Olá pessoal, gostaria de uma ajuda sobre PID, venho aqui dizer que tenho algumas dúvidas sobre o assunto.

Meu objetivo é: tenho uma caldeira com uma resistencia elétrica onde aquecera e chegara na temperatura desejada (Setpoint), onde a PID.V1 eu abri testei e não intendi a parte do ganho, enfim.

Achei a função transferencia do meu sensor, logo não achei a da resistencia mesmo fazendo ensaios.
1°Gostaria de saber sobre os ganhos ,kp,ki,kd em relação ao meu Setpoint da biblioteca. mesmo pra teste eu poderia chutar valores para testar, sem achar a função transf. da resistência?

2° Vou usar relé estado sólido, vi que tem biblioteca PID.V1 E PID RALAY, qual usaria?

3° Na IDE, só da erro na parte PID qdo se da vlrs e compila, tem que acrecentar coisas na biblioteca PID, PID RALAY ?

TENSÃO 220VOLTS

Componetes do projeto:

Resistência elétrica de 10kW ~AC + Caldeira 120lts
Arduino UNO. + LCD 16x2
Relé estado sólido de 60A - entrada 3~32Vcc Saída 24~480V (aceita PWM)
Lm35 encapsulado (para medir internamente)

Exibições: 12062

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

ok.. não irei levar a serio.. auheuaheuhaueuaheae..

CALMA GENTE... TA TUDO TRANQUILO...

=D

Valeu ..auhe !

Espero que até este momento vc ja tenha conseguido rodar o seu brinquedo, afinal existem milhares de pilotos automáticos rodando em aeromodelos por ai inclusive aqui no LDG, pq vc não faria rodar o seu PID ..não é mesmo ?

Gostaria de ver o teste comparativo P.I.D e chave on/off.

Na introdução do seu tópico vc disse já possuir a função de transferencia de algums elementos do circuito e estaria determinando as outras, o  polemico diagrama visava auxiliar a vc nas funções de transferencias que porventura  estivessem faltando para q vc implementasse sua função de transferencia global e implementasse seu próprio algoritimo.

Em momento nenhum substimei seu conhecimento ou capacidade de escrever seu própio algoritimo.

Como vc pode ver o diagrama é de 1997, o que mudou de lá para cá , o que é importante afinal ?

Exatamente o q vc citou as funçoes de transferencia ! São as leis da fisica expressas em liguagem matemática, essas são imutaveis , os arduinos, beduinos ..Pcs logo serão coisas do passado simplemente bits deletados na net. Alguem aqui se lembra de cobol ...fortran ?

Os computadores analógicos embora pouco citados hoje em dia ainda estão presentes em aplicações onde são exigitas as soluções de equações em  tempo real. Cito duas de uso pessoal  no controle da potencia do transmissor do seu celular e provavelmente no seu multimetro  se ele mede tensões em AC RMS.

Cito algumas vantagens dos computadores analógicos

Não precisam de boot

Não travam

Não resolvem as tarefas em sequência.

e a maior delas...a melhor máquina construída pela mãe natureza , nosso cerebro !

E ai Marcos porque não continuar o seu estudo sobre as funções de transferência ?

Abços

Joe Nova, a tua informação foi muito boa ao colega Marcos, porém as vezes quando o colega que ja esta com uma simples duvida, dependendo a informação voce piora a situação do colega, qualquer tecnico eletronico ou engenheiro que se preze tem que conhecer as funcionalidades de um amplificador operacional, inversor, somador, comparador, etc.etc.

Noto que com 90% das pessoas que converso sobre PID a maioria nao sabe corretamente como um controle PID funciona, voce disse que o controle que nosso amigo quer fazer pode ser desnecessario, certo, voce leu no post que ele ira acionar as resistencias com um rele de estado solido?  pq fazer on/off se ele nao ira acrescentar nada mais nada menos no diagrama eletrico, custo R$ sera o mesmo.

Outra coisa, ele queria saber como e se possivel aonde estava o erro no codigo dele, era tão simples explicar como a biblioteca funciona e como é o principio de um controle PID, muito mais didatico do que colocar aquele fluxograma que tu colocou e que HOJE em dia não serve pra nada, me fala alguem que use controle PID desta forma configurado com ampop ? 

Ok Tiririca

Vc pelo visto é um cara que entende tudo de configuração de subrotinas para o arduíno  logo muito util aqui na comunidade. Seja bem vindo !

Agora um profissional da area dizer que o diagrama básico de um filtro P.I.D não serve pra nada, me faz pensar que o seu negócio é so configurar mesmo e não tem o menor interesse em saber como a máquina funciona.

Este site o LDG, se destina a pessoas que gostam de desenvolver suas próprias soluções e não apenas operar equipamentos importados.

Não acredito que entrar com parametros de configuração em uma subrotina sem saber como ela funciona seja didatico !

Joe talvez não estejamos falando a mesma lingua, o material que voce passou a ele é de grande utilidade, afinal foi dali que tudo comecou, acho que voce concorda comigo de que as vezes a informação excessiva na hora errada pode piorar, mais deixa pra la, acho que pensamos em rumo diferente o que não ajuda em nada o nosso colega.

Outra hora conversamos melhor ai no labdegaragem, abraço a todos.

Tiririca na vontade de passar um pouco do que aprendemos em nossas vidas estamos sim falando a mesma lingua, talvez o nosso erro seja não sabermos medir o grau de conhecimento dos interlocutores sobre aquilo de que estão falando.

Se eu tivesse usando calculo diferencial e transformada de laplace para demonstrar a dependencia temporal da função de transferencia do filtro P.I.D ao invés de resistor capacitor e amp op, ai sim concordaria plenamente com sua colocação.

O que não concordo com vc é me incluir no rool dos q por aqui vem para tirar onda em cima da garotada com seus arduinos, digo a vc e aos demais q por aqui passarem que a primeira vez que ouvi falar em arduino foi aqui,  E q de lá para cá tenho aprendido muito com a garotada e seus arduinos.

Abços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço