Pessoal, este é o meu mais novo projeto:

 

Piano de papel com arduino

 

O funcionamento é simples:


Basicamente cada tecla desenhada com grafite conduz a eletricidade do corpo (dedo). Quando o dedo encosta na tecla, conduz energia, que passa para o fio no qual está ligado, e vai diretamente na BASE do transistor (sem resistor nenhum), o que é suficiente para gerar em torno de 3-4volts na porta analógica do arduino (para meus transistores 2N222A)
Quando cada tecla é pressionada, emite um sinal pela serial, com o número da tecla pressionada. Através do Adobe Flash criei um pequeno aplicativo que se comunida com o arduino, lendo sua serial, identificando quais teclas foram pressionadas e tocando seus respectivos sons (os sons foram dispostos em pastas, assim quando eu quisesse mudar o pacote de sons bastava mudar o nome da pasta de sons do código).
Para a comunicação entre o flash e arduino, que não pode ser feita diretamente, usei o tinkerproxy, um aplicativo para windows e OSx que faz a comunicação.

Se vocês forem montar um, precisarão "calibrar" os valores para o seu corpo. Por exemplo:
Ler os valores máximos adquiridos por cada tecla quando pressionada por VOCÊ, e configurar o código para enviar um sinal solicitando o toque, apenas quando esse valor mínimo for excedido.

Um outro problema que surgiu quando eu estava montando foi o de que quando pressionada uma tecla, os valores para as outras também aumentavam. Então tive que ler cada tecla separadamente e mapear os valores mínimos de ativação com o dedo diretamente em cada uma. Resumindo:

Se vocês forem tentar dar uma leitra HIGH e LOW não dará certo, porque o pressionamento de uma tecla resultaria na ativação (porém com valor significativamente menor que a originalmente pressionada) de todas. É preciso realizar uma leitura analógica com um valor mínimo estabelecido

Exibições: 2208

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bacana o seu projeto. Mas como faria para que o som fosse reproduzido na caixa de som ligada ao Arduíno? 

Estou com esse problema. Fiz um projeto com música, usando BUZZER e aqueles SPEAKER do PC, porém o som é muito baixinho. Quero usar no Arduíno a caixinha de som do PC. Não usei ainda pois tenho medo de queimar a placa. 

Boa noite Roberto, 

Mostre o seu circuito. Assim a gente poderá ajuda-lo.

O nível de sinal padrão de audio é de 1V ca. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço