Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17203

Responder esta

Respostas a este tópico

Então aqui estão eles agora já mais visíveis:

BSKTB_Scoreboard_TPIC6B595_01.ino 2º video

Test_LedStrip.ino 2º video

test.ino 

Miguel, tinhas razão... agora com as ligações rectificadas e soldaduras novas

Está a ficar fixe :D

Notei um pequeno bug no video ao mudar os segundos, já corrigi.

Adicionei também mais testes para todos os outros campos.

No git.

Beleza ! 

Todos testes OK ! 

Bom dia Ricardo ,

1) " No BSKTB_Scoreboard_TPIC6B595_01.INO , que o José colocou, o separador do tempo acende BSKTB_Socoreboard_TPIC6B595_01 mas em todos os que fiz o download do git do Miguel não."

- Nesse sketch, eu não me preocupei com separador de tempo. Esse programa foi feito para testar o display. Você fez o video em um lugar claro, e não dá para distinguir bem os dígitos. No próximo vídeo, favor apagar a luz ou fechar a cortina. 

2) "No Test_LedStrip.INO a verificação dá-me estes erros ( listagem abaixo ), mas fazendo o carregamento funciona

 Test_LedStrip.ino"  

- Beleza ! Painel funcionando corretamente ! Não fiz teste do separador de tempo. Em qual driver (bit 7)  você conectou o separador de tempo ? No próximo vídeo, favor apagar a luz ou fechar a cortina. 

3) " 

Tambem testei o teste.ino, do Miguel, mas tenho algumas situações:

  O separador do tempo não acende

  Alterando a linha 22 para (const int DEFAULT_POINTS = 188;) o marcador de pontos do lado esquerdo tem falhas em alguns segumentos

  O marcador de posse de bola ( setas ) não acendem.

teste.ino "

- Não sei se o Miguel já configurou os marcadores. Estamos focando no Timer.  Buzina e outros marcadores,depois que o timer estiver OK.

4) " Erros do Test_LedStrip.INO

C:\Users\COMERCIAL_08\Downloads\BasketScoreboard-master\BasketScoreboard-master\Test_LedStrip\Test_LedStrip.ino:18:102: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]

 char* testNumbers[] = {"0000", "1111", "2222", "3333", "4444", "5555", "6666", "7777", "8888", "9999"};                                                                                               ^

C:\Users\COMERCIAL_08\Downloads\BasketScoreboard-master\BasketScoreboard-master\Test_LedStrip\Test_LedStrip.ino:18:102: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]

-  Você apagou a biblioteca antiga e instalou a nova ? Aqui funcionou corretamente.

#include <ShiftDisplay.h>

- Nunca copie o sketch da tela, use somente o arquivo anexado. 

- Você mostrou um video com esse teste funcionanado !

Boas,

Vou fazer novos videos.

Em relação aos erros do Test_LedStrip.INO, ele dá erro mas funciona ( conforme está no video ), vou confirmar a biblioteca e correr novamente.

Os erros na realidade não são erros, são warnings do compilador, a avisar para funções que poderão não ter o comportamento esperado. Mas para testes não é muito importante.

Bom dia Srs, 

Estou chamando o meu amigo Rui (Mineirim RV) para ajudar-nos, Ele é muito competente.

Para posiciona-lo sobre os avanços no projeto :

Esclarecendo o funcionamento do TPIC6C595. 

 http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Diagrama do circuito - Display LED Strip 12V com driver TPIC6B595

Esse é o diagrama do timer circuit com 4 digitos.

O resto do circuito, Score circuit será uma copia, acrescida de mais drivers, no total 7 .

Ele usará um outro barramento. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Montagem no Protoboard com displays anodo comum (só para teste)

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Biblioteca operacional , para testes. (apague as antigas) 

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Esboço do Placar 

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Boa noite, 

Atualizei os diagramas do Basketball Scoreboard - SCORE TIMER , com as setas de posses de bolas e do separador com dois pontos . Alterei as portas do Arduino também para a  sequencia mais simples. 

Boa noite, 

Criei mais diagramas do Basketball Scoreboard - SCORE  , com a pontuação da casa (Points Home - pagina 1) , Faltas e período ( pagina 2) e pontuação do visitante (Points Visits - pagina 3).  Vejam que o segundo barramento foi dividido no diagrama, as conexões Latch/Data/Clock de uma pagina devem ser conectadas nas conexões da próxima página. 

Alterei as portas do segundo barramento do Arduino para a  sequencia mais simples. 

Bom dia ,


Criei um desenho do Display Layout :


Concordam com isso ?
Idea concept : Ricardo Ramalho
HW Design : Gustavo Murta
SW Design : Miguel Pynto


Renomeei alguns digitos do display :


TIMER = T01, T02, T03, T04                  PERIOD = P01
HOME = H01, H02                                  VISIT = V01,V02
FOULS = F01, F02                                 TOL = TL1, TL2 (futuro)
SHOT CLOCK = SC1,SC2 (futuro)

Bom dia, José

A mim parece tudo muito bom, só com uma situação a ser considerada:

O marcador do Shot Clock, pode estar no placard principal, mas a sua funcionalidade é para os jogadores terem precepção do tempo que ainda falta para acabar o tempo de ataque.


Como tal, deverá estar localizado nas linhas finais do campo ou no topo da tabela, para que seja rapidamente visualizado pelos jogadores, embora a sua inclusão no placard principal, sirva de informação para quem está a ver o jogo.


Daí, anteriormente eu ter dito que era preferivel fazer um projecto paralelo e assim possibilitar a colocação dos Shot Clock conforme melhor local no campo.

Pagina 19
Topico de dia 18 setembro 2017 at 12:39

Abraços

Ricardo

Bom dia Ricardo, 

OK, depois a gente pode pensar nisso - marcador do Shot Clock.

Como eu informei - para o Futuro. 

Abraços,

Gustavo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço