Olá, pessoal.

Estou montando um painel de LEDs. Este painel tem caracteres fixos. São 11 caracteres (letras/símbolos). A princípio, o Arduino está programado para controlar 11 saídas, onde cada saída vai controlar um caracter, devidamente montado em uma placa com os resistores necessários.

O caracter que tem mais LEDs tem 40. Logo, esse caracter pode precisar de consumir 800mA. Se todos os caracteres estiverem acesos, total de 374 LEDs, serão 7,5 Amperes. 

Assim, não há como utilizar as portas do Arduino para controlar os caracteres de LEDs.

Eu já tenho a fonte ideal para fornecer os 5V ao circuito. Então, a solução imediata seria ligar cada porta do Arduino a um Relê, para controlar a corrente fornecida por esta fonte, para cada caracter de LEDs.

Aí é que vem o meu primeiro problema: o relê normal (mecânico), provoca estalos indesejados, não servindo para esta aplicação. Já os relês de estado sólido não controlam corrente contínua. Isso está correto? Não tenho como usar relês para controlar a corrente contínua externa ao Arduino, que não emitam qualquer som?

Então, vem o segundo problema: posso substituir os relês por transistores? Meu conhecimento em eletrônica é bem superficial, mas pelo que consegui pesquisar, um transistor consegue controlar uma corrente externa, da mesma forma que um relê?

Há alguma idéia, de preferência simples, para que eu consiga controlar este painel pelo Arduino?

Obrigado,

Norberto

Exibições: 315

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa, desculpe.

Era pro Ricardo mesmo.

Cara, quanto a isso pode ficar tranquilo, pois o TIP-31 é o mais baixo dos que te passei e a corrente máxima de coletor dele é de 3A e o 41 é de 6A não preciso nem falar do IRF que muito mais.

Eu não gosto de trabalhar no limite, se tenho algo que consuma 1A pode ter certeza que vou calcular com o dobro, e com isso não costumo ter problemas e a diferença de preço é pequena. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço