Bom dia, como sempre grato por tanto material e discussão por aqui para aumentar nosso conhecimento.

Minha duvida é simples mas já vi muitas discussões.

Já fiz vários cursos em uma empresa de SP, comprei vários livros, já montei vários protótipos e isso com PICs. A literatura é bem vasta no Brasil sobre PIC e exemplos. 

Comecei a fazer uns projetos com Arduino e e fique espantado com a facilidade de programação.

Agora, estou desenvolvendo um supervisório com Visual Studio C# que vai ser o primeiro projeto importante da minha vida e vai ajudar demais minha empresa. 

Minha duvida é a seguinte: todos falam que os PICs são muito confiáveis e que não queimam nunca e etc.... Posso esperar o mesmo do ARDUINO?

O PIC para programar uma comunicacão  serial é um trabalhão, com um monte de cálculos, vários compiladores e etc. A empresa que ensina a distância faz um módulo de curso em RS232 no compilador Mikro C, depois faz curso de Ethernet em MPLAB por que a Microchip disponibiliza pilhas para o compilador dela. Pra comunicar com a USB, um problema.

Mesmo assim, vejo resistência em mudança do PIC.

Posso confiar em fazer um supervisório com Arduino?

Ontem fiquei programando duas horas o PIC para mandar um protocolo pela serial com dezenas de instruções e o Arduino em minutos fiz o que precisa para testar meu supervisório. È muito estranho isso, sendo que, o objetivo é o mesmo. 

Vi colegas aqui defenderem sobre a essência da programação, de uma programação pura. Os compiladores mais usados, até para efeito didático, são cheios de bibliotecas para facilitar a programação e não ficar aquele monte de configurações. Quando alguém vai ensinar ou escrever algum livro, sempre tem uma biblioteca pronta por eles para facilitar Pra que complicar se podemos facilitar, esse é o objetivo de todo mundo. Todos nós sabemos aqui que sempre será usado, na maioria das vezes, microcontroladores para ler sensores, acionar alguma carga ou dispositivo, comunicação e usar telas, tirando isso é um trabalho muito especifico. Os hobbystas não entendem 100% de programação mas tem idéias geniais como podem ser vistos nos videos postados pelo mundo.Isso graças as facilidades de programar. Por isso perguntei se posso confiar no Arduino para trabalho profissional.

Foi mais um desabafo da minha visão do que uma discussão mas serve para todos darem sua opnião que gera grandes discussões na internet.

Desde já grato a todos!!!!

Exibições: 3889

Responder esta

Respostas a este tópico

Fabiano, 

É por aí.

A diferença é que o Arduino foi pensado para ser usado por pessoas até leigas, enquanto que o PIC é uma solução industrial. E, ainda por cima, apesar de ser originalmente concebido para uso por artistas (!), é poderoso o suficiente para que vc se aprofunde e faça projetos muito complexos. Ou seja, ele é tão complicado qdo o seu projeto for.

Mauro

Em um projeto que sera montado milhares de unidades se faz um prototipo funcionar durante meses, correçoes e atualizacoes concerteza serao necessarias, somente apos essa fase se questiona preço e custo, para projetos dedicado a um ou outro cliente, concerteza o arduino esta anos luz na frente, o tempo do programador é muito mais caro, se levarmos em conta as bibliotecas que o arduino tem a discussão nem prosegue, programo tanto arduino como PIC, PIC é muito mais gostoso de programar e tb mais estavel, porém para programadores iniciantes, sem vontade ou sem vocação para a coisa, considero o arduino a melhor solucao

Caros

Esse tópico sempre vem a tona e é muito importante ser discutido, principalmente para quem pretende se profissionalizar e atuar no mercado de sistemas embarcados. O compromisso e responsabilidades nessa área de atuação são muito maiores já que são sistemas vitais que muitas vezes um mal funcionamento podem colocar as pessoas em risco de vida. Ja andei comentando alguma coisa nesse tema e reproduzo aqui.

Gostaria de adiantar que não sou defensor de nenhuma linguagem de programação e muito menos fabricante de chip. 

Assim sendo gostaria de comentar o sentimento que abarca a frase  "famigerado "PIC" da até arrepio quando lembro da forma com este é programado"

Talvez esteja sendo feita a comparação PIC com o Arduino. Se for isso está sendo feita a comparação em cima de coisas totalmente distintas.

Se compararmos o PIC com o chip da ATMEL, ai estamos falando de coisas semelhantes e que podem ser comparadas.

Esses dois chips podem ser programados diretamente em C ou assembler gerando o código binário para cada plataforma.

Nesse caso é necessário conhecer a arquitetura de cada chip, lidar com registradores, memória e outros recursos para desenvolver sua aplicação.

Digamos que é um processo trabalhoso, que exige estudo mas a principio gera um código que voce comnhece totalmente e que de forma geral consome menos memória e é mais otimizado.

Programar nesse nível pode dar arrepio sim (eu ja tive muito arrepio e calafrio) , mas saibam que essa é a forma que se trabalha quando se está no mercado desenvolvendo produtos que precisam ser confiáveis, robustos, rápidos e sem ter problemas com licenças de bibliotecas fornecidas por alguma licença de código livre.

Falando nessa questão, vejo muita gente por aqui falando em desenvolver produtos comerciais com Arduino, será que essas pessoas pararam pra pensar que estão usando código livre regido por licenças diversas que em muitos casos exigem que o código fonte seja distribuido junto com o produto?

Quem quer se tornar profissional ou um hobbysta avançado tem que pensar e viver fora da caixa.: conhecer as plataformas como Arduino, mas conhecer essa gama maravilhosa e barata de chips fornecidos pelo mais diversos fabricantes.

Bons projetos a todos!!!! 

Concordo com voçê Marco , e além do mais , uma vez elaborando o hardware e o software próprio , demonstra o potencial da sua criatividade e confiabilidade , não se predendo a modelos prontos e assim estimulando a aparição de novas tendencias e tecnologias inovadoras. Não podemos resistir ao que é novo e devemos sempre buscar a evolução ou outras alternativas , além do PIC temos também os processadores ARM que são bastante evoluidos então nesse mercado tudo é válido , só nao podemos nos prender a uma coisa por ela ser fácil .

Mãos na massa galera !!
Boas idéias a todos .

Resumiu perfeitamente a opera.

Começando pelo fato de que estão comparando coisas diferentes. Usar o Arduino para prototipagem é algo interessante, pela facilidade de se "juntar as peças" sem perder muito tempo e verificar alguns resultados. Agora aplicar como produto final, não considero algo profissional. Eu não compraria um sistema onde o controle fosse feito por uma placa de prototipagem e ensino.

Algo que faz o Arduino ser mal visto é justamente essa falta de coerência na hora de aplicar. Muita gente compra um por hobby, e um alguns meses está querendo vender produto o aplicando, sem se aprofundar no assunto.

Oque define qual melhor microcontrolador é o cliente, quanto ele quer pagar com projeto e produção, tem que buscar o ponto de melhor custo beneficio.. Em caso de Hobby é melhor ficar no Arduíno mesmo.... 

Olá amigo, ambos são bons, mais procure sobre a plataforma pic chamada SanUSB, que o mundo pic vai melhorar bastante e vai facilitar muito na hora da programação!! Bom vou deixa aqui um video para o pessoal que debate esse assunto ver, sobre um profissional da area que faz uma comparação entre Arduino e o SanUSB (PIC)!! Espero que ajudem!! Ate breve!!

Acho que cada um tem a liberdade de usar o microcontrolador que quiser, acreditar no que quiser.

Mas podemos ver, assistindo até o fim, algumas incorreções:

- Ele coloca o arduino como solucionador da questão de se usar gravadores externos. Essa solução foi dada pelos ISPs (programadores in circuit) que veio logo em seguida aos dispositivos flash. Conheci isso primeiro na familia 8051, com o 89F8252 da Atmel, mas veio praticamente ao mesmo tempo para varias familias, não posso falar quem lançou pq não sei.

- Ele coloca como unica vantagem dos PICs o preço, no final, já que aceita que comparando microcontrolador a microcontrolador os AVR são mais potentes. Acontece que é uma informação errada. Pesquisem em qualquer site que venda rolos com 2.000 peças, por ex. O 328 parte de US$1.85 nos EUA, enquanto na mesma loja o PIC877 mais barato está US$5.15.

Não cito a loja por ser uma loja... O que fere os Termos de serviço, mas pode ser pesquisado em qualquer uma.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço