Para acionar um refletor (100W, led) comprei um kit receptor+controle RF 433MHz com  relê.

Esqueci de pedir relê com contatos secos (imprescindível). NÃO TEM VOLTA.

Recebi o conjunto com o esquema de entrada do receptor conforme a primeira figura abaixo onde à direita é a entrada de energia (110V) e à esquerda os contatos do relê.

Olhando atrás do módulo se vê a segunda figura (parcial) onde os pontos em vermelho são as

pontas dos pinos  do relê, os pontos em verde são as conexões dos contatos do relê de 12V

(NO aberto, COM comum e NC fechado) e as linhas em preto são as linhas do circuito impresso

que chegam na saida do relê. Outras linhas não representei.

Então em NO tenho 12V quando fechado e em NC não tem ligação,

Estou pensando em colocar outro relê de 12V alimentado pelo NO e COM e usar seus contatos

para acionar o refletor.

ME AJUDEM NUMA SOLUÇÃO MAIS SIMPLES POR FAVOR.

Obrigado ( Desculpem a péssima segunda figura feita às pressas)

Exibições: 1422

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Pra mim contato seco é esse rele aih. O outro seria o rele motor, com gás dentro. Tem ainda o de estado sólido. Não entendi... Posso estar enganado.

  A entrada é 12V ou 127VAC ?

  O refletor é 12V ou 127VAC ?

  Se for 12V a 100W vc precisa de um rele que suporte 10A (para uma margem), que é o que esse aih suporta no limite.

  Se for 127V vc precisa de um de 1A, que esse suporta também. Só é recomendado incluir um snubber.

  Se quiser colocar 2 reles em cascata fica melhor, mais confiável. Vc pode ligar o segundo no lugar da lampada do seu esquema. Mas inclua um diodo em paralelo com a bobina.

  Se quiser ainda pode substituir. Puxar os fios que alimentam a bobina desse e ligar na bobina de outro 12V 20A por ex. A gás. Procure pelos codigos: "rele Ht2150" ou "rele t90" por ex.

  

  

Obrigado Eduardo.
O refletor é de 100W e 110V. ( ele está ligado num timer analógico; pretendo colocar
os contatos no fio fase que alimenta o refletor)
A entrada pode ser 110V ou 220V ( vou ligar em 110V, o mesmo que alimenta o timer).
O relê, intrinsecamente, tem os contatos secos mas nessa ligação um dos contatos
receberá 12V quando o relê for acionado.
Minha principal questão é que (favor verificar a primeira figura) a lâmpada está ligada na fase
de 110V e no contato com 12V ( quando acionado o relê). Não parece estranho ?
Estava pensando em ligar a bobina de outro relê de 12V nos contatos NO e COM (segunda figura).
Obs. 1.Não tenho acesso à bobina (tudo soldado no circuito impresso).
2. No caso em cascata o relê ( no lugar da Lâmpada) teria que ser de 110V.
Onde estou errado?
Novamente obrigado.

Não entendi tb. Não tem com o 12V se misturar com o 110V. Não pode.

Vejo um grande resistor nessa placa. Será que o projeto considera uma alimentação direto no 110V usando esse resistor como "fonte". Se for é uma péssima escolha do projetista. Custo acreditar.

Mas tem algo errado aih. Verifique com o multimetro a continuidade entre o 110V e o 12V.

Qual o modelo e se possivel o manual dessa plaquinha ?

Desculpe-me Eduardo mas a placa não tem marca nem manual apesar de ter sido comprada no Brasil.

Vou medir.

Fiquei tranquilo por não ter falado besteira mas preocupado pela qualidade da placa.

Mas vou achar a melhor maneira de usá-la.

Obrigado.

Eduardo,muito obrigado e mil desculpas; na pressa fiz o esquema errado.

Veja abaixo o correto:

Seu modulo é este aqui:Clique AQUI para ver

Ele não usa transformador isolador na entrada, que como o Eduardo já comentou é um projeto pouco seguro, mas existem, a ideia é usar um capacitor como resistor, como o capacitor provocara uma queda de tensão funcionando como um resistor, ira juntamente com o outro resistor maior da imagem fazer um divisor resistivo para alimentar o circuito de baixa tensão.

O problema destes circuitos, é que a placa sempre estará com 110 ou 220, depende de sua rede expostos na placa, por isso deve estar em gabinete isolado (PVC) para não ocasionar acidentes ao usuário, e este devera ter cuidado na hora de sua instalação e testes para não receber choques elétricos.

Quanto a ligação, e forma de uso, seleção de acionamento, latch ou não na botoeira, esta tudo devidamente explicado no link, bem como o cabeamento.

Eu sugiro que da próxima vez que solicitar ajuda, trate de colocar os links de onde comprou, ou da folha de dados para que os colegas possam lhe ajudar sem ter que fazer buscas.

Se ainda não sanou sua duvida, por favor, escreva, caso sim, por favor edite seu tópico atual e coloque antes do mesmo a palavra RESOLVIDO, isso ajudara a outros garagistas com problemas similares, encontrar na pesquisa do site cases resolvidos de maneira mais fácil.

Abs.

CK

Carlos, muito obrigado.
Eu comprei no Brasil e o receptor é similar porém é bivolt.
O controle é bem diferente infelizmente.
A grande dúvida é ter num contato 12V e 110V (?????????) que se vê no primeiro diagrama.
Liguei e funcionou (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Obrigado e não sei como vou ligar (deveria ligar o contato no fio fase do refletor).
Obs. o vendedor diz que não existe outro controle compatível.

Bom dia , 

Você viu o link do Carlos ?

Entende esse diagrama ?

L = fase da rede 

N = neutro da rede

Lampada = bola com X

Obrigado mas o esquema do meu é diferente e é bivolt.

Olá Max,

Eu entendo que pela falta de conhecimento, você esta confundido pelo fato de se perguntar, se o circuito trabalha com 12VCC como eu devo alimentar o mesmo?

Bem, todos somos eternos aprendizes, a creio que por não prestar atenção, você não entendeu meu comentário no post anterior, tratarei de ser o mais didático possível.

A sua placa não precisa alimentação externa de 12VCC, porque os 220VAC ou 110V que você utiliza para ligar seu refletor, ou qualquer outro dispositivo, já alimentam também o circuito da placa, inclusive a bobina do rele, como é possível isso talvez fosse agora a sua pergunta; Tratarei de explicar brevemente aqui,mas  se você quiser aprofundar mais seu conhecimento sobre isso, por favor siga este link  AQUI do mestre Newton Braga.

Na sua placa existe um capacitor de cor marron, este capacitor, junto com o resistor um pouco maior que se destaca na placa, estão fazendo um divisor resistivo, já que capacitores para corrente alternada funcionam como "bloqueadores" desta, podendo ser usados como resistor, sempre e quando a corrente do circuito a alimentar seja pequena, da ordem dos miliamperes, e este é o caso de sua placa, ela consome pouca corrente porque esta geralmente em espera, (Stand By) aguardando um sinal de RF modulado pelo chaveiro (Emissor) que por alguns segundos dispara um circuito que energiza a bobina do rele via transistor por alguns segundos, em síntese, não se preocupe com 12VCC, não é necessário alimentar o modulo com esta tensão.

Como ligar: Existem diversas configurações possíveis, todas estão no link que deixei no meu post anterior, se você rolar a pagina do link do meu post anterior para baixo ira ver todas, eu particularmente sugiro que você alimente o seu refletor, usando um contato NO, (Normal Open) Normal aberto em Português, (NA), embora exista a possibilidade de ligar também na configuração NC (Normal Closed) Normal fechado  em português, (NF) para aqueles que precisam esta configuração.

Anexo desenho de como sugiro ligar seu refletor, e as linhas pontilhadas mostram as duas formas de ligação, você deve escolher uma ou outra, nunca ambas, no seu caso sugiro ligar no contato NO, desta forma seu refletor, e a bobina do rele, estarão em repouso normalmente, e o refletor somente ligara quando você enviar o comando com seu emissor.(Chaveiro)

Espero tenha ajudado a esclarecer sua duvida, anexo desenho como dito acima, caso ainda persista duvidas favor postar, caso tenha dissipado sua duvida, favor postar aqui também, porque servira para outros garagistas com duvidas similares.

Abs.

CK

Muito obrigado

Por nada disponha.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço