja suporte foi feito de metalão. A mesa onde será colocada a tábua de sacrifício foi feita com perfil de alumínio. A estrutura que se movimenta ou seja o eixo y e eixo z foram feitos de alumínio com o intuito de não ficar com muito peso. A princípio por chute vamos assim dizer pensei em colocar motores Nema 23 no eixo x e y de 15kgf.cm e no eixo z 10kgf.cm. Pretendo usinar madeira, mdf, acrílico e talvez alumínio. Pela experiência de vocês o que acham, é superdimensionado, tá bom ou teria que ser motores maiores? Vou colocar uma imagem da máquina e uma animação para vocês terem uma ideia de como ela ficará. Animação esta feita pelo Autodesk Inventor onde estou desenvolvendo o projeto. 

https://youtu.be/O3-jtxqj0c4

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço