Olá pessoal,

 

No Brasil, DIY é coisa muito complicada e cara. É difícil achar os componentes que procuramos e muitas vezes - quando achamos - são caros. Placa de circuito impresso é outro problema: ou fazemos nós mesmos, caseiras, ou pagamos um valor altíssimo devido à quantidade mínima necessária.

 

Estou finalizando um serviço de compra coletiva de placa de circuito impresso, onde as pessoas, por meio de um site, poderão pedir suas placas. Quando completar a quantidade mínima para um painel, serão produzidas e entregues. As placas terão todas a características profissionais e um acabamento fino: furos metalizados, máscara, verniz, etc. O valor seria cobrado por centímetro quadrado.

 

O que vocês acham da idéia? Acho que seria um avanço considerável para o DIY no Brasil.

 

Veja a foto de um resultado de uma placa usando meu sistema:

Grande abraço,

Marcos Passos

Exibições: 5881

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcos,

Muito bom!
Tudo a ver com a discussão que iniciei quando aos custos do Arduino no Brasil.
Seria interessante ver se a sua fábrica virtual não se encaixa em alguma lei de incentivo com isenção de impostos, como a MP do Bem.

Boa sorte!

[]s

PGC

Olá Paulo,

 

Vou dar uma olhada nisso. Gostaria de "sentir" e interesse do pessoal no serviço, para estimar a demanda.

 

Abraços,

Marcos

Marcos,

Você já tem um possível cliente. :>)

Terminando o meu protótipo, dependendo dos custos, podemos fazer negócios.

Pelo que acompanho das discussões aqui no LabG, acho que sua iniciativa será muito bem aceita.

[]s

PGC

Ha! Que bom, quero reduzir o preço ao máximo.

 

Vamos ouvir o restante da galera.

 

Abraços,

Marcos

Seria ótimo ter essa opção!

Marcos,

 

Talvez você já tenha conhecimento, mas vou colocar aqui como referência:

 

http://garden.seeedstudio.com/index.php?title=Propagate_Manual

 

Propagate-workflow.jpg

 

 

Eu conhecia, mas obrigado mesmo assim.

 

Abraços!

excelente ideia em todo projeto feito em nossas garagem a parte mais critica e sempre o circuito impresso
com certesa excelente ideia
Que bom, galera. Se o pessoal continuar se mostrando interessado vou levar o projeto adiante. Estou negociando preço para as PCB's.
Marcos, acho que até o pessoal dos equipamentos de áudio ia gostar da idéia. Muitos dos projetos, a gente tem que fazer as placas em casa ou comprar o kit pronto de fora. Creio que com um bom preço e boa entrega, o projeto possa engrenar bem por aqui também. Muitos dos problemas de funcionamento acontecem por placas mal feitas(trilhas corroídas, curto entre trilhas etc..). Sua idéia reduziria bastante esses problemas. Continue com o projeto!
Sim, é verdade. Principalmente para as empresas que trabalham com desenvolvimento que envolva hardware. Elas precisam prototipar em pequenas quantidades antes (conheço várias empresas de conhecidos). Penso, também, em permitir que as pessoas vendam seu circuito. Ou seja, você compra sua placa e pode escolher um valor, para que outras pessoas possam usar/comprar seu circuito e receber a placa pronta em casa. Assim, você pode, por exemplo, fazer um tutorial aqui na Garagem e colocar o link para a compra da placa, recebendo o valor escolhido por cada venda.
Marcos,

Acho a ideia fantástica. Um dos problemas que temos enfrentado aqui no lab para fabricar produtos de garagistas é justamente as PCBs. Tem uma empresa brasileira que já está oferecendo esse serviço, mas acho que não conseguiram custos competitivos. Você já tem ideia do custo por cm2 do seu serviço?

Outra coisa, é que podemos pensar em uma parceria para o LdG promover o seu trabalho e com isso conseguir volume suficiente para a galera ter um preço mais baixo e viável. O LdG tem todo o interesse em promover iniciativas que ajudem o desenvolvimento independente. Depois me manda uma mensagem em PVT para acertarmos os detalhes, se você tiver interesse.

Abraço!!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço