HIDROPONIA E AQUAPONIA AUTOMATIZADA...PHDUINO...Medidor de pH para hidroponia,aquaponia ou aquario com ARDUINO..AUTOMAÇÂO PARA HIDROPONIA

Pessoal eu vi um projeto de um medidor de ph usando o arduino no site:http://code.google.com/p/phduino/ e como trabalho com hidroponia tambem alem da parte eletricaeletronica eu queria fazer esse projeto pois meu projeto é automatizar totalmente uma estrutura  hidroponia e ja tenho varias ideias no papel e minha maior dificuldade fica em relação ao medidor de ph e do condutivimetro para uma automação de uma estrutura hidroponica.

Quero saber se alguem ja viu este projeto do medidor r quem interesse de me ajudar a montar, pois não tenho ainda muito experiencia em programação, na parte de eletrica eu domino, mas a eletronica digital ta ainda caminhando.

E ai quem vai nessa comigo.

Todos detalhes estão no site oficial do phduino: http://code.google.com/p/phduino/

Vamos laa...mão a obra.

Exibições: 12994

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Almir,

então estuda a possibilidade do pH ai vai ter o kit completo para o que eu preciso.

Isso mesmo é o ph que mais peciso tb.

Certo.Vou começar a providenciar.

Passei dois anos estudando os elementos do projeto.Esse projeto pode´ra ser usado de forma padronizada.Gastei alguns milhares de reais para elabora-lo.(usinagens,montagens). Estou definindo agora a resolução.(poderá ter 10 bits) ou com mais empenho,24bits. Usei 8 bits. Há ainda a posibilidade de adiciona-lo em Colorimetria.Gostaria de auxiliar em que for possivel nestes seus projetos . (*Porem prefiro deixar o meu como um segredo industrial.Vendo a unidade montada por 350 reais.)

Almir so manda uma foto e quais as funçoes para eu ver sobre aplicação no meu projeto e ai a gente negocia.

Além do sensor,tenho a máquina de dosagem de soluções.Podem ser integrdadas.Podem usar supervisórios

Veja video de maquina de dosagem

Foi desenvolvido para 3 setores:

A)Perfumaria,quimica analitica

B)Piscicultura

C)Hidroponia

Mto legal essa ideia, agora deu ate vontade de montar uma...

Ja tive horta em casa, mas acabei com ela.. Tava dando mto trabalho. Mas agora estou em outro momento, ate daria. Faria menor.

Enfim, vi que estao procurando por dosadores, pensei em 2 ideias, queria compartilhar, ainda que ja tenha sido resolvida a questao. Sinceramente ainda nao li os posts anteriores, vou ler quando der um tempo por aqui...

- Bico injetor de carro. Funciona mas nao eh tao simples. Vc consegue bicos gratis em mecanicas (com meia vida), mas tem uma mecanica um pouco complexa de usar. Precisa que o liquido esteja pressurizado. Nada mais que a pressao da agua da rua. No projeto que ia fazer na epoca (incluir adubo na irrigacao) ia usar uma panela de pressao com uma entrada e uma saida. Colocaria conexoes do tipo uretane. Pra nao ir dissolvendo o adubo a ideia era colocar ele num saquinho, dentro da panela. Aih a agua iria pressurizar sem se misturar. Melhor dissolver o adubo e usar um saco maior...

Nessa ideia o uretane encaixava facil no conector do bico injetor e facil nas mangueirinhas da irrigacao.

Mas nao cheguei a montar... Parei na irrigacao e depois desmontei tudo na reforma. To pra remontar ateh hj...

Provavelmente o bico injetor nao teria uma vida mto longa, mas acho que a agua+adubo seria menos agressiva que o alcool.

- Um dosador mto usado no mundo eh o de soro, com bomba de infusao. Uma vez fiz o projeto de um. Copiei de uma maquina que desmontei. Pra enxergar a gota era feito o seguinte:

Um anel plastico segurava um transmissor e um receptor de IR em volta do equipo onde pinga a gota (pode por ateh onde fica um acumulado o liquido). 

O circuito tinha 2 operacionais:

Um com a entrada + em uma referencia de 2,5V, a menos no receptor IR e a saida no transimissor IR. Isso faz com que o ampop "busque"o valor de saida que faz o valor de entrada ser 2,5V. (circuito realimentado pelo otico).

O segundo operacional compara essa saida com o valor medio dela + um tantinho (offset) (um filtro RC com uma entrada antes e outra depois do RC).

Quando cai uma gota toda essa ligacao de realimentacao pula e vc tem um pulso !

Um verdadeiro contador de gotas.

Essa ideia acho mais legal se vc pretende jogar o liquido em um reservatorio e a primeira se pretende injetar em uma tubulacao pressurizada.

Para esse sensor precisaria de um eletrodo de vidro, que é relativamente caro e inviável.

Olá Sidney,

     você poderia me disponibilizar de alguma forma o projeto, ou quaisquer informações possíveis, do pHduino? Quero automatizar uma horta hidropônica mantida pelo meu pai, e acabei de iniciar a fase de pesquisa para o projeto. Esse ainda é o primeiro tópico do fórum que leio sobre esse assunto, o que já me deu uma grade ajuda, e me deixou curioso em saber o que você conseguiu.

lyang.mdrs@gmail.com

Obrigado!  

Vamos trabalhar juntos. Já te mandei uma mensagem privada.

Sidney,

Conheço bem de programação e automação, embora o tempo seja de vez em quando um problema.

Estou a disposição, eu também gostaria de montar a horta, alias tinha horta no apartamento até me separar.

Conheço também um pouco de quimica.

Abraços

Artur

Artur,

então manda ai um email do gmail. Vamos começar a ter reuniões no hangout. Isso vai ser show.

Somos 3 até agora, vamos esperar se os outros se manifestem e dai vamos começar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço