Opa pessoal, boa noite.

Desenvolvi uma placa dupla face fenolite para teste de um produto, a placa consiste em acionar até 16 Solenoides 12v e 15 motores 12v usando 2 multiplexadores CD4051 e um 74LS04 para trabalhar com a ativação de cada CD4051.

Equanto estava testando no protoboard, estava tudo certo, conseguia acionar os solenoides e os motores usando os tip122 sem problemas.

Porém ao criar a placa, ela se comportou totalmente diferente do esperando e já testado no protoboard.

Estou enviando o projeto feito no EAGLE, quem sabe alguem possa ajudar.

Se alguém faz placa dupla faces, estou disposto a pagar R$100,00 para o desenvolvimento da placa, pois já estou gastando muito tempo e não consigo achar o problema, até acho q é a forma que criei o layout.

Segue as fotos da placa e dos projetos do eagle.

O Engraçado que os solenoides são 12v e se eu medir a tensão no último solenoide como mostra a imagem abaixo: ele chega a me mostrar 24V, porém sem estar o TIP ativado, não entendo o porque disso. Já coloquei no código para iniciar o sistema com low em todos as saídas dos Multiplexadores.

Fico grato pela ajuda de todos.

Exibições: 1207

Responder esta

Respostas a este tópico

    Oi Everson!

    Para saber se e o GND, basta medir do começo até o fim dele como se fosse um fio, se aparecer tensão mesmo que minima,haverá algo errado, pois a trilha pode estar fina e provocando uma resistência.

    Também sugiro que feche o circuito do GND, lá na parte de cima onde você indica começo e fim, assim melhorará a distribuição de corrente (o mesmo com o VCC).

    Uma pergunta, já sabe quanta corrente o motor e o solenoide consomem juntos, isso é vital para dimensionar as trilhas. 

     Quanto as saídas, cada lado é controlado por um CI e eles podem ter pequenas diferenças internas, chamadas de tolerâncias, como essa diferença está abaixo da condução de saturação do transistor, não vejo porque se preocupar com isso. Com o circuito funcionando em LOW,  você pode medir a corrente em série do solenoide e motor (os dois em paralelo) e ver se aparece algum valor significativo, pois pequena fugas podem ser tolerada, dependendo do projeto.

Opa Edson, 

Os motores são de esguicho de carro, acredito que uns 5A até menos a 12v, os solenoides 500mA.

Vou fazer essas medições com o sistema em LOW obrigado pela dica do GND tb. 

Valeu pessoal!

     Oi Everson!

     Achei uma página que da a largura da trilha em função da corrente. Se a seus dispositivos consumem aproximadamente 5,5A, seguindo a tabela  a largura das trilhas teriam que ser de pelo menos 110mm, 

    Seria interessante você medir a correte dos dois com um amperimetro, isso lhe dará mais segurando quanto a largura correta das trilha.

    Obs.:lembre-se que terá que alterar a trilha do VCC e do GND, em todo trajeto que a alta corrente passar.

    Segue o link: http://circuitoimpresso.blogspot.com.br/2012/03/dimensionamento-da-....

Bom dia Edson. 

Obrigado pelo link para dimensionamento das trilhas, assim que chegar em casa eu já vejo, aq no trabalho é bloqueado. rssss

Pois é, vou alterar as trilhas para receber essa corrente, eu não fazia ideia do dimensionamento, aprendendo todo dia. hehehehe

Ontém, fiz uma análise com calma na placa depois das dicas de todos, afim de verificar o porque do LADO B não estar acionando os TIPs.  E com calma que descobri que umas das trilhas na hr da emulsão da tinta fotossensível deve ter soltado, fiz a ligação da trilha com a solda e o LADO B já ficou estabilizado e funcionando. Agora vou fazer os ajustes de GND e VCC que vc comentou e fazer testes na placa, as novas trilhas para dimensionar vou preparar outro projeto para outra placa, assim já deixo a próx no padrão correto..

Fico grato pela ajuda de todos pessoal. 

Largura de pista de 110 mm?
Na verdade no site a largura seria 110 mil, aproximadamente 3 mm.

Obrigado Luiz Henrique. 

Fiz o dimensionamento conforme foi orientado. Agora já estou nas medidas. 

Valeu, pessoal, projeto funcionando 100%. 

Obrigado a todos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço