Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo e informo desde já que não tenho qualquer experiência com codificação ou placas arduino ou outras.... sou um iniciante a zeros...

Como sou um pouco curioso, e o clube de basquete onde joga o meu filho mais novo precisa de um placar electronico, pensei em fazer um ... talvez com um pouco de loucura ...

Então o que pretendo é um placard electronico que conte a pontuação das equipas e controle o tempo de jogo.

Medidas do placar – 42 cm X 29,5 cm ( folha A3 ) alimentado por transformador ou baterias

Medidas dos dígitos ( pontos e tempo ) – 10 cm X 5 cm em led’s ou fitas de led

 

Contador de pontos ( independente para cada equipa )

O contador de pontos será constituído por 3 digitos para cada equipa, a começar no 000 e a terminar no 999.

O contador deve ser accionado por um do botão acrescentando sempre e só um valor de cada vez.

Deverá também existir um botão para retirar valores ( um e cada vez ) em caso de engano.

Contador de tempo

                O contador de tempo ( cronómetro ) deverá ter 4 digitos e deverá funcionar em contagem decrescente.

                Deverá também, ter as seguintes opções ( recorrendo a botão ) :

                1 – Fazer reset colocando a zeros

                2 – Colocação pelo utilizador do tempo que for decidido ( o tempo não é fixo )

                3 – Quando a contagem decrescente tiver a decorrer, poder efectuar paragem de tempo e posteriormente continuar a mesma sequência.

                4 – Quando chegar a um ( 01:00 ) minuto do tempo final, o cronometro deverá contar as decimas de segundo até chegar a zero ( 00:00 )

                5 – Quando atingir os zero ( 00:00 ) acciona um buzz de 3 segundos

Espero que tenha colocado a informação toda necessário e que me possam ajudar.

Mais uma vez, não "pesco" nada do assunto ... ;)

Obrigado a todos

Ricardo Alexandre

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Respostas a este tópico

Boa tarde 2R.

Acho que vc está sendo muito bem assessorado pelo amigo  José Gustavo Abreu Murta.

Ele é muito competente.

Vi que postou uma relação de objetivos para o seu projeto.

-Duração do tempo de jogo

-Faltas por equipa

-Periodo de jogo

-Posse de bola

-Pontuação

Nas imagens que tb postou consegui identificar a localização do  display de quase todos objetivos,

mas não consegui identificar o display onde seria mostrado o item  "-Posse de bola". Vi 

Vi tb que já montou todos "segmentos" e indicadores.

Gostaria de saber qual driver estará usando e o esquema elétrico que elaborou, para que eu possa colaborar

na fase de programação do(s)  ardino(s).

RV

Rui boa tarde , 

Que bom que pretende ajudar no projeto. 

Essa semana estou cheio de compromissos. 

O driver que ele esta usando é o TPIC6B595. Funcionamento similar ao 74HC595. 

E acho que esta usando o diagrama que editei. 

Diagrama para TPIC6B595

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Sketch para TPIC6B595

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Datasheet do TPIC6B595

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

Protótipo com 74HC595:

http://labdegaragem.com/forum/topics/placar-eletr-nico-port-til-bas...

A minha sugestão nessa etapa do projeto é montar um Arduino com LCD 20x4 e um keypad 4x4 para servir de painel de controle. Esse painel comunicaria com outro Arduino que serveria de driver para todos os Displays. 

Abraços, 

Gustavo

Boas, RV

Desde já o meu agradecimento pela disponibilidade de participar neste projecto.

Parece que o Sr. José já adiantou algumas das questões que colocou, como sempre em cima do acontecimento..

Em relação á posse de bola, são as setas que ficam á direita e esquerda do cronometro.
Elas indicam a que equipa pertence a bola, as duas nunca estão acesas em simultaneo, só pode estar uma acessa de cada vez ou a da direita ou a da esquerda.
Nota- Esta descrição é para o placard.

No display da consola ( LCD ), não é necessário a existência desta informação. Só interessa o mais basico para acompanhamento do jogo, mesmo o numero de periodos no display da consola ( LCD) é dispensável.
Agora se em termos de configuração e codigo não for complicado e de facil execução, pode também aparecer no display LCD.

Abraços

A minha sugestão é que o Placar reflita a imagem da consola (painel de controle).

Isto é, tudo o que for mostrado no Placar será um reflexo das informações do painel de controle. 

Por isso, nesse momento pretendo focar na montagem do painel de controle. 

Boas , 

Boas notícias ! 

Hoje à noite fiz algumas simulações de telas do BasketBall Scoreboard Arduino.

Montei um Arduino Nano com um LCD 20x4 PCF8574 e um Keypad 4x4. 

Não fiz ainda as rotinas do Keypad. Amanhã eu postarei o que já fiz.

Abraços.

Boas José,

Realmente muito boas noticias !!!

O input será através de keypad em vez de push button ou neste caso é só para testes?

Em relação ao display, tenho visto por aqui duas opções, mas a que está a usar é esta  correcto?

Abraços

Boa tarde, 

Acho que para facilitar o projeto, eu pretendo fazer testes com um teclado keypad 4x4.

Veja que já citei em posts anteriores que alguns equipamentos profissionais usam um teclado/display similar. 

O display do teste acima é similar ao que enviou - LCD 20 caracteres x 4 linhas usando a interface PCF8574.

Conforme prometido , estou disponibilizando o Sketch do video :

Basketball Scoreboard Arduino - parte 2 

Estreando o uso da plataforma Arduino Create, esse é o link do Sketch :

<iframe src="https://create.arduino.cc/editor/Gustavo_Murta/2ee9...

O que você acha desse teclado para a Consola ?

a) Para adicionar pontos selecione +2, +1 do time Local (Home) ou time Visitante. Para Três pontos pressione +1 e depois +2. Para corrigir pontuação (diminuir) use a tecla -1. Para zerar o contador, pressione -1 por 5 segundos.

b) Para selecionar posse de Bola selecione a tecla < ou > . Quando pressiona uma seta , apaga automaticamente a outra.

c) Para adicionar uma falta (foul) , pressione FOUL e a tecla +1 do Home ou do VISIT.

    Para diminuir uma falta (foul) , pressione FOUL e a tecla -1 do Home ou do VISIT.

d) Para adicionar um Tempo (TOL) , pressione TOL e a tecla +1 do Home ou do VISIT.

 Para diminuir uma Tempo (TOL) , pressione TOL e a tecla -1 do Home ou do VISIT.

e) Para adicionar um Bonus , pressione BONUS e a tecla +1 do Home ou do VISIT.

 Para diminuir uma Bonus , pressione BONUS e a tecla -1 do Home ou do VISIT.

f) START ou STOP, para iniciar ou parar o relógio do jogo.

g) SET TIME - para ajustar relógio (não pensei ainda) 

     Relógio de Tiro - não pensei ainda 

h) HORN - para tocar a buzina 

Tenho várias dúvidas sobre as regras do Basquete. Favor respondê-las. Obrigado.

1) Como funciona o relógio de  Tiro (Shot Time) ? Começa do zero ou de 24 segundos ( é esse valor mesmo ?) 

2) A pontuação dos times pode ser adicionada com +1, +2 e +3 , não é ? Qual é a mais frequente ?

3) Como funciona o  relógio do basquete ? são quatro períodos de 10 minutos. 

     Começa com zero e vai até 10 minutos ? 

4) O contador de faltas (fouls) vai de 0 a 5 somente ?

5) Quantos tempos (TOL) podem ser realizados durante um jogo ? 5 tempos ?

6) O que são bonus ? Como é feito a contagem ?

7) Quando é usada a buzina (Horn) ? O que é buzina manual ou automática ?

E mais outras dúvidas. Por enquanto só essas. 

Boas Sr. José

Segue as respostas ás suas duvidas :

1) Como funciona o relógio de  Tiro (Shot Time) ? Começa do zero ou de 24 segundos ( é esse valor mesmo ?) 

Esta opção não foi equacionada para este marcador, não precisa de se preocupar com ela.

Não é necessário porque, nestas idades ainda não existe a regra de tempo de ataque, que se traduz no seguinte:

   Cada equipa, quando ganha a posse de bola tem 24 segundos para realizar um cesto, caso a bola não toque na tabela ou no aro do cesto adeversário, os 24 segundos não param e se chegar a 00 segundos, o jogo é interrompido e a bola é entregue á equipa adeversária.

Estou a pensar em realizar este projecto separado do que estamos a realizar agora, pois o clube pode querer utilizar o marcador dos 24 segundos nos jogos das equipas mais velhas e ai temos um equipamento que pode ser transportado para o campo.

2) A pontuação dos times pode ser adicionada com +1, +2 e +3 , não é ? Qual é a mais frequente ?

O mais frequente são os 2 pontos, caso seja mais simples, pode existir somente a tecla de +1 e -1, pois é possivel ter as seguintes combinações de pontuação em situações especificas do jogo:

2 pontos ( dentro da area após a linha de 3 pontos )

3 pontos ( atrás da linha de 3 pontos )

1 ponto ( marcação da linha de lance livre após falta da defesa )

Combinações de pontos:

2+1 ( ponto dentro da area após a linha de 3 pontos, onde o defesa faz falta e o atacante tem possibilidade de converter mais 1 ponto da linha de lance livre )

3+1 ( ponto atrás da linha de 3 pontos, onde o defesa faz falta e o atacante tem possibilidade de converter mais 1 ponto da linha de lance livre )

1+1 ( falta no acto do lancamento sem que a bola entre no cesto, o jogador vai para a linha de lance livre e tem duas possibilidades de marcar dois lances livres, que pode ou não marcar todos, por cada um que entra a equipa ganha 1 ponto sendo o maximo 2 pontos )

1+1+1 ( falta no acto do lancamento atrás da linha de 3 pontos, em que a bola não entra no cesto. O atacante tem a possibilidade de realizar 3 lances livres ( que pode ou não marcar todos, por cada um que entra a equipa ganha 1 ponto sendo o maximo 3 pontos )

Deixo aqui um link que ajuda a perceber :

Como funciona os pontos

3) Como funciona o  relógio do basquete ? são quatro períodos de 10 minutos. 

     Começa com zero e vai até 10 minutos ? 

O relogio do basquete, funciona como um cronometro com contagem decrescente.

O tempo de jogo inicia sempre no maximo de tempo que o jogo vai ter ( ex: 8 min.; 10 min.; 12 min.; dai ser necessárioter acesso á configuração do tempo ) e comeca a contagem decrescente até zero.

Durante o decorrer do jogo, quando existe uma falta ou a necessidade de parar o jogo ( ex. lancamentos da linha de lance livre ), o relogio fica parado e só recomeça após a reposição de bola em jogo.

O jogo tem duas partes e cada uma delas é dividida em dois tempos o que perfaz um total de 4 tempos no total do jogo.

4) O contador de faltas (fouls) vai de 0 a 5 somente ?

Pode ir de 0 até 9, não tem problema.

5) Quantos tempos (TOL) podem ser realizados durante um jogo ? 5 tempos ?

Penso que por TOL, se refere aos descontos de tempo que cada equipa tem para o treinador dar indicações aos jogadores durante o jogo.

Não é necessário para esta situação.

6) O que são bonus ? Como é feito a contagem ?

O bonus é a indicação de um limite de faltas que a equipa pode fazer.

Cada equipa pode fazer 4 faltas por periodo sem ser penalizada, caso ultrapasse esse limite ( 4 faltas ), todas as faltas cometidas após as 4 são penalizadas com lances livres.

Esta situação já está contemplada no contador de faltas, não sendo necessário colocar mais um indicador para o limite de faltas.

7) Quando é usada a buzina (Horn) ? O que é buzina manual ou automática ?

A buzina é utilizada sempre que o tempo chega a 00:00 sendo acionada automaticamente para indicação do fim do periodo ou do jogo.

Pode também ser utilizada por quem está nos controlos da consola para chamar o arbitro, para alguma situação que seja necessário resolver.

Ou também pode servir para avisar as equipas que o tempo de intervalo acabou ( ex: no inicio de cada periodo ). Nesta situação, as equipas são avisadas que o jogo vai recomeçar e que devem dirigir-se para o recinto de jogo.

Espero ter sido objectivo.

Abraços

Bom dia Ricardo, 

Suas respostas foram esclarecedoras ! Obrigado.

O que achou do design das teclas do  Keypad 4x4 ? Isso não implica que deverá ser um Keypad. Cada tecla poderá ser substituída por um botão (mais resistente e mais durável). Essa conversão é simples. 

Você consegue desenvolver programas (Sketch) para Arduino ?  Quem sabe, poderá ajudar-nos na programação.

Mais ótimas notícias ! Ontem fiquei até tarde da noite (me empolguei)  melhorando a tela do Display e desenvolvendo as rotinas do Keypad . 

Acho melhorar a gente já prover todas as funções do Basquete na Consola. Isso não implica que no Placar existirá mostrador para todas as funções. Mas poderá ajudar o controlador do jogo com todos esses recursos, como Relógio de Tiro, contador de faltas, tempos e Bonus. O que acha ? 

Editarei um vídeo com a demonstração do que já consegui e anexarei o programa. 

Abraços 

Boas Sr. José

Fico contente por estar quase um catedrático no desporto do Basquetebol :)

Em relação ao sketch, infelizmente, a unica coisa que tenho aprendido é o basico através de videos no Youtube ...

Em relação ao melhoramento das funções da consola, e vendo o video que colocou, não falta nada.

Tem o tempo de jogo, os pontos, a posse de bola, os periodos e as faltas.

O Bonus ( indicação que a equipa já excedeu o numero de faltas sem penalização ), não é necessário ser incluido no display nem ser equacionado, pois essa informação já é dada na quantidade de faltas por equipa.

Em relação ao contador de tempo de ataque ( Relógio de tiro ), também não é necessário estar incluido no display da consola.

O funcionamento dos 24 segundos é autonomo, teria de ficar com um controlo na consola para realizar start, stop e reset, teria de acionar a buzina cada vez que chegasse a 00:00.

Mas neste caso, teria de ter mais dois arduinos, pois normalmente, são usados uns placards de chão  que são colocados nos cantos do campo, pois caso fosse para incluir no placard principal teria de realizar alterações ao que já está feito, e nem sempre os contadores dos 24 segundos são usados.

Penso que não tem problema que seja feito numa faze posterior e independente do que estamos a fazer neste momento.

O KeyPad 4x4, de facto é mais "bonito" de se ver, mas em termos de funcionalidade não me parece o ideal.

A solução dos botões, deverá ser a melhor devido ao factores que já referiu ( mais resistente e mais durável), além de que se tiver algum problema com um botão posso facilmente substituir e com um KeyPad, se tiver algum problema com uma tecla ( ex: desgaste ) teria de substituir o KeyPad todo.

Abraços

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