Estou fazendo alguns testes com o sensor de corrente ACS712 de 30A. Porém tive um problema.

Por enquanto estou medindo a corrente a vazio. Ou seja, deve mostrar valores próximos de 0A. Porém não é o que acontece. Vamos lá:

Quando eu ligo apenas o sensor no arduino, ele me mostra 0,07A a vazio. Porém quando ligo, por exemplo, um relé no mesmo arduino e ativo ele, o sensor de corrente varia este valor de corrente, mesmo não tendo nada ligado no sensor. 

Fiz algumas medições com multímetro. Verifiquei que a tensão que entra no sensor e a tensão que sai no sinal para o arduino diminui. Tentei usar uma fonte externa, porém não funciona pois me parece que o arduino tem que estar ligado alimentando o sensor.

O código que usei é o seguinte:


const int sensorPin = A1;
float sensorValue_aux = 0;
float sensorValue = 0;
float currentValue = 0;
float voltsporUnidade = 0.0048828125;//5V/1024
int lamp=2;
void setup() {
pinMode(lamp,OUTPUT);
Serial.begin(9600);
}

void loop() {
while(Serial.available()){
String a=Serial.readString();
Serial.println(a);
if(a=="1")
digitalWrite(lamp,HIGH);
if(a=="2")
digitalWrite(lamp,LOW);
}
for(int i=500; i>0; i--)
{
sensorValue_aux = (analogRead(sensorPin) -511); // le o sensor na pino analogico A0 e ajusta o valor lido ja que a saída do sensor é vcc/2 para corrente =0
sensorValue += pow(sensorValue_aux,2); // soam os quadardos das leituras no laco
}

sensorValue = (sqrt(sensorValue/ 500)) * voltsporUnidade; // finaliza o calculo da méida quadratica e ajusta o valor lido para volts
currentValue = (sensorValue/66)*1000; // calcula a corrente considerando a sensibilidade do sernsor (66 mV por amper)

// mostra o resultado no terminal
Serial.print("corrente = " );
Serial.print(currentValue);
Serial.print("\n" );
sensorValue =0;
delay(150);

}

Exibições: 563

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Cássio!

Existe um biblioteca que facilita o uso desse sensor, sem precisar fazer muitos cálculos.

Veja um exemplo que fiz aqui:

http://josecintra.com/blog/medindo-corrente-alternada-arduino-acs712/

Se preferir fazer sem o uso de bibliotecas tem outro exemplo aqui:

http://henrysbench.capnfatz.com/henrys-bench/arduino-current-measur...

Caso, mesmo assim persistirem os problemas relatados, então o seu circuito pode estar sofrendo interferências, ruídos das outras cargas.

Sugestão:

- Coloque o seu código como anexo. Fica mais fácil de analisar

- Mostre o esquema que você utilizou (figuras ou fotos)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço