Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17205

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo!

José, seria possível fazer um 'pull request' no github com os esquemáticos? Assim ficaria o material todo junto, caso alguém queira construir este projecto no futuro.

Poderíamos também escrever instruções ou um guia.

Bom dia Miguel, 

Pode fazer o upload dos diagramas no GITHUB

Baixe os originais do FLICKR. (tem qualidade melhor de imagem) 

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/albums/72157687195962262

Bom dia pessoal,

Estive trabalhando no projeto do display de 4 dígitos.

Estava aguardando termina-lo pra postar aqui

Sei que o projeto já está bem avançado, mas este simplifica bem o projeto.

Optei pela biblioteca deste site.

https://www.filipeflop.com/blog/como-construir-um-relogio-com-arduino/

Anexo alguma informações:

Como não consegui anexar o video aqui no tópico , eu o anexei na galeria.

http://labdegaragem.com/video/sevenseg4d

RV 

Anexos

Caro Rui bom dia,

A multiplexação já foi descartada. Agradeço o seu esforço.

Com o seu circuito, seriam gastos 12 portas para 4 digitos ?

E para os outros 7 digitos  ? 

No nosso circuito , são usada 3 portas para o TIMER Display (4 digitos) e mais 3 portas para o SCORE Display.( 7digitos) .Somente isso.

É importante economizar ao máximo rotinas que demandam processamento - por exemplo, multiplexação.

No nosso caso, o Arduino envia os dados para os registradores e pronto. 

Lembrando que o Arduino SCOREBOARD  deverá ter uma comunicação com outro Arduino CONSOLA que servirá de controle.  

Estou supondo que a atualização de dados deverá ocorrer uma vez por segundo para o TIMER, além das alterações dos outros digitos. 

Abraços, 

Gustavo

Fiz o upload dos diagramas em resolução melhor de imagem, no FLICKR.

Selecione o diagrama e no lado direito inferior, clique em download para baixar. 

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/albums/72157687195962262

Esses últimos dias estou quebrando a cabeça, para definir qual o melhor tipo de comunicação entre os Arduinos.

1) Comunicação serial com interface RS-485 . Permite longas distâncias com boa imunidade à ruídos.

2) Comunicação SPI (baixa velocidade) com acoplador ótico. Será que funciona com longas distância? 

3) Comunicação sem fio , usando o módulo NRF24L01 . Estou apanhando desse módulo. 

4) Interface Ethernet com cabo? 

Em todas as comunicações com fio, penso em usar cabo de rede ethernet, pois tem boa qualidade e é barato.(conecttores RJ-45)

Hoje fiquei fazendo testes de comunicação com os módulos NRF24L01+.

Conclusão - uma porcaria !  Totalmente desaprovado. 

Muito sensíveis à ruidos da fonte, alcance muito  limitado em região de grande concentração de interferências. 

Apanhei demais pois estava usando o 3,3V do Arduino conectado na USB do PC e do meu laptop.

No Laptop funcionou ok . Mas no meu PC, tive que usar uma fonte externa com um regulador de 3,3V.

Moro em um apto numa região que deve ter umas 20 redes WIFI ! Até o meu WIFI sofre interferência. 

Deixei um transmissor NRF24L01+ no meu Lab. 

Fui andando com receptor conectado ao Laptop. Quando cheguei na sala, já estava dando erro de comunicação !

Essa opção esta descartada por mim. 

Boas, José

Realmente a comunicação wireless seria o mais indicado, encontrei este tutorial no site instructables, sobre o HC-12, do que vi, parece ser versátil e com varias configurações. Pode ser que ajude:

http://www.instructables.com/id/Long-Range-18km-Arduino-to-Arduino-...

A outra solução será o cabo de rede, mas ai poderá ser mais complicado para algumas situações onde existe dificuldade em passar o cabo da consola para o placard, dependendo da distância.

Espero ter ajudado.

Abraços
Ricardo

Ricardo bom dia, 

A comunicação sem fio é a mais prática, sem dúvida. 

Mas imagine numa situação com interferência, e o placar não funciona? A decepção será enorme. 

Se quiser fazer testes com o HC-12, adquira-os que eu lhe ajudo nos testes.

Mas abra um novo tópico, pois a agente não sabe se essa será a alternativa a ser usada. 

Bom dia Srs, 

Para o conhecimento de vocês, estou fazendo alguns testes de comunicação.

Fiz testes com a comunicação serial RS-485 com sucesso.

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-comunica-o

Ricardo, fiz os testes com as interfaces RS-485 usando cabo de rede Ethernet (categoria 5). 

Meu cabo tem 10 metros. Qual o tamanho do cabo que você acha adequado para interligar o Placar à console ? 

Favor informar.

Obrigado. 

Gustavo

Boas José.
No meu caso 10 metros serve, mas dependendo de outtos que queiram fazer o projecto, penso que no maximo 30 metros deve chegar..

Abraços
Ricardo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço