Participe do Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos para Carros - CEFAST BAJA

Fala galera!

Como vocês sabem, o intuito do LdG é aproximar pessoas, criar projetos e também mostrar tais projetos para a comunidade. Nesse contexto, recebemos uma proposta de colaboração com a equipe CEFAST BAJA, a qual constrói protótipos de um veículo Off-Road. Tal equipe atualmente está entre as melhores de todo o Brasil, sendo amplamente respeitada no cenário nacional.

Os caras são feras em mecânica e diversos sistemas, mas gostariam de ter um apoio de membros da comunidade aqui do LdG para desenvolver sistemas eletrônicos para seu carro. Então estamos dando uma força divulgando aqui e convidando a galera para participar do projeto. Nosso intuito é apenas apoiar o projeto divulgando e aproximando as pessoas interessadas em participar.

Como seria isso? As pessoas que se interessarem e acharem que podem ajudar poderão entrar em contato com a equipe eletrônica do CEFAST BAJA e fazer parte do projeto.

Não existe remuneração, a proposta é participar de um projeto interessante para trocar experiências, aprendizados e curtir o desenvolvimento de um sistema com aplicação real.

Quem se interessar poderia se envolver de maneira mais assídua com um projeto de engenharia voltado para a eletrônica de um carro. Esse projeto envolve uma grande variedade de assuntos eletrônicos, como telemetria através do LabView, programação através do arduino, confecção de PCI, chicote elétrico, painel de instrumentação, uso de diversos sensores, como velocidade, posição, combustível e acelerômetros.

A proposta dos caras é conhecer as pessoas que estão interessadas em fazer parte desse projeto, pegar o contato e montar um grupo no Wpp para estabelecer uma comunicação mais eficaz. Nesse grupo, uma espécie de consultoria, estaria quem se interessar em ajudar e os membros da equipe CEFAST. Posteriormente, usariam vídeo conferências para eventuais dúvidas, problemas, sugestões, exposição de ideias e do projeto. Seriam criados também tópicos no fórum explicando e expondo alguns projetos do CEFAST BAJA para os membros da comunidade.

Mas o que seria um "Baja"? Um Baja SAE é veículo fora de estrada (off-road), que leva apenas um piloto, projetado para as mais adversas condições de terreno, especialmente na terra. O veículo é projetado seguindo as regras e especificações da SAE (Society of Automotive Engineers) que limitam o carro quanto ao motor utilizado e dimensões da estrutura. O resto é puro desenvolvimento e projeto.

Durante as competições (uma por semestre) o carro tem que ser apresentado para um corpo de juízes, justificando todas as características do veículo, além de passar por rigorosas inspeções de segurança, conforto, aferição de motor, sistema de abastecimento entre outros. Passadas essas etapas o Baja já pode acelerar. A partir daí o veículo passa por vários testes, em diferentes pistas que desafiam piloto e Baja. Etapas como fast lap, suspension, traction e endurance abusam sem dó de todos os componentes. Para se ter uma ideia o endurance consiste em duas baterias de mais de uma hora e meia, com saltos, troncos, buracos (ou seriam crateras?) e curvas perigosas. Acidentes e capotamentos não são raros, mas todos estão sempre seguros, uma vez do alto rigor empregado pela organização quanto aos vários equipamentos de segurança.

O Baja SAE é um grupo de alunos de engenharia que fabrica um carro completamente do zero com seus esforços e conhecimentos.

A galera da equipe CEFAST BAJA disponibilizou os links abaixo para quem tiver interesse em conhecer mais e participar.

Para saber mais detalhes, poste sua dúvida abaixo que o Gabriel, membro da equipe, irá passar maiores detalhes.

https://www.facebook.com/cefast.baja/

https://www.instagram.com/cefastbaja/?hl=pt

https://www.youtube.com/watch?v=epEUC23oZ0Y //link da competição mundial.

https://www.youtube.com/watch?v=FaiaDvWCz-Y //link da competição nacional.

Exibições: 582

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite galera,
Eu sou o Gabriel que o Marcelo se referiu. Estou à disposição para qualquer coisa!

Gabriel boa noite, 

Minha sugestão é você divulgar aqui algum projeto que precisa e assim a galera do Lab poderá tentar ajuda-lo. 

Bom Dia José,
Eu já fiz isso. O problema é que o fórum as vezes é um canal de comunicação que demora mais. Precisava de algo mais rápido.

Boa tarde Gabriel, 

Você já abriu um tópico com algum projeto ? 

Aqui, a ajuda vem dos voluntários, por isso não é tão rápida como talvez precise. 

Boa tarde José,

Já sim, sempre tive resultados favoráveis. Porém, nesse caso do patrocínio seria algo mais sério e voltado mais para o particular, ao contrário do fórum.

Você consegue entender que, por se tratar de uma competição, detalhes específicos de projeto não podem ser tão expostos? Se isso acontecer, outras equipes com certeza irão se beneficiar.

Além disso, pelo fórum não posso ter uma comunicação na mesma hora, e os testes tem q ser realizados na faculdade e coincidirem com o horário que outro garajista irá ajudar. Então, muitas vezes isso não acontece.

São esses os principais argumentos de que o fórum não é tão eficiente para o meu propósito. Entende?

OK , agora entendi . 

Minha sugestão - monte um grupo no google hangout. (com os colegas voluntários) 

E agende uma reunião ( marque com antecedência, por favor) . 

Atenciosamente, 

jgustavoam@gmail.com

Bom dia GABS,

também estou à disposição para dar palpites, (as vezes errados, mas "Errare Humanum Est") .

No momento, qual a necessidade "mais rápida"?

RV

Boa Noite RV,

Espero no futuro errar o mesmo pouco que você erra. Brincadeiras a parte. Atualmente a priori é o circuito do RPM  (http://labdegaragem.com/forum/topics/como-zerar-rpm-de-um-motor), o qual estou executando os últimos testes que você pediu e como medir o volume de um liquido em um recipiente fechado, sem que esse recipiente possa ser furado. Exemplo: medir o volume de um tanque de combustível sem que ele seja furado. 

Muito obrigado pela sua constante ajuda.

Boa tarde Gabriel, 

Eu não estava acompanhando esse tópico.

Vou dar uma lida e ver o que posso ajuda-lo. 

Bacana, gostaria de saber mais e quem saber pode contribuir.

Abracos.

Boa noite Kleyson Rios,

Obrigado pelo interesse a disponibilidade de contribuir. Vou te encaminhar mensagens no privado. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço