Placas de Circuito Impresso - Método da Revelação Fotográfica

Estive durante algum tempo pensando em uma maneira eficiente de confeccionar placas de circuito impresso de relativa qualidade (embora de fabricação "caseira") e que não levasse um tempo demasiadamente grande para ser realizado.

Depois de algum tempo de pesquisa e com ajuda de alguns parceiros de laboratório conseguimos colocar em prática o método de fabricação de PCB (Printed Board Circuit) pelo método fotográfico.

Este processo consiste em 5 etapas básicas:

1 - Adiciona-se material fotosensível (Tinta ou Dry Film) sobre a placa de cobre

2 - Gera-se o fotolito (Negativo do circuito)

3 - Exposição da placa com o fotolito à luz ultravioleta

4 - Revelação da placa

5 - Corrosão

 

Este tópico tem como objetivo a discussão do método de fabricação para melhoria do mesmo. Algumas ferramentas são essenciais para este processo, posso passar o projeto delas e alguns macetes caso haja interesse neste processo.

Particularmente os resultados foram satisfatórios, caso queiram ver os resultados ou mesmo os equipamentos que estamos usando acesse www.lasec.feelt.ufu.br estarei postando algumas fotos e tutoriais por lá.

Até mais...

Obrigado!

Exibições: 4213

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara maravilhoso esse projeto tbm estou interessado podes me enviar tbm meu email é rodrigog_barreto@hotmail.com abraçosss.
Agora tem varias tintas no mercado, como o a fotocril e a fastpcb que são resinas fotossensíveis a base de acrílico, isso facilita muito para quem não tem uma cnc em casa para fazer as pcb´s ( meu caso). Eu fiz alguns testes recentemente com a fastpcb, na maioria dos tutorias o pessoal utiliza transparências sobrepostas para gerar o fotolito. Como geralmente esse tipo de resina fica sensibilizado por luz ultra violeta eu fiz uma pequena placa de leds UV matriz 6x6 ( daqueles que se compra na deal extreme )me lembrei que qto menor o comprimento de onda a radiação eletromagnética é mais penetrante então  no lugar da transparência utilizei sulfite feito de papel reciclado e fiz um pequeno desenho de teste . Deixei por aproximadamente 6 minutos em exposição a luz ultravioleta dos leds e gravou o desenho sem problemas. O papel grudou um pouco na placa porque não curei de forma adequada a tinta mas nada que atrapalhe o resultado final.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço