Acho que já vi essa discução por aqui mas não consegui localizar, também não estou certo que foi discutido ou alguem comentou, anyway...

Qual a diferença entre PLC e Arduino, alguém já usou o Controllino existe solução similar nacional ?

http://controllino.cc/

Exibições: 5488

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Francis,

Ao meu ver, a base é a mesma...

Os detalhes estão nos recursos e nas padronizações já estabilizadas para a industria.

Do meu ponto de vista tudo que se faz com um, se faz com o outro... basta saber fazer !

Mas... não tente colocar um Arduíno numa industria. As desavenças serão grandes demais !!!

SDS

Daltro 

Quanto ao Controllino,

A muito aqui no Brasil existe o S7200 da Siemens... mais ou menos na mesma linha... mas também existem muitos CLP's para paineis e nacionais...  veja a linha desenvolvida pela Hitecnologia...  ( www.hitecnologia.com.br ) são equipamentos muito versáteis que funcionam com vários protocolos de comunicação padronizados pela industria e com uma vantagem muito grande... além de estar tudo em português, eles têm um suporte técnico ótimo.

Para você ter uma ideia do que é isso, eu estou desenvolvendo um produto usando o Arduíno Mega2560 e utilizando o software supervisório deles com o protocolo OPC... tive um problema e o suporte não conseguiu repetir o defeito na fábrica... eles acessaram minha maquina via internet, verificaram o problema... e estão montando uma plataforma Arduíno para testes na fábrica deles...

Um abraço,

 

 

A programação desses PLC são todos por um frontend (por desconhecer a termologia adequada) de alto nível onde você "desenha" o processo, programação C ou ambos ?

Era exatamente isso que queria saber, se compensa migrar um para outro ou se é melhor deixar cada um no seu quadrado.

Olá Francis david ( já te disseram que tu tem nome de mordomo da novela das 8 kkk ),

   Cara, eu tenho curso de CLP mas não sou especialista, mas vou tentar dar minha visão:

PONTOS EM COMUM ENTRE ARDUINO E CLP

  - Ambos são equipamentos que possuem microcontroladores em seus núcleos, cercados de uma estrutura periférica de apoio, postos em funcionamento através da programação por software, BEM, até onde eu saiba as semelhanças para por aqui.

DIFERENÇAS ENTRE CLP E ARDUINO:

OS CLPs:

  CLPs são equipamentos com forte foco na indústria, logo, tudo nele é mais robusto e mais direcionado e dedicado, são construidos com forte visão de evitar interferências seja elétricas, magnéticas ou mecânicas.

 Em geral CLPs possuem filosofias proprietário, apesar de alguns deles poderem utilizar algo de outro fabricante,  porem, com foco na questão da robustês,  o ideal  é que se você montar uma planta siemens, continue com siemens para evitar incompatibilidades.

  Na questão software a coisas tambem é mais profissional,  em geral cada fabricante tem seu proprio software, mas no geral todos utilizam LADDER,  apesar de internamente poderem ser programados as vezes em C, as vezes em pascal, etc.

   Esse software são não apenas programadores, mas analisadores de processos.

  Como dito os CLPs, são caros por serem mais robustos, e por encontrarem toda uma estrutura montada com foco na solução de problemas que venham a aparecer, ou seja, você vai ter modulo pra quase tudo no CLP é só ter bolso.

  O ARDUINO:

  O Arduino tem camadas de aprendizagem,  para o usuario básico, o arduino é o ARDUINO UNO,  pois esse é o mais famoso, e de facil acesso,  para um usuário avançado,   qualquer simples CI AVR pode ser um arduino.

  O foco base dos microcontroladores é o desenvoltimento de projetos embarcados, ou seja, substituir circuitos lógicos que antes eram executados por um monte de componentes como Transistores, capacitores etc.  por um simples CI programado que faz a mesma coisa.

   O arduino é uma plataforma de facilitação na utilização e programação dos chips AVR da Atmel,  dai a ideia de ser uma plataforma de prototipação.

   Porem, apos realizados os prototipos e testes, as placas não são mais necessarias, e produtos finais podem ser criados com a simples presença do microcontrolador AVR.

  

    Finalizando,

      Ambos são excelentes plataformas,  mas cada um com seu foco e com seu mundo,  o grande segredo é entender que não existe melhor nem pior,  cada um é bom dentro do seu objetivo e dentro do seu mundo.

Weider ainda não, mas é só esse personagem virar meme no facebook que logo logo vou ouvir :-)

Também tenho a mesma visão sobre o Arduino.. só para prototipar depois para criar o produto final mais ou menos robusto conforme a aplicação. Se for programar PLC tenho que me especificar em um fabricante ou posso fazer em "ABC" e todo mundo vai aceitar minha programação ?

Francis, 

Como falei fiz curso de CLP no SENAI, mas como lido com equipamentos e não com automação industrial não precisei tocar o basco.

   Entender um pouco dos vários universos é legal, porem se você tem um objetivo, a sugestão é que converse com pessoas da área pra ter uma ideia de rumos a tomar,

   Eu sugeriria comecar com um curso como o que fiz no SENAI.

  CLP não é como Arduíno que você encontra ajudante informação de graça e com enorme boa vontade em qualquer lugar do planeta

   Converse, troque informações , procure a galera da área.

Vocês tem algum IDE para desenolver em Ladder, de preferência for Linux ?

Cara, se você deseja um ambiente que simula o lader pra arduino existe sim,  eu nunca o usei, mas como é indicado pelo carlos, então pode confiar, achei esse link dele

http://labdegaragem.com/forum/topics/software-plc-ladder-arduino

 

Nem estava pesando em um editor ladder para Arduino, pensei em um para os PLC do mercado mesmo, a não ser que esse gere um binário compatível com os PLC do mercado também.

Francis,

Não existe um editor que seja compatível com os PLCs do mercado, o PLC de um determinado fabricante só pode ser programado pelo editor desenvolvido pelo próprio fabricante, sendo que normalmente cada família tem uma IDE específica.

Abraço.

Entendo, conhece alguma IDE de PLC de mercado que mostre o código C gerado ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço