Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17203

Responder esta

Respostas a este tópico

É já depois de almoço ;)

Abraços

ops, espera, esqueci-me de algo essencial

Ok, fixed.

Nas linhas 3 a 8 altera os números 1 para os pinos a que tiveres conectado cada qual.

TIMER_LATCH_PIN - latch do cronometro

TIMER_CLOCK_PIN - clock do cronometro

TIMER_DATA_PIN - data input do cronometro

SCORE_LATCH_PIN - latch dos resultados

SCORE_CLOCK_PIN - clock dos resultados

SCORE_DATA_PIN - data input dos resultados

Anexos

Bom dia , 

Sugiro que os dois informem qual IDE estão usando.

E recomendo que atualizem as IDEs do Arduino .

https://www.arduino.cc/en/main/software

Boas José,

Eu estou a usar o ultimo que fiz ontem o download:

ARDUINO 1.8.5

Estava no 1.8.1, já actualizei.

Isso quer dizer que tenho de ter dois circuitos independentes??

Sim, vê na página anterior, o azul e o verde.

Bom dia, 

Havia sugerido isso anteriormente:

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

A minha preferência é que usemos dois barramentos. Mas para testes iniciais, podemos usar um barramento somente. Só após os testes, a gente poderá ter certeza de qual a melhor opção

Sim, a solução q apresentei baseou-se na tua sugestão.

Como o cronometro é actualizado (no máximo) a cada 0.01 segundos, e os restantes valores (em comparação) raramente são actualizados, em termos de processamento fica mais barato separar.

E visto que não existe nenhum custo extra de hardware, nem de complexidade, a única diferença é onde os fios ligam, comecei por escrever o código para esta solução.

Ok, então pelo que percebi, tenho de interromper o circuito que tinha feito em serie e fazer dois ligados ao arduino , um para o cronometro e outro para o resto, dando seguimento, após ser interrompido com a segunda ligação.
É isso ???

Acho que sim

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço