Olá pessoal,

 

Sou novato em eletrônica prática, estou com uma dúvida. Quando usamos dispositivos com bobinas (relés, motores) aprendi que temos que usar diodos para proteger contra a corrente inversa. Estou fazendo um sistema de controle de temperatura com placas de Peltier. Minha dúvida é: devo usar diodos? A Peltier não tem bobina, mas por outro lado creio que quando ela desliga e o calor flui no sentido contrário, a tendência seria gerar uma corrente contrária também - creio que isso também seria uma forma de indução.

Alguém sabe me dizer isso?

 

Abraço

Exibições: 1368

Responder esta

Respostas a este tópico

Hmmm, em minha humilde opinião  os diodos em "contra paralelo" não teriam função... o Peltier não éum indutor, é um semicondutor sem polaridade definida, ao ser desconectado não gera "fem" como uma carga indutiva.

E para o calor fluir no sentido contrario, se não me engano, tem de inverter a polaridade da tensão.

O dispositivo Peltier na verdade é um "acelerador" da condutividade térmica, ele "ajuda a fluir o calor" de acordo com o sentido de circulação da corrente.

Boa Sorte !

Abraços de um dinossauro da eletrônica.

Concordo com vc.

abraços

Sanches

Realmente as pastilhas termoelétricas tem polarização, pois elas poder ter um efeito esfriador ou aquecedor dependendo da polarização feita nelas as mesmas requerem uma corrente DC estável para uma operação ótima. Uma margem (“ripple factor”) de menos de 10% ou 15% resultará em menos de 1% de degradação no Delta T. Idealmente, limitação de voltagem ou corrente devem ser usadas para assegurar que o Imax especificado da pastilha não seja ultrapassado. Um suprimento bipolar deve ser utilizado em aplicações necessitando resfriamento e aquecimento.

segue referencia:

http://www.peltier.com.br/faqs.htm

 

Olá Celio e Samuel,

 

Entendi as colocações de vocês, valeu. Permaneço com uma dúvida, no entanto. Imaginem a Peltier em operação. Temos um lado da pastilha quente, o outro frio. Agora a fonte é desligada. Nesse momento, o calor tenderá a passar da face quente para a face fria, até o equilíbrio térmico. Pelo que eu sei, o efeito Peltier ocorre em ambos as formas, ou seja, um corrente gera um fluxo de calor, assim como um fluxo de calor gera uma corrente. Então, no momento em que Peltier é desligada,  ocorre um fluxo de calor no sentido oposto ao que estava ocorrendo enquanto estava em operação, até atingir o equilíbrio térmico. Nesse caso, não haveria uma corrente oposta, por efeito Peltier (na forma alternativa, ou seja, fluxo de calor gerando corrente)?

vou fazer um teste com uma peltier que tenho aqui e depois te falo o que deu

abraços

Sanches

 

E ai, testou?

Lá se foi um ano!!! Será que a pastilha já esfriou?

E agora, mais um ano depois, será que foi? 

Hehehe

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço