[PEDIDO DE ORIENTAÇÃO] Como estudar o SCADABR ?

Olá pessoal, Estou com vontade de começar a estudar o supervisório ScadaBR, mas assim como o arduino, vi que ele tem muito material por ai, o que acaba deixando a gente meio sem saber qual o melhor caminho a seguir.

O que eu gostaria seria da orientação sobre um passo a passo nos caminhos que devo dar pra estudar o scadaBR,  ou seja, começo por onde?  quais os proximos passos a dar?    e depois?

Ou seja, acredito que muitos aqui já estudaram ele, e quando chegaram mais na frente viram que dá pra ter um caminho a seguir,  peço pro favor isso,  me apontem qual o melhor caminho pra estudar.

Obrigado.

Exibições: 1323

Responder esta

Respostas a este tópico

Weider...

Essa é a perguntar que não quer calar !!!!

kkkkkk

Oi Weider, 

O Scadabr é uma sopa de letrinhas com muitas informações espalhadas em varios pontos aqui no LDG e em outros sites, eu já fiz varias vezes informativos sobre o scadabr até o próprio wiechert fez também, mas acontecu alguma coisa e alguns dados foram perdidos. Vou voltar a refaze-lo e coloca-lo lá dentro do post do OPENCLP do Rui, acho que assim o material ficara mais centralizado.Eu fechei com o Rui de fazer um documento explicando sobre todos os supervisorios free que existem( ou pelo menos a maioria deles), dando uma visão geral do supervisorio e suas funçoes e aplicações.Quanto ao scadabr vou fazer um documento separado com todas as informações atualmente conhecidas e desenvolvidas sobre o scadabr par ser usado de base e posta no post do Rui.

Mas para não deixa-lo a ver navios aqui um direção:

primeiro vá no site do SCADBR e baixo o programa 

http://www.scadabr.com.br/

É importante notar que devido a MCA não ter  novos releases desde do 1.0 o sistemas hoje trabalha somente com java JRE 6.0 e TOM CAT 6.0 , Outra situação é que o software ainda não trabalha em sistema 64bits( já estamos trabalhando nisso, mas a equipe de trabalho é pequena só dois gatos pingados) 

Depois de instalar o ScadaBR vc poderá usar muitos tipos de rede como serial, modbus serial, modbus RTU, modbus/Ip, entre outros que se encontram no mesmo. Existem outros protocolos de comunicação muito usados no meio industrial como o profibus e outros 14 tipos de protocolo de tecnologia TCP/IP, que não foram colocados no Scadbr devido a questão de patente. 

No geral para iniciar como scadabr o melhor é term um bom arduino em mãos e o seu cabo de conexão USB ( pelo menos no meu caso que tenho um 2009) a parti disso use o uma rede serial rs232 e modbus RTU e depois utilize o codigo do jpzometa que eu explico como utiliza-lo no video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sdPcVpI6Y3M

obs: Esse codigo somente irá funcionar com a IDE 0.23, hoje já temos códigos atualizados, de varios modelos e tipos quase que a gosto do freguês, mas estou te falando sobre esse modelo  para ser didático. 

Depois que vc entende e bota para funcionar um led para piscar via scadabr usando modbus RTU sobre rs232, procure usar o mesmo codigo para colocar o led sobre controle RS485. Feito esses dois exercicios vc já vai poder andar com os proprios pés e desenvolver varios modelos de comuncação com scadabr, eu atualmente somente estudo java para desenvolvimento do core, e sinta-se a vontade para fazer todo tipo de pergunta pois para nós eu e o sidney é um prazer ter usuarios scadabr

aqui outros dois tutoriais sobre scadabr do Embarcados 

http://www.embarcados.com.br/supervisorio-com-scadabr/

http://www.embarcados.com.br/arduino-e-scadabr/

Weider tenha em mente que o ScadaBR é complexo para começo, se vc quiser apenas soluções rápidas, será bastante dificil lidar com o scadabr, a vantagem que uma vez dominado vc faz o que quiser, apenas restrigindo pelos limites da tecnologia desenvolvida nele, que é algo que estamos trabalhando para melhorar.

Outro ponto importante é que o topico scadabr no link abaixo é o principal topico sobre scadabr, lá temos diversas discussões, com muito boas explicações do wiechert sobre o tema:

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr?id=6223006%3ATopic%3A1...

Esse é praticamente o Genesis do SCADABR aqui no LDG, mas se vc procurar  na pesquisa LDG encontrara muitas informações. 

No mais estamos aqui para apoiar no que for possivel. 

Adriano,

   Muito, mas muito obrigado de verdade,  mas estou percebendo que você tem o mesmo defeito que eu e a maioria dos técnicos,  sofremos de "tecniquez" kkk.

    Ou seja,  você deve ter passado por tanto estudo e tantos percalços,  que pensa como todo técnico, ou seja, já lá na frente kkk

    A minha duvida na verdade é... Como começar...?  qual o passo a passo pra prosseguir...?

    Sei que a parte de comunicação é importante,  conectar um Arduíno ao PC com scadaBR e tudo mais...   Mas acho que isso deve ser algo lá pra frente né não?   não tem algo antes?   os conceitos básicos?   como fazer as primeiras telas?  como criar graficos animados? 

    Talvez eu me faça entender melhor dando um exemplo.

     Quando comecei com microcontroladores, eu encontrei um livro sobre PIC e ele era super bem estruturado, na mesma epoca eu tinha comprado meu primeiro arduino, um duemilanove,  mas apesar de ter mais material pra arduino que pra pic,  era tanta coisa e tão desarrumado, que as vezes eu lia varios tutoriais até me dar conta que todos estavam tratando da mesma coisa,   fato que não acontecia com o livro.

    Foi então que encontrei o livro do professor joão, o experimentos com arduino, o qual recomendo tanto até hoje,  nele havia um passo a passo,  ou seja, ela tomava desde o inicio, desde o basico, e como se fosse um professor ia caminhando comigo.

    Lembro de me sentar , estudar, fazer anotações como se fosse uma aula com professor presencial, pois o livro permitia isso,  ele me dava esse passo a passo desde o inicio.

    A questão é essa...  qual o passo a passo pra o ScadaBR ?

     

Oi Weider 

eu conheço esse livro eu comprei ele logo no lançamento também, só que não estudei tanto quanto vc e até hoje sou meio noob com arduino, quanto ao que te passei desculpe se fui um pouco sem didática.

PRIMEIRA LIÇÃO 

O que eu quis dizer é que vc tem que primeiro de tudo conectar o seu arduino  no scadabr, fazer um led piscar na sua protoboard. via modbus RTU sobre RS232, que é o cabo que vc normalmente tem. 

SEGUNDA LIÇÃO 

Fazer o mesmo led piscar agra via RS485 

Isso que eu queria te passar Weider. É assim que todo mundo começa no SCADABR em ultima opção sempre tem o manual que já tira por base que vc tem algum equipamento ligado ao scadabr como o arduino por isso que temos que fazer o basico acima. Depois de feito isso que vc vai ver já é muita coisa, vc vai poder ir sozinho

Olá Adriano, também quero estudar o ScadaBR e estou seguindo esse post.

Puxa! Nada melhor do que receber as orientações de um dos criadores.

Já baixei o software e estou seguindo suas dicas.

Muito obrigado!

O scadabr, só funciona no windows?

Não flavio pode rodar em qualquer sistema operacioanal que possa rodar um conteiner java como (Tomcat, glassfisher,jboss,Weblogic) e tenha a JRE java

já instalamos no linux (nossa bases principal de trabalho)

mas nada impede de usar, por exemplo no MacOS ou no Android 

A questão é que pedermos o apoio da MCA que ficou sem releases desde o ultimo 1.0, e estamos ralando para superar isso. 

procurem ler o post do SCadabr é muito importante ler cada ponto, Para não ficar perguntado o que ja foi respondido. 

Anexos

Adriano,

    Muito obrigado novamente amigo,  vou começar pelo manual e vou seguir sua orientação de tentar tão longo eu sinta uma base,  conectar o arduino a ele.

   Me tira só mais uma duvida,  já duas vezes aqui no Lab ( http://labdegaragem.com/forum/topics/disponibilizar-a-comunic-o-ard... ),  e semana passada em um contato no meu trabalho,  foi citado a comunicação para mudlloging num protocolo chamado WITS,   a duvida é:  você já ouviu falar nesse protocolo?   faz ideia se dá pra implementar ele com o arduino ?    o ScadaBR teria suporte a ele?

a primeira coisa que a gente tem que ver é se o protocolo tem o código liberado, se tiver é somente implatar no scadabr e testar a integração. Funcionando pronto. No caso eu não posso falar sobre algumas integrações que estão sobre proteção de patente. Mas eu te falo, tudo é possível para aquele que tem Fé, se é que vc me entende. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço