Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17203

Responder esta

Respostas a este tópico

Corrigindo ! 

Relógio/ Timer =  com 4 dígitos gastaria 28 portas ( 4 x 7 segmentos) , uma porta para os dois pontos - total de 29 portas 

Contador de pontos = com 4 dígitos gastaria 28 portas ( 4 x 7 segmentos), mais duas portas para o número 1 de cada lado ( 2 segmentos em uma porta) . total de 30 portas 

Total = 29 + 30 = 59 portas 

Precisaria para o Placar, no mínimo dois Arduinos MEGA. 

José Gustavo, também é possivel multiplexar os displays.

Colocaria um barramento para os segmentos, e um pino de controle para cada display.

Flávio, o processo de multiplexação é o mais usado. Existe uma infinidade de chips que fazem essa multiplexação. 

Mas como o display do amigo de Lisboa, será feito com fitas de Leds (maior corrente) , o processo de multiplexação fica um pouco mais complexo, no meu entender.

Ou você tem uma solução simples ? 

Além disso, tenho dúvidas sobre a intensidade de brilho. Com certeza você perde algum brilho, quando esta multiplexando os segmentos do display.

Estou pesquisando no momento, esse assunto. 

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-para-usar-o-modulo-...

Estou fazendo testes com um módulo 8x8 MAX7219 que eu tenho aqui em casa. Esse display é bem pequeno, estou somente estudando.

Abraços, 

Gustavo

Boa noite José este é o link:

http://www.sectordigital.pt/sector-digital/parede-displays/marcador...

O problema do lcd de 49 ° custa 150€ usado e é um artigo apetecivél, se me faço entender.. e o clube atravessa uma situação complicada, dai eu querer fazer isto para lhes oferecer, mas vou ver se alguém pode 'oferecer' um lcd..
Para ter ideia, a placa arduino que falou ontem, custa 20€ e uma fita de 5 metros de led's perto de 25€, os botões 0,30€ cada e o restante reciclo material ( madeiras, acrilico e spray's ) para fazer a caixa.
Este painel já construido custa 390€ e é dos mais baratos que conseguimos por cá...

Em relação ás restantes funcões do painel, o que enviei é o mais basico. Logico se tivesse possibilidade de fazer tudo era otimo...
Caso seja executavel, posso explicar o que são as restantes funções e o que fazem.

Grande abraço José

Favor informar as dimensões dos dígitos.
No meu protótipo o retângulo é de 9 cm x 14 cm. Cada segmento tem 3 pontos de leds.
Baseando no aparelho de placar que você enviou, ele usa 5 pontos de led para cada segmento.

Boas a todos,

Segue um esquema explicativo das várias partes do placard e as suas funcões, de modo a que seja mais facil ter toda a informação.

Existem alguns indicadores como o marcador de periodos e o marcador de posse de bola, que não necessitam de qualquer hardware ou programação.

PS - José Gustavo Abreu Murta    a ideia do LCD está fora de questão, pois o local onde irá ficar o placard, é usado por várias pessoas .....

Abraços

Ricardo Alexandre

Boas,
Espero que não tenham desistido ....
Abraços
Ricardo

Bom dia Ricardo, tenho estado muito ocupado resolvendo coisas pessoais. 

Sou aposentado, mas tenho muitas outras atividades. 

Nesse fim de semana, tive uma idéia pensando na sua dificuldade (e de muitos outros colegas do Lab) em interpretar diagramas eletrônicos para poder fazer uma montagem.

O Fritzing criou um tipo de diagrama que facilita muito para o leigo, entender como fazer uma montagem em Protoboard. Ricardo, você consegue fazer uma montagem usando os diagramas do Fritzing ?

http://fritzing.org/home/  

A minha idéia é criar um tipo de digrama usando fotografia, similar ao Fritzing, mas usando placas de montagem.  Ricardo você consegue montar um circuito nesse tipo de placa, soldando os componentes e interligando as conexões com fios ?

Aguardem...

Sim, não tenhi problema em soldar componentes num circuito..

Em relação ao Fritzing, ainda hoje, fiz o download do programa e andei por aqui a tentar perceber um pouco mais.

Já me inteirei um pouco sobre o shift register e as suas possibilidades de uso no meu projecto de modo a diminuir as ligação ao arduino...

Aos poucos a coisa vai lá...

Abraços
Ricardo

Ricardo, tentando facilitar ao máximo a montagem do Placar Eletrônico ( aqui no Brasil chamamos assim) . 

Exite um Led RGB (colorido) que pode ser endereçavel. Isto é, através da comunicação serial entre os Leds, o Arduino pode acender um led ou muitos leds selecionáveis ! Talvez seja um outra solução mais simplificada de montagem 

A montagem dos leds é toda serial - cada led tem fios interligados entre os mesmos. 

Veja quanto custa uma fita de Leds ai em Portugal. Existem alguns tipos de leds endereçaveis como WS2812.

Ou Neopixel .  

https://www.adafruit.com/category/168

Veja algumas montagens com os Leds endereçáveis  ( bonito, pois podem emitir várias cores, a seu gosto) 

https://ivanmiranda.com/?p=623

Aqui no Brasil , encontrei :

Fita Led Endereçável 5 Metros Ws2812b 5volts 150 Leds

Tem esse tutorial também :

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-controle-de-fita-de...

Mas terá que escolher um Led com alto brilho - aguarde a minha pesquisa. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço