Caros colegas,

Estou pretendendo "brincar" nessa área e não tenho muito ou quase nenhum conhecimento em montagens com Arduino ou outro qualquer. Trabalho na área de informática e tenho conhecimentos da Eletrônica básica Analógica e Digital e para um primeiro projeto gostaria de montar um placar para uso com os amigos nas "peladas" de futebol do fim de semana. Os componentes seriam, Led´s verdes e azuis de alto brilho(5v), placa pronta 30x20 furada para facilitar a montagem dos Led´s, controle de garagem e demais básicos.

A ideia seria a seguinte:

Um placar portátil do tamanho de uma folha A4 com marcação de pontos na parte de cima e um timer regressivo na parte de baixo. Ele seria comandado por um controle remoto padrão daqueles de portão de garagem (433Mhz) pois acredito que por Bluetooth o alcance seria bem menor e controlar ele através de um controle compatível seja difícil e mais caro de encontrar. Caso seja possível até poderia adicionar um shield Bluetooth para futuras implementações para controlar ele via algum aplicativo celular/tablet.

Funções:


O controle deve acionar por um dos botões o conjunto de Led´s relativos a uma casa decimal, ou seja, ao pressionar ele, deve-se trocar entre os 88 de cada conjunto decimal(88:88) para que seja feito o ajuste do Tempo ou Placar. Não sei se existem controles desse tipo com mais botões para facilitar, os que vejo normalmente são de 2 ou no máximo 3 botões. Imaginando com o uso do de 3 botões, ele teria que entrar no modo de ajuste do Tempo e ajuste do Placar e que na minha ideia acho que poderia ser feito pressionando o botão da ESQUERDA durante um certo período (3 a 5 segundos) de tempo para entrar no modo de ajustes. Os dois Led´s do meio de cada conjunto informaria em que modo ele esta, tempo ou placar. Uma vez em modo de ajuste de Placar com botão do MEIO adicionaria um ponto ao time do placar da ESQUERDA e com o botão da DIREITA pontos ao time da DIREITA. Com um simples pressionar do botão da ESQUERDA ativaria o modo de decréscimo onde utilizando os mesmos botões do MEIO e DIREITA ao invés de acrescentar pontos ele estaria "retirando" para uma possível correção do placar. Ao pressionar ambos botões MEIO+ESQUERDA poderia zerar os placares.

Em modo de ajuste de Tempo:

Nesse modo imagino que estaria piscando o primeiro conjunto de 88 para ajustar os minutos, o botão do MEIO aumentaria e o da Direita diminuiria os minutos. Um simples pressionar do botão da ESQUERDA mudaria para o conjunto dos ajustes dos segundos com as mesmas funções nos botões MEIO e ESQUERDA, aumentar e diminuir os segundos. A mais um pressionar do botão da ESQUERDA ele estaria pronto para inciar a contagem e aí os botões MEIO seria para PAUSAR a contagem e o da DIREITA re-iniciar a contagem. Ao final do tempo ajustado ele emitiria um som através de um Buzzer durante 4 a 5 segundos informando o fim do tempo e ao final dos 4 a 5 segundos do som emitido voltaria para o tempo ajustado inicialmente pronto para iniciar outra e se pressionado ambos os botões MEIO+ESQUERDA zeraria os minutos e segundos.

A ideia do tempo é praticamente o que um desses timers comuns exemplo Timer Hergeg faz. Vou fazer um fluxograma das funções para facilitar e ver se o ciclo esta correto.

Se acharem mais fácil poderia ser separado dois controles de 433Mhz com encoder e decoder para não misturar. Um controla os pontos e outro o tempo.

A ideia eu tenho, falta-me o conhecimento e talvez possa estar um pouco ambicioso como primeiro projeto.

O que me dizem pessoal?

Obrigado e aguardo sugestões.

PS: Tenho um Raspberry PI Rev.2 se acreditarem que seja mais "fácil" com ele.

Exibições: 3163

Responder esta

Respostas a este tópico

Caros colegas,

Após postar o tópico andei pensando em talvez utilizar um timer desse que citei de exemplo ao invés de tentar inventar a roda. Talvez seja mais fácil e vantajoso utilizar o timer e controlar os Led´s através dele transformando o acionamento deles para o controle 433mhz?

Alguém conhece o esquema para fazer as ligações ou idéia de como ele poderia controlar as mudanças nos Led´s?

Obrigado.

Olá Ricardo...

Conseguiu montar o placar  ????

José,

Obrigado pela informação, ja imaginava isso mas havia pensado justamente nesses controles sem criptografia mesmo ou no máximo algo desse tipo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550194122-receptor-rf-315-43... . Sobre o placar você sugere algum tutorial para controlar os Leds na maneira proposta? Acredita ser viável com um Arduino ou outro qualquer? Os tutoriais que normalmente encontro são utilizando PIC.

Obrigado novamente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço