Olá Pessoal

Acompanho o forum do lab e vejo que têm muita gente entusiasmada com automação residencial, eu mesmo estou fazendo algumas coisas na área, tinha até a pretensão de fazer algo comercial, mas uma série de obstáculos acabam fazendo com que os planos não saiam como a gente planeja.

Um dos gargalos que eu vejo é a interface de controle. A ideia abaixo parece bem interessante, é uma interface de código aberto.

Usando esta interface os esforços poderiam ser direcionados para desenvolver o hardware, seria meio caminho andado.

Sei que tem muita gente usando o SCADABR, mas o openhab, pelo pouco que vi, acho mais bem aplicável.

Alguem já brincou com o openhab ? se não podemos começar uma thread aqui mesmo para irmos descobrindo como usar.

http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/uma_casa_em_codigo_abert...

Exibições: 1571

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito Bom! Bem na linha que estou tentando desenvolver uns projetos...gostei da ideia do thread. Vou começar a estudar devagar, mas iniciar... Pode contar comigo.

Alexandre,

saudações tecnologicas...

a automacao usando a rede eletrica é estudo de muitos interessados. Funciona enviando um sinal de controle em uma sinal portador cuja a frequencia seja diferente dos 60 hz da rede comum. No entanto, o grande gargalo esta nos transformadores que não dexam passar uma frequencia diferente dos 60 hz sob pena de serem expressas como harmonicas o que é muito perigoso. Um outro problema esta no bloqueio das frequencias usadas no interior das residencias para a rede eletrica da rua, tambem por causa dos harmonicos. Porem, que sabe que é daqui que sai uma solução... Estou a postos :)

 

Vê no último paragráfo. HARMÔNICOS.... :(

 

porém, vams lá... vou olhar os componentes... irá fazer o circuito?

 

 

na verdade, teoricamente, harmonicos sao quaisquer frequencia que nao seja a frequencia, ou faixa de frequencia, que esteja sendo trabalhada. insisto nisso porq elas podem dar dor de kbeça......

Olá pessoal,

No circuito acima, se for usar os cinco canais, vai ser preciso montar cinco circuitos do receptor.

O 567 é um filtro PLL relativamente sensível que vai responder a uma frequencia que é ajustada pelo trimpot e pelo capacitor de 100nF. Cada canal deve ser ajustada para uma frequencia diferente.

Os harmonicos que o autor relata são os múltiplos da frequencia ajustada para um canal e estas frequencias nçao poderão ser usadas por outros canais.

Por exemplo, se o canal 1 for ajustado em 1kHz, os harmonicos serão 2kHz, 3kHz, 4kHz, etc e se estas frequencias forem ajustadas nos outros canais vai ocorrer interferência.

 O lance é ajustar 5 frequencias que não tenham multiplos na frequencia dos outros canais. Quanto maior o número de canais mais complicado fica o ajuste.

Abraço.

Realmente, facilitaria bastante pois elimina os ajustes dos canais.

Olá pessoal,

Parece ser interessante, também vou começar a estudar o OPENHAB na medida do possível.

Acho que um bom começo seria verificar quais são os protocolos suportados pelo sistema supervisório e verificar se já existe uma biblioteca pronta e a facilidade de implementar o mesmo na plataforma usada no campo, seja ela Arduino, PIC, MSP, 8051 ou outra qualquer.

.Abraço.

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço