Encontrei este blog do Paulo Trentin, onde neste pequeno artigo, ele consegue demonstrar na prática, o que é um verdadeiro Hacker. 


A imprensa (principalmente a televisão), tem usado esta palavra de uma maneira totalmente errônea, e estão colocando Hackers no mesmo patamar de bandidos. 

Acredito que o Paulo, conseguiu neste artigo definir de uma maneira prática, o que um verdadeiro Hacker faz; simplesmente uma pessoa que não se conforma com a maneira como as coisas são feitas e parte para estudá-las e aperfeiçoa-las. 

Deixo aqui o link, para quem quiser acompanhar todo o trabalho deste sujeito, que simplesmente ficou de saco cheio por ter pago uma fortuna pela sua máquina de lavar e resolveu "hackear" a própria, fazendo com que funcionasse de uma maneira melhor do que a original e adaptou um Arduino para controlar a programação da máquina de lavar. 

http://www.paulotrentin.com.br/eletronica/consertando-maquina-de-la...

Exibições: 2259

Responder esta

Respostas a este tópico

O que vai aparecer de gurizão estragando a maquina de lavar da mãe só pra poder fazer uma dessas...

vou ter que estragar a maquina da minha mãe.....

ae eu tento concertar com um garagino... ; )

Se bem  que um botao da maquina aki de casa ta ruim e.e ou seja perda total

O meu pai fazia estes "levantamentos" de automatismos de máquinas de lavar usando lâmpadas...e trocava os contatos usando contatos de platinados de motor de automóveis.

Dava garantias malucas para os serviços, até hoje ninguem ligou pedindo manutenção.

As máquinas são muito mal feitas hoje em dia, isso é feito de propósito (senão as "autorizadas" morrem de fome...).

E nós??? Somos os trouxas que mantemos os expertos passeando de carrões enquanto seus "funcionários" fazem isso por eles...

Mas esses dias estão acabando. A Chinesada logo...logo...vai invadir o mercado com suas máquinas de R$ 30,00...

Eu já tinha visto este projeto achei excelente, principlamente pelo fato que o Luís disse, vc nao está feliz com o produto do mercado e faz do jeito que deve ser.

Todo produto é feito para durar em tempo determinado, a famosa durabilidade.

Hoje você compra um celular/smartphone você acha que ele durar quanto ? Eles vão parar de funcionar pelo desgaste do tempo e na data bem próxima do anunciado pelo fabricante ! Comecem a perceber isso.

Hackear uma máquina de lavar é uma coisa, fazer isso em SMD é "outra" totalmente diferente.

Sexta-feira passada, fui visitar uma pessoa que tem uma fabricação artesanal de um produto que tem tudo para crescer muito no mercado. Ele me mostrou a placa eletrônica de seu produto, achei muito bem feito.

Depois me mostrou "as amostras" que recebeu de Taiwan dos novos CIs que seus fornecedores estarão fabricando para substituir os antigos (que ele usa).

Vou dizer uma coisa: Se depender desses "povos de lá" os dias de DIY estão acabando.

A nossa sorte é que estão começando a aparecer empresas dispostas a prestar este tipo de serviços e com a concorrência, eles toparão fazer lotes pequenos (igual está ocorrendo com PCIs).

Vamos ver o que acontece...

Isso se chama Obsolescência programada. Um exemplo típico disso, são as impressoras a jato de tinta, encontrei um site onde o cara descobriu que as impressoras Epson e HP tem um chip contador, e que após determinada contagem a impressora começa a falhar, informando ao computador que não tem mais tinta, que as cabeças estão entupidas, e lá vai o usuário tocar aquele processo de limpeza dos jatos de tinta, e lá se vai a tinta dos cartuchos. Tudo isso na verdade é provocado por um chip, que torna limitada a "vida útil" da impressora. O cara deste site, conseguiu estudar as impressoras e escreveu um software para zerar esse chip contador, fazendo que as impressoras voltassem a funcionar. 

Na verdade a gente vive um dilema, nós possuímos tecnologia para fazer produtos duráveis, mas ao mesmo tempo não podemos fazer produtos que durem a vida toda, porque senão o preço fica exorbitante, e os fabricantes vão a falência porque não conseguem mais se sustentar no mercado. 
Mas acho que analise de tudo isso não pode ser tão simplista assim, principalmente que nesse mundo pós-moderno esta em jogo também a sustentabilidade, os recursos do planeta vão ficando escassos, e todos temos que pensar numa forma de mudar esse sistema todo. 

Um vídeo interessante sobre isso : http://youtu.be/pDPsWANkS-g

Gozado...a 70 anos atrás, se fabricava menos coisas que hoje, Porque se vendia menos, o que tambem quer dizer que se compravam menos eram mais duráveis e as empresas não quebravam. Ou estou falando besteira?

Pois é.. Era assim...

Agora os industriais não querem ter só sucesso e dinheiro para serem felizes, eles precisam enriquecer muitos acionistas e investidores que sequer sabem quanto dinheiro tem... 

A ganancia fala mais alto. Querem pagar o mínimo lá na china e vender aqui pelo máximo.

A idéia é GANHAR sempre, por isso que ITUNES, Play Store estão bombando.

A Microsoft já criou a sua e as outras estão correndo atrás...

Assim o dinheiro entra sem se preocupar com a durabilidade !

Por isso é nossa "obrigação" reverter este processo.

Senão, logo...logo...teremos que achar outro planeta para buscar recursos, água limpa, Ar respirável...etc...

Alguns filmes que mostram épocas pós apocalipse, mostram bem como as coisas vão ficar e "quem" serão os "manda-chuvas" do pedaço: Quem detém conhecimento e controle sobre as máquinas que podem limpar alguma coisa pros otários...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço