Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

Exibições: 17203

Responder esta

Respostas a este tópico

Fiz uma pequena montagem com os fantásticos Leds endereçáveis WS2812B . 

São simples de montar e de usar. Não  precisam de drivers. São alimentados com fonte de 5V. 

Usam apenas três fios - um com +5V, um com o sinal de Dado e um para o terra (GND). 

Os recursos de controle de cor e acionamento são vários. Tudo é controlado pelo programa. 

Pesquisando na WEB, já vi que lançaram LEDs RGB endereçáveis que funcionam com 12V, o WS2815. 

Ricardo, acho que seria uma opção bem interessante para o seu projeto. O que acha ?

Pesquisou ai se tem fita de leds com o WS2812 ou WS2812B ? 

Existem vários tipos de Fita de Led com o WS2812B ( o WS2812B é melhor do que o WS2812) . 

Existem fitas com 5 metros que poderiam ser cortadas para o uso nos segmentos do display e através da programação, acionaria os mesmos. O preço aqui no Brasil é acessível.  Cada led pode ser controlado individualmente. 

A densidade dos Leds na fita pode variar ( seria importante definir qual a melhor  densidade para o display de 7 segmentos) : número de leds por metro 

https://www.banggood.com/5M-90W-300SMD-WS2812B-LED-RGB-Colorful-Str...

Veja que display interessante usando os Leds endereçáveis WS2812B ! 

Boas,

Pensando no que me propus, decidi que vou utilizar as fitas de led cortadas em segmentos de 3 led's, para a execução de todo o projecto.

Vou usar placas Arduino e os 74HC595 para controlar os led's, separando o projecto em duas partes distintas:

1º - Marcadores ( contadores de pontos )

      Num total de 28 segmentos ( 7 por cada digito e um para o separador dos minutos e segundos ), vou precisar de um Arduino Mega ou um Uno dá conta do recado? Já percebi que com o Mega, só necessito de usar 3 ligações para controlar 8 segmentos, o que me facilita a vida facilita e ainda fico com 3 disponiveis para outras aplicações, se possivel.

      Posso controlar outros segmentos de led com o mesmo arduino, com as restantes 3 que não são utilizadas no caso do Mega?

       Ex: Além dos marcadores posso controlar a posse de bola que são mais dois segmentos de led's independentes? É possivel colocar no mesmo codigo duas situações distintas?

Por agora é o inicio, pois tenho de começar a "partir pedra", passada esta fase, vem o cronometro e as restantes informações do placard.

Abraços

Ricardo Alexandre

Boa tarde Ricardo, 

Você optou pelo 74HC595. Portanto irei esclarecer alguns detalhes sobre esse chip. 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/sn74hc595.pdf

Ele funciona com 5V . Cada chip deverá ter um capacitor de Bypass na alimentação.

Ele é registrador de deslocamento  de 8 bit Serial IN e Paralelo OUT. 

Ele tem a vantagem de poder usar vários chips em cascata. 

Cada porta de saída  pode fornecer até 20mA somente !

Desse modo,  não poderá conectar os Leds diretamente nas portas. Terá que usar driver para cada porta.

Já com as portas de entrada, por usarem a interface TTL, as ligações não podem ser muita extensas. 

(terá que testar a distância máxima entre um chip e outro - acredito que essa distância seja de alguns centímetros) 

Boas, outra vez....

Acabei de testar a sugestão do Flavio Hernani, com ajuda do sempre util google .... 

http://labdegaragem.com/m/discussion?id=6223006%3ATopic%3A490353

Já vejo uma luzinha, a maquina acordou...

Boa tarde 2R,

este display eu construí.

Cada segmento tem 45mm, e cada digito tem 105mm x 60mm

Rui

Rui boa noite, 

Que fita de leds esta usando? Funcionam com 5V ou 12V ?

Qual corrente ?

Já montou o circuito driver ? 

Abraços.

Oi Gustavo,
estas tiras de LEDs, foram aproveitadas de umas lampada de LEDs chinesas, que meu
cunhado comprou, e deram defeito.

Algumas tiras pifaram e ele sabendo que sou sucateiro me deu.

Daí removi as tiras boas e fiz este painel.

Precisa de 18V par acender cada tira., mas a corrente é de 20 mA, e usei um ULN2803
como driver.
Rui

Beleza ! Depois envie o video para a gente ver. 

O importante é a intensidade luminosa, para destacar bem os segmentos, mesmo durante o dia. 

Estou montando um protótipo aqui também. 

Abraços.

Boa noite Ricardo, 

Como conectou a sua fita de Led de 12V em Arduino que funciona com 5V ? 

Você precisará de drivers, como eu já tinha informado. 

Esse link eu já tinha lhe informado (O tópico sobre esse projeto) 

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço