Bom dia pessoal, tudo bem?

Comprei recentemente um módulo Oxímetro MAX30100 e estou com algumas dúvidas antes de testá-lo.

Pelo que entendi, não é necessário remover os 3 resistores de 4.7k (pull up) se for utilizar apenas o módulo MAX30100 na I2C.

Entretanto algumas referências recomendam a retirada dos resistores de pull-up da placa e a instalação dos mesmos externamente https://www.teachmemicro.com/max30100-arduino-heart-rate-sensor.

Outros até recomendam adicionar mais 3 resistores de pull-up externamente no módulo MAX30100.

Essa divergência nas informações me deixou confuso! Posso usar o módulo MAX30100 ligado a um Arduino UNO sem modificar nem adicionar resistores de pull-up?

Agradeço desde já a atenção!

Exibições: 2492

Responder esta

Respostas a este tópico

José Gustavo,

Com relação as tensões dos reguladores: você usou o conversor de nível ou alterou o projeto do módulo?

Obrigado!

Samuel

Boa tarde Samuel, 

Eu também tenho o módulo MAX30100. 

Mas não testei-o ainda. 

O primeiro teste que eu faria é esse :

1) Não retire nenhum dos resistores do módulo MAX30100.

2) Alimente o módulo com 5V e meça (com muito cuidado para não fechar um curto) as tensões dos reguladores: 3,3V e 1,8V . 

3) use um conversor bilateral de níveis de tensão ( Lado do Arduino 5V e no lado do MAX30100 use 1,8V) 

Depois que tudo estiver funcionando, eu tentaria fazer algumas modificações. 

Bom dia José Gustavo!

Enquanto aguardo a chegada do conversor de nível, realizei o teste que você recomendou.

1 - Alimentei o módulo com 5V e as tensões nos reguladores estão ok: 3,3V e 1,8V.

2 - Após fazer as ligações do módulo, o led vermelho não acendeu, fiquei com a seguinte dúvida: Sendo os resistores de pullup ligados ao 1,8V uma característica do circuito de comunicação, pode isso interferir no funcionamento do circuito de medição?

3 - Aproveitei e rodei o I2C Scanner e o resultado não foi bem o que eu esperava. O Scanner não retornou a busca, permaneceu na condição "Scanning devices...", sem responder se encontrou ou não algum dispositivo.

Segue o esquema de ligação que utilizei.

Muito Obrigado!

Bom dia Samuel, sem stress..

Quando eu liguei o meu módulo na alimentação o Led vermelho também não acendeu. 

Ele deve acender quando for realizada as medições,creio eu.

Que bom que as tensões estão OK - 3,3V e 1,8V.

O I2C scanner não vai encontra nunca o módulo, se os níveis de tensão forem 1,8V! 

Por isso, estou recomendando usar o conversor bidirecional de níveis de tensão.

Assim que chegar esse conversor, se tiver dúvida, me avise! 

É muito simples fazer as conexões, se usar o tutorial da sparkfun.

Bom dia José Gustavo, tudo bem?

Recebi a mensagem que o correio entregou o conversor de nível lógico, pretendo testar quando chegar em casa!

Você poderia por favor verificar se o circuito em anexo que eu elaborei está correto?

Estou com uma dúvida: Como referenciar o 1,8V do lado do MAX30100 já que tenho apenas 5V e 3V3 no arduino... Pego uma derivação na saída do regulador de 3V3 do MAX30100?

Agradeço a atenção!

Ox%C3%ADmetro%20MAX30100.pdf

Boa tarde José Gustavo,

Fiz o teste do módulo com o conversor de nível e o I2C Scanner reconheceu o módulo no endereço 0x57. Para o teste eu utilizei um jumper entre a saída do regulador e a referência do conversor.

Quando fui soldar a derivação do 1.8V para alimentar a referência do conversor de nível, acabei danificando o regulador de 1.8V. Os componentes são bem pequenos...difícil de soldar.

Fica o aprendizado, para fazer esta solda é preciso um ferro de solda com ponteira bem fina...

Vou ver se consigo recuperar o módulo, mas acho pouco provável pois uma trilha foi danificada.

Ainda bem que eu tenho mais um módulo, vou trocar a ponteira do meu ferro de solda pra fazer a alteração no segundo módulo.

Entro em contato em breve, muito obrigado!

Boa tarde Samuel, 

Eu te avisei, não é? 

Você pode tentar recuperar uma trilha com fio bem fino. Poderá usar um fiozinho que faz parte de um cabo elétrico.

Para esse tipo de soldagem uso um ferro de soldar de baixa potência (até 30W) e com ponta fina. Solda Cobix 0,5 mm, 63x37. E uso uma Lupa que fica presa à cabeça. 

Avisou sim!

Pra fazer solda neste módulos minúsculos só com lupa mesmo.

Bom dia Minerin, tudo bem?

Pelo que entendi este erro é o mesmo encontrado pelo José Gustavo!

Então a utilização do conversor de nível corrigiria esta falha, confere?

Obrigado!

Samuel

Bom dia Samuel, 

No módulo conversor de níveis de tensão falta a conexão do pino LV (low voltage) à tensão de 1,8V ! 

Terá que puxar essa tensão do regulador 1,8V no Módulo MAX 30100. Muito cuidado para não fechar curto. 

Vai ter que soldar um fiozinho....

Acho que não tem problema conectar o pino INT diretamente no pino D2 do Arduino, pois é uma saída Open Coletor. Seria bom configurar D2 como digital input (pullup).

ok José Gustavo,

Vou testar e depois conto o resultado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço