Na tabela ao lado da área marcada em vermelho indica que se nas entradas "A" e "B" o sinal for HIGH que o circuito fará um Brake (freio).

Como isso funcionaria na parte do circuito em vermelho?

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Se entendi essa aparente gambiarra serve para garantir que o 0 0 seja um "No Power" e não um freio.

A aciona um lado da ponte H, B o outro.

As 2 acionadas ao VCC gera freio (1 1)

As 2 acionadas ao GND geraria freio tb (0 0).

A ideia do kra foi por os 2 diodos. Assim o 1 1 aciona os 2 mas o 0 0 não aciona nenhum. Resolve isso, mas gera um bug. Vc nunca mais consegue fazer os comparadores de 1V acionarem pq vc tem desligado ou 1 na entrada.

Solução: Adicionar esses 2 transistores, que no caso de acionamento 1 0 ou 01 trabalham garantindo o 0 no lugar certo.

Bem bolado.

Olá Eduardo.

Exatamente conforme a tabela. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este tipo de construção.

De acordo com a resposta do nosso amigo Murta, imaginei que o efeito seria uma "trava" baseando-se na construção de flip-flop, o "eletron" que chegar na frente travaria a outra porta para não atrapalhar o funcionamento da Ponte-H.

Obrigado pela resposta.

Euclides.

A minha opinião é de que os transistores e diodos servem para construir a situação 0 0 de "No Power". Caso eles não estivessem ali, nessa condição teriamos também freio.

Em outras palavras: Os diodos garantem a situação 1 1 perfeito funcionamento (freio) e no 0 0 desligamento do circuito, mas geram um bug, o circuito deixa de funcionar corretamente nos modos 0 1 e 1 0. Os transistores criam um "bypass" no diodo, transformando ele num curto (faz o trecho conduzir para o outro lado tb) se a outra linha de sinal for 1.

Não vejo um flipflop. O flipflop tem a base ligada ao coletor do outro, para gerar um inverso e ali está no emissor, alem dos emissores no GND, que no caso do circuito estão no sinal, embora realmente sejam circuitos visualmente parecidos.

 

A minha dúvida principal seria, se diante dos comparadores de tensão, e de acordo com essa disposição dos transistores (BC847) os 0 e 0 deixariam o motor girar louco. 1 e 0 ou 0 e 1 fariam o motor girar à esquerda ou à direita e 1 e 1 fariam um curto entre qq. das partes, de cima ou de baixo da ponte, e assim este curto seria o freio para que o motor não girasse (pelo menos ficasse "pesado") louco. Entendeu?

Exatamente. Só trocaria o "louco" por "livremente".

Louco pra mim dá mais a impressão de disparo que de liberdade. Ele fica leve, perde rotação lentamente. No caso do freio ele fica pesado, perde rotação rápido, embora vire.

Vou montar...vamos ver no que dá.

Depois eu ponho os resultados aqui.

Obrigadão.

Euclides.

Caro Euclides , o circuito em vermelho é um Flip flop RS .

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3308-multivibrador-astave...

http://escolaindustrial.com.br/escolaindustrial.com.br/Apostilas/M-...

Quando comecei a estudar eletrônica ( a 40 anos atrás) eu montei alguns multivibradores com transistores. 

Era muito legal !

Grande Murta!

Pensei exatamente isso, mas queria a opinião de vocês. Imaginei que o efeito seria uma "trava" baseando-se na construção de flip-flop, o "eletron" que chegar na frente travaria a outra porta para não atrapalhar o funcionamento da Ponte-H.

Fiz tambem diversos circuitinhos pisca-pisca (toda saber eletrônica tinha um no meio dos projetos, de forma que aquilo nunca saiu de minha cabeça). Nas minhas fotos, quando estava em um local esperando um pessoal que demorou,. para não fazer nada, montei um pisca-pisca, sem placa, ou proto mesmo, "no ar" e consegui faze-lo funcionar, quis exercitar a capacidade de montar um circuito com restos de placas, no caso de algum acidente e assim, poder ter uma ferramenta para facilitar a localização pelo socorro...bons tempos aqueles.

Obrigado pela resposta.

Euclides.

Repare que com 1 e 1, que é a função "freio", estes níveis simplesmente neutralizam os transistores e passando direto pelos diodos 1n4148 chegam aos comparadores que, geram uma tensão pequena / menor que ativa de giro, fazendo que o motor não gire mas tenha uma verta inércia pra rodar

Verta? No sentido de derramar? Verter? Ou foi digitado errado?

Desculpe, o entendimento ficou estranho.

Obrigado, assim mesmo.

Euclides.

certa

Aaaaaahhhh...entendi.

Ele cria um curto através de uma das "pernas" ou "braços" da ponte?

De forma a manter o motor em curto e sem alimentação de umas das partes, superior ou inferior, e isso geraria um "freio" para o motor girar? Pois motor em curto tem resistência ao giro, certo?

Euclides.

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