Bom dia Companheiros do Forum

Sou leigo em eletronica, e gostaria de saber como faço para medir no arduino uma corrente gerada por um motor de microondas, afim de construir um anemometro. pelo que medi pelo multimetro, acredito que os valores não cheguem a 2000 mV.

Existe algum circuito para montar, ou basta apenas ligar o motor em uma das saidas do ardino ??

Estudo Agronomia, mas me formei Tec em Processamento de Dados. Estou a algum tempo, construindo uma estação metereológica, visando baixo custo e resultados razoaveis... Já tenho sensor de temperatura (lm35), Umidade(dht11) e Pressão(bmp085), funcionando perfeitamente. Adquiri um Arduino UNO R3 para me ajudar com esste trabalho.

Exibições: 631

Responder esta

Respostas a este tópico

Realmente. Pelo que sei o Arduino "lê" tensão (na faixa de 0 a 5 Volts, para mais tem que se apelar para divisores de tensão).

Mas será possível um circuito ACO (Oscilador controlado por corrente???), linear e preciso o suficiente para que possa ser ligado a um Arduino e através da frequência (ou tempo) indicar a corrente que está atravessando o circuito?

É uma idéia...

Tem um Ci especializado.

ADE7759 da Analog Devices.Nunca Usei.Mas eu coleciono datasheet para quando surgir as demandas.Faça uma pesquisa no site da Analog Devices.

vc consegue "ler corrente" aplicando a lei de ohm, medindo a queda de tensao entre dois pontos...  O limitante, no caso, é que os arduinos operam nativamente com 5 ou 3.3v... pra tensoes maiores vc tem que recorrer a dispositivos externos.

Irineu, seu objetivo é medir a velocidade do vento ???

Se vc quer medir colocando uma ventoinha pra rodar e lendo a "corrente" gerada temo que não esteja em um caminho mto bom... Acho ainda que vc queria dizer tensão, já que falou depois em mV.. Mas enfim, entendemos que vc não é da área.

Salvo se vc calibrar com um instrumento vc não tem linearidade, está usando um equipamento de forma diversa do que foi projetado e tal...

Sugiro pegar essa ventoinha, arrancar o miolo (bobinas) que podem gerar atrito (por isso ela anda de soquinho qdo está quase parando), e por pra rodar com um par otico de mediçao de rotaçao. Similar aos kits didáticos por aih:

Algumas ventoinhas que tem 3 fios já tem o sistema de medição interno, mas não sei se dá pra aproveitar. Se for de efeito hall até deve dar. Só teria que desligar ou retirar as bobinas sem danificar o sensor. Aih vc alimenta pelo preto e vermelho e mede pelo preto e amarelo (salvo engano..).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço