[Opinião] Interferência da Telefonia 4G em radiocontroles que operam em 2.4GHz.


Interferência da Telefonia 4G em radiocontroles que operam em 2.4GHz.

  Os sistemas de radiocontrole em 2.4GHz, depois de um periodo inicial quando alguns aeromodelistas perdiam o controle do modelo pela má utilização do equipamento, principalmente pelo mau posicionamento das antenas do rádio e do receptor, agora podem estar enfrentando um novo problema que tem causado algumas quedas de aeromodelos: A possivel interferência dos sistema de telefonia móvel que opera em 4G.
             Para que possamos nos situar e compreender o assunto, é preciso fazer uma breve explanação da forma que foi implantada a telefonia 4G no Brasil.
             As frequencias destinadas para a telefonia 4G em muitos países, inclusive no Brasil, estão predominante situadas na faixa dos 700MHz ( 698 - 806MHZ ).
             O problema é que no Brasil parte dessa faixa de frequencias, atualmente é ocupada por algumas estações de TV com sinal analógico e, enquanto essas emissoras não migrarem para o sistema de transmissão digital, as operadoras de telefonia movel não podem utilizar a faixa dos 700MHz. A mudança do sistema de TV analógico para o digital estava prevista para o final deste ano ( 2015 ) mas foi prorrogada para 2017/ 2018,
             Com a decisão de implantar a telefonia 4G a curto prazo uma vez que as operadoras já haviam pago pelas concessões dos serviços, o governo ( ANATEL ) foi obrigada a oferecer outra faixa de frequencias para que o sistema 4G fosse implementado já que não poderia ser utilizada a faixa dos 700MHz. 
             A faixa disponibilizada foi a compreendida entre as frequencias de 2.5 a 2.69 GHz.
             Como sabemos os radiocontroles de 2.4GHz utilizados nos radiocontroles, bem como em qualquer sistema de WiFi funcionam entre as frequencias de 2.40 a 2.48 GHz  ou seja numa frequencia muito proxima daquela em que está operando a telefonia 4G.
             Embora os dois serviços - 4G e radiocontroles - não estejam ocupando a mesma frequencia, é preciso levar em conta que, enquanto os radiocontroles utilizam potencias da ordem de 100 mW ( 0,1 watt ) as ERBs ( Estações Radio Base ) dos celulares, dependendo da situação emitem o sinal com potências de 10 até 1000 watts !
             Ora, mesmo para um leigo no assunto não é dificil imaginar que um receptor de radiocontrole projetado para receber um sinalzinho de 0,1 watt a distâncias maiores que 1 Km possui um circuito de alta sensibilidade, o qual, quando submetido a sinais de alta intensidade em frequencias próximas poderão sofrer interferências. 
             Quando um receptor de 2.4GHz sofre uma interferência ele "congela" os comandos entrando no modo Fail Save e, se a configuração do Fail Save não foi préviamente configurada ou mesmo se o receptor não oferecer essa função, o modelo irá continuar na mesma trajetória até que encontre algum obstáculo que o fará parar, que, via de regra é o solo.
             Entretanto não são apenas as ERBs que podem interferir nos rádios de 2.4, é preciso lembrar que um smart phone que esteja conectado ao sistema 4G também estará irradiando um sinal na faixa de 2.5GHz de até 3 watts que é a potencia máxima de um celular.
             Então se você está voando e ao seu lado alguem resolve fazer uma ligação ou acessar uma rede social no telefone pode haver problemas porque a potencia do rádio é muito menor que a do telefone e, nem sempre o sinal emitido pelo rádio chegará corretamente ao receptor. 
             O exemplo clássico dessa situação é você estar num estádio vazio e gritar para alguem que esteja distante, certamente você será ouvido. Agora se o estádio está cheio de gente a pessoa não vai conseguir escutar. 

Este é parte de um texto que recebi por e-mail. Gostaria da opinião de vocês para saber o que vocês acham sobre isso. 

A interferência é tanto assim? Ou afeta mais as pessoas a qual esse texto foi endereçado(pessoas que praticam aeromodelismo)?

Exibições: 650

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho um Drone Phantom 2 da DJI. O fabricante recomenda evitar proximidade de aparelhos celulares e de antenas de telefonia também. 

Não consigo fazer o  procedimento de calibração do compasso, se estiver com o smartphone no bolso...

http://labdegaragem.com/forum/topics/dji-phantom-2-quadricoptero

http://wiki.dji.com/en/index.php/Phantom_2

O Drone Inspire  usa a frequencia 5,8Ghz para evitar tais interferências .

http://www.dji.com/inspire-1/info#specs

http://www.dji.com/inspire-2

Interessante.... Mas sera que essa regra se aplica aos rádios NRF24l01?? Eles também trabalham a 2,4GHz.

RH, boa noite!

A transmissão RF é regulamentada e precisa de autorização para usá-la.

No entanto, a faixa de 2,4GHz é livre, não necessita de licenciamento.

Por isso existem vários tipos de tecnologias wireless que operam nessa faixa: Wi-FI, Bluetotth, celulares, etc.

Por isso, sim, podem ocorrer interferências.

No entanto, o NRF24I01 possui 128 canais que podem ser selecionados quando ocorrer algum tipo de problema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço