Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17224

Responder esta

Respostas a este tópico

Existe uma possibilidade de fazer o comando dos dígitos através de chaves. 

Usaria alguns diodos e uma chave rotativa. 

O comando dos dígitos seria todo manual ! Por exemplo, uma chave rotativa para cada dígito. 

O que acha ?

Exemplo - uma chave para contar de 1 a 5 :

https://forum.allaboutcircuits.com/threads/controlling-a-7-segment-...

Boas com a placa Arduino mega 2560 R3 consigo controlar os dois marcadores e botões para aumentar ou diminuir a pontuação mas de modo a que sejam independentes?

Arduino Mega 2560 R3

O layout será algo deste genero com as seguintes medidas 80cmX55cm.

Bom dia , 

Cada dígito possui 7 segmentos que devem ser controlados. 

Pode-se usar multiplexação das linhas de controle, para diminuir o número de portas no Arduino. 

A minha idéia é ter um chip de controle para cada dígito.

Seu painel tem 10 dígitos. 

A minha idéia era usar o PCF8574, pois usando a interface I2C terá que usar somente três portas do Arduino para cada interface.

Cada PCF8574  tem possibilidade de variação de até  8 endereços. Portanto sugiro que use duas interfaces I2C , uma para controlar a pontuação ( 6 dígitos) e uma para controlar o cronômetro ( 4 dígitos) . Assim seriam usadas 6 portas do Arduino. 

Eu não tenho um projeto pronto para o seu painel.

Estou desenvolvendo a idéia, de acordo com as suas necessidades. 

Posso até tentar fazer um diagrama no formato do Fritzing, depois.

Pesquise no site se tem algum projeto similar ao seu:

http://fritzing.org/home/

Estarei viajando hoje e só voltarei no domingo à noite.

Abraços.

Gustavo

Alguns projetos com display de 7 segmentos no Fritzing:

http://fritzing.org/projects/by-tag/7%20segment/

(esses projetos são para displays prontos) 

Instale o aplicativo :

http://fritzing.org/download/

Minha sugestão, use HC 595, usa a interface SPI, e você consegue fazer daisy-chain(cascateando dispositivos).

Boas Flávio,

Agradeço os  comentários incentivos e opiniões, mas para mim a linguagem técnica usada não me diz nada pois não tenho qualquer formação ou conhecimento de electronica.

Sou aventureiro e com ajuda penso que vou conseguir o meu objectivo, mas tem de ser como que tivessem a explicar o ACB a quem nunca aprendeu a ler ...

Peço desculpa por esta minha falta de conhecimento, mas estou a ser o mais verdadeiro e objectivo, de modo a que os vossos comentários não fiquem aqui sem que eu os entenda.

Para mim o mais facil seria, se possivel, enumerarem o material que vou necessitar para a execução do projecto, de modo a que consiga obter o resultado a que mencionei no post de abertura.

Peço que não me leve a mal, mas caso queria ajudar neste projecto que será ajudar os mais pequenos, terá de usar uma linguagem mais basica de modo a que eu consiga entender.

Grande abraço e obrigado pela participação.

Ricardo Alexandre 

Boa tarde 2R.

Tenho acompanhado este tópico com bastante interesse.

Vou dar uma sugestão.

Como seu conhecimento é limitado tanto em programação qto em eletrônica,

e para simplificar, eu dividiria seu projeto em 3 partes.

Usaria 3 arduinos mini, sendo dois para controlar a contagem dos pontos,

e um pra controlar o tempo.

O preço de arduino mini é bem barato, e simplificaria o circuito .

Estou em viajem, e só retorno no final da próxima semana.

Posso escrever os sketch e fazer os esquemas para você, mas só

terei condição de faze-lo depois da minha volta.

Você tem condições de gravar os sketchs nos arduinos?

Rui

Boas Ranzinza,

Essa era a ideia que eu tinha inicialmente, pois não sabia que podia controlar tudo numa só placa ( board ), mas para mim até fica mais facil pois para o segundo contador, é só fazer cópia :)

Eu estou aberto a todas as ideias desde que me seja possivel executalas, mas esta parece a mais objectiva para já.

Como percebeu o meu conhecimento é mesmo muito limitado, como tal penso que "gravar os sketch nos arduinos será fazer o upload do codigo para o funcionamento do pretendido ...

Isso ainda não sei, apesar de já ter feito alguns downloads de programas para construção virtual de circuitos com os respectivos codigos.

Se é isso a que se refere, é só dizer onde fazer o download e penso que com algumas pesquisas consigo gravar os sketchs nos arduinos.

Outra questão é em relação ao material ( arduinos, microprocessadores, condensadores, etc ) ...

O que é que vou precisar e em que quantidades?

Deve ter lido que estou a pensar em usar fita de led, pois não consigo encontrar displays de 7 elementos com as dimensões que pretendo, isso é um problema?

Desde já o meu obrigado e se me permite, envio dois link de lojas com material das quais me posso servir, de modo a adquirir tudo o que vou necessitar.

Loja fisica:
Robert Mauser

Loja online:

ElectroFun

Grande abraço e mais uma vez o meu obrigado a todos os que têm deixado a sua opinião.

Ricardo Alexandre

Rui , usando mais Arduinos poderá simplificar mesmo . 

Lembrando que ele teria que ter um Arduino Remoto para controle do Display.

Esse Arduino remoto poderia ter um display LCD e alguns botões e chaves rotativas para controle. 

Cada dígito possui 7 segmentos. Na contagem de pontos serão 6 dislays. Portanto 42 portas em uso. O Arduino Mega tem 54 portas de I/O. Acho que seria o mais indicado.  Mas de todo jeito ele terá que montar os drivers para os Leds. Minha sugestão é usar os ULN2X003. As fitas de Leds funcionam com 12V. 

https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega

Ricardo, não compre nada antes do projeto ficar definido. Estamos tentando ajuda-lo.  

Boas,

Gostaria só de saber se a placa que o José Murta refere é a que pode ser utilizada, pois nos sites que vos indiquei, o valor da mesma na Electrofun, é metade do preço da Robert Mauser....

Gostaria também de vos agradecer o interesse e empenho que têm demostrado nesta pequena "loucura" da minha parte.

É bom saber que existem pessoal que não têm problema em partilhar o seu nowhow e desse modo também poderem evoluir com a opinião dos outros ( como está a acontecer comigo ).

De certeza que este forum tem imenso a ganhar com as pessoas que nele dão a sua opinião e ajudam os outros.

Só tenho pena que exista um oceano entre nós, pois de certeza que além da ajuda online, teria também ajuda fisica na execução do projecto, pois de tudo o que já foi partilhado, só falta mesmo a interação fisica.

Um grande bem haja a todos os que aqui demonstraram a sua paciência comigo ( O Tuga que não sabe nada ) ...   :)

Deixo aqui o link do Face, para que de alguma maneira se sintam ainda mais envolvidos neste projecto, somos um clube com 70 atletas na secção de basquete todos menores de idade e divididos pelos vários escalões.

https://www.facebook.com/vilafranquense/?fref=nf

PS - Vou enviar uma foto de um marcador para que possam ter ideia do que estou a pensar para o resultado final ( tem mais opções do que o que mencionei ).

Mais uma vez bem hajam a todos.

Ricardo boa noite, 

Favor enviar o link desse painel da foto. 

Entendo pouco de basquete. 

O display laranja é de tempo e o vermelho é de pontuação.

No seu Marcador, pretende incluir marcação de bonus e faltas e períodos também ? Muito importante dar todos os detalhes, pois depois de definido o protótipo, poderá ficar difícil de alterá-lo. 

Uma pergunta !  Não seria mais fácil usar uma TV de Led para fazer esse marcador ? Ou seria além das possibilidades financeiras do Clube ? 

Minha TV de 49 polegadas tem 60 x 100 cm aproximadamente de tela.

E usando um Raspberry Pi daria para editar todo esse placar . 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço