Amigos Garagistas,

Queria usar uma PCB Ilhada (tipo essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488678792-placa-fenolite-pcb... ) para soldar um simples projeto.

Mas surgiu uma duvida, como eu faço para ligar os componentes soldados nela uns aos outros se não há trilhas? Uso fios? Mas como eu soldo esses fios?

Outra duvida. Nunca mexi com solda. O que vocês me recomendam para começa a aprender? Tutoriais, ferramentas, essas coisas?

Estou pesquisando há alguns dias sobre isso na internet, mas todo material que acho é confuso pra mim.

Agradeço muito a ajuda de vocês... Valeu :)

Exibições: 6529

Responder esta

Respostas a este tópico

Une os componentes com fios, eu uso fio de telefone para fazer isso, é porco e feio, mas é o jeito que eu faço.

Eu soldo o componente e o fio na mesma "ilha" e depois eu soldo a outra ponta do fio na mesma linha do outro componente? Desta forma?

Valeu

Sim! Isso é conhecido como Jumper.

Cabos de Telecom (telefone e Rede de computadores) são excelentes para sistemas simples e de pouca corrente.

Porque voce não usa protoboard?

Se for para testar um prototipo,ai sim depois voce faz a placa definitiva

Olá Vitor,

A maneira mais fácil e barata é aproveitar os fios de cabos telefônicos e UTP conforme as dicas dos colegas Marcelo e Jonatas.

Existe no mercado um cabo próprio para prototipagem e  manutenção chamado de Wire Wrap que tem como vantagem a capa isolante resistir a temperatura do soldador sem enrugar ou encolher.

Usei este cabo na montagem da foto abaixo:

Outra maneira é fazer as trilhas com solda:

Abraços.

Que engenhoso.

Muito obrigado pela dica!

Eu cheguei a mexer com wire wrarp, mas usando soquetes de pino longos, são os que são usados nos shields de arduino (mas eram com terminais bem afiados, para cortar o cabo e fazer o contato) e usava uma ferramenta, que é era usada para enrolar o cabo nos pinos como em centrais telefônicas antigas (não as de hoje que são pull-up).

Cara, se você nunca soldou, recomendo pegar PCBs velhas e aprender a ir tirando os componentes e resoldando. Aprendí a soldar assim. Tem muito tutorial n o youtube que podem te ajudar. Não é uma coisa difícil, mas requer uma certa habilidade, mas nada que não se possa aprender com um pouco de treino.

Compre um ferro de solda de qualidade. 30w, 40W é o suficiente para um começo. A solda que você deve comprar deve ser uma solda fina, 1mm ou menos é melhor, pois vai te garantir um melhor controle da quantidade de solda aplicada. Um bom sugador de solda também é fundamental para reparar os erros. Outra coisa é uma esponja para limpar a ponta do ferro de tempos em tempos. Se não tiver, faça como eu e compre uma ou duas esponjas de bronze e coloque num copo de metal. Enquanto você estiver soldando, mergulhe a ponta do ferro na esponja algumas vezes e isso limpa bastante. 

Não tente soldar seu projeto com seus componentes novos e logo da primeira vez que for soldar; ganhe um pouco de experiencia com as placas velhas para não estragar tudo. Já cometi esse erro, KKKKKK

Bom... Era o que eu ia fazer kkkkk

Valeu pela dica, tenho umas placas velhas, vou usa-las. Valeu

tentei montar circuito em placa ilhada, mas é meio tenso, tem que ter bastante coordenação motora o que infelizmente não é meu caso. Cheguei num consenso que é mais barato pagar para alguém fazer a placa, pois soldar apenas os componentes é muito mais fácil.

Se eu fosse você não comećaria usando placas "ilha", se ainda é iniciante em eletrônica ou nunca usou solda.
Demora muito pra soldar um componente, dá um trabalhão dobrar os fios nos tamanhos certos, consome muito tempo de trabalho. Pra piorar, se você soldar alguma coisa errada, vai ter o trabalho em dobro de retirar a solda, trocar componentes e soldar novamente.
Com o "bônus" de que isso acaba danificando as ilhas e você tem que comprar uma placa nova. As vezes, o erro é tão esdrúxulo (já aconteceu comigo) que, depois que tinha soldado centenas de pontos e dezenas de componentes, descobri um erro que teria que trocar a posićão de quase todos os fios.
Acabou saindo mais barato comprar uma protoboard bem grande (uns 60 reais), que é muito mais fácil para fazer alteraćões no circuito e eu reutilizo inúmeras vezes.
Depois, com tudo resolvido, você solda uma placa ou confecciona em PCB (que também é um processo relativamente simples quando você sabe um pouquinho só a mais de eletrônica).

Pois é Alexandre bem isso mesmo, depois de muito tentar descobri o macete da placa ilhada, mas igual vc falou da um trabalhão, principalmente imaginar os componentes invertidos na hora de soldar.

Minha primeira placa esta com um pequeno curto e não consigo descobrir aonde está, agora fico na duvida se compensa começar uma nova ou ressoldar até retirar o curto. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço