Bom dia colegas do Lab, 

Para quem viveu a infância na década de 1970, deve ter ouvido falar nesse Kit de experiências científicas que se chamava "Os Cientistas"

Na época que eu tinha entre 12 e 13 anos, minha mãe comprou o seis primeiros fascículos, que dava para montar um mini-microscópio. 

Os fascículos eram vendidos em banca de jornal, a cada 15 dias. Me lembro que às vezes atrasavam. 

O Projeto foi desenvolvido pela extinta FUNBEC e fabricado pela ESTRELA. Para mim, foi um projeto inovador e que deu ótimos frutos. Muitos que tiveram esse Kit na infância, prosseguiram na carreira científica. 

Constituía-se em kits de experimentos simples, acondicionados em pequenas caixas de isopor e inspirados em trabalhos de cientistas de renome histórico. Acompanhava manual de experimentação e um livreto sobre o cientista que dava nome à caixa. 

https://oscientistas.wordpress.com/a-contribuicao-pessoal-de-isaias...

Pesquisando na web, descobri que o Prof. Carlos Alberto Machado (que já esta inscrito no Lab) a partir de 2009, montou um Blog com o objetivo de recuperar o material sobre toda a coleção. Fiquei muito feliz em rever e conhecer mais sobre a coleção. Obrigado professor!

https://oscientistas.wordpress.com/

Descobri também um projeto da USP, com o mesmo objetivo de resgate da coleção. Nesse site poderá fazer o download de alguns fascículos com as biografias dos cientistas e os manuais de instruções das experiências. 

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/indice.php?midia=coci

Recentemente descobri na casa da minha mãe, alguns manuais de instruções e algumas peças dos Kits. Irei enviar para os dois sites, o material que irei escanear.

Caro colega, você tem algum Kit da coleção "Os Cientistas" em casa? Quer contribuir com o trabalho de resgate? Venha nos ajudar! 

Abraços, 

Gustavo Murta 

Exibições: 196

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito legal essa coleção.Pena que na época ainda era criança e não cheguei a vê-la.Você completou a coleção?Esse microscópio era bom?

Boa noite Américo, 

Na época que eu tinha entre 12 e 13 anos, minha mãe comprou o seis primeiros fascículos, que dava para montar um mini-microscópio. 

Não sei por quanto tempo esses fascículos foram vendidos, mas acho que foi entre 1972 e 1973 somente. Nunca mais eu tive ou comprei outro fascículo. 

O microscópio era bem pequeno e para crianças.

Foi apenas nesses dois anos mesmo. Um a cada 15 dias. O microscópio, apesar de pequeno, era o único disponível naquele período. Lembro que o meu foi usado por minha professora de ciências para mostrar a turma uma ameba que eu mesmo coletei em uma poça de chuva. Posteriormente a Abril usou as caixas que retornaram para lançar kits fechados com 9 caixas (incluíndo o microscópio) em uma caixa maior que eram vendidas em lojas de brinquedos.

Boa noite Prof. Carlos,

Enviei por e-mail, três manuais de experiências que eu escaneei.

Recebeu o e-mail?

Américo, veja o manual de instruções do Microscópio:

http://www.cienciamao.usp.br/dados/coci/_omicroscopio.manual.pdf

Tinha 3 lentes objetivas - ampliação 100X, 200X e 300X. 

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=coci&cod=_om...

Grato por tudo  José Gustavo.

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2019   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço