Aí galera, esse é meu primeiro post aqui no fórum e espero se o primeiro de muitos :D

Tenho um projeto para ser entregue esse sábado bem simples, a intenção é conectar uma maquete alimentada por uma voltagem de 12V  e estou com a intenção de colocar um Arduíno antes da rede com uma programação em Delay.

Pesquisei na internet, e achei varias situações, foi quando comprei um Relê de 12V e um Transistor BC 548

Acontece que estou com medo de queimar minha placa de Arduíno.

Gostaria da ajuda de vocês para realizar a conexão e se possível na programação (apesar que o que mais me preocupa são as conexões).

Podem dar uma força?

Exibições: 684

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem fotos do relé? Coloca mais ou menos o que você quer fazer. Por ex: Ligar uma lâmpada por x segundos e depois aguardar um evento x, y ou z e dependendo do evento ocorrido, a lâmpada piscar x, y ou z vezes..

Estou no trabalho, mas a tarde vou estar em casa, ai coloco mais detalhes

Quer certeza de não queimar o Arduino usando tensoes mais altas?? Tá em cima da hora de entregar o teu projeto, mas vc ainda vai precisar com certeza: pesquise opto-acopladores, especialmente o 4N35.

Tô operando correntes trifásicas aqui usando o conjunto Arduino+LED+opto-acoplador+relê+contactor.

Poxa cara, VC me desanima com falando q estou em cima da hora.. Kkkkkk.
Valeu muito pela dica

Isso aí, desse jeito q eu to fazendo, mas no lugar do diodo, um LED+opto-acoplador. E na saída do relê, a entrada de um conjunto contactor-relê trifasico. Este liga 14 motores de 3KVA.

Marcus valeu pelo esquema, queria saber esse capacitor, é de quanto?
O outro q está ao lado do capacitor é um diodo? De quanto?

Que capacitor? É um relay, um transistor, um resistor e um diodo.

pode usar um resistor de 2.2k (qualquer tolerância e potência), diodo 1N4148 e transistor podem ser vários: 2n2222, BC546, 547, 548, 549 ou 550. Só tem que ter cuidado com a pinagem(olha no datasheet) esse do esquema é pinagem igual ao 2n2222 de plástico.

Tem que ver se o transistor é PNP ou NPN pra saber a ligaćão (datasheet), observando o sentido da corrente. BC548 é o mais fácil de encontrar, assim como os chamados "transistores de uso comum".

Quanto ao diodo, pode usar um LED e um resistor de 220 Ohm (em série) no lugar do diodo. É mais fácil encontrar (onde eu moro é difícil achar qualquer coisa) e servirá pra te mostrar que o circuito foi ligado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço