Nodemcu V3+MH-SD Card Module+DHT 11 - Leitura via WiFi

Pessoal,

Boa Tarde...

Estou aprendendo sobre arduino e gostaria de fazer um datalogger para medir a tempertura com o DHT11. Utilizando o Arduino Uno eu consegui fazer as leituras retirando o cartão e colocando no PC. Mas gostaria de  utilizar o Nodemcu V3+MH-SD Card Module+DHT 11. Vi alguns tutoriais onde eu consigo ler as informações retirando o cartão, mas gostaria de saber se é possível ler essas informações através do wifi do nodemcu? Talves no local onde ficara o datalogger não haverá acesso a internet, eu só gostaria de ler os dados sem ter que ficar retirando o cartão, seria mais uma opção de leitura...

E como faço para colocar o módulo RTC para ter os horários das medições?

Cenário:

NodeMcu + HD-SD Card Module+ DHT11 = Acessar essas informações vi WiFi

Muito Obrigado!!!

Exibições: 730

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Hugo. Acho que o caminho mais correto a se fazer é criar um servidor local para armazenar essas informações um um banco de dados localmente. Fazendo assim vc poderia visualizar sem retirar o cartão sd, alias, não vai mais precisar do cartão sd e nem do rtc mas precisará de um pc como servidor. Infelizmente ainda não estou muito maduro nessa pare mas tem bastante material pelo LdG ou google. Boa sorte. Espero ter ajudado.

Obrigado pela resposta... Pensei nessa possibilidade do PC também mas acho que o NodeMcu me permita criar um servidor web... 

Realmente permite mas fica limitado. E essa limitação vai depender do seu nível de programação. Além dos dados, a página também vai ter que ficar armazenada no SD ou numa parte da memória que seria tipo uma memória interna, alguns garagistas estudou isso. Conforme vai abrindo as possibilidades vai dificultando, na minha opinião. Nada que uma boa pesquisa e bons amigos em uma comunidade não possa resolver rsrsrs. Pode contar comigo.

Obrigado!!! Assim que fizer uns testes aqui eu volto pra te incomodar entao...

Boa tarde, vamos lá.... aqui no LdG mesmo tem um tópico muito bom para ler o sensor dht22 e armazenar no sd. Caso ainda não tenha essa parte pronta sugiro dar uma olhada.

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/m-dulo-sd-card-com-esp8266-e...

Esse link abaixo integra o rtc ds3231 com o esp8266:

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=...

Precisamos dessa parte funcional para prosseguir com o próximo passo. 

Até a próxima.

Aos poucos ta saindo... Olhei esse material que vc indicou e consegui fazer o passo de armazenar no cartão de memória num arquivo .csv.... Está armazenando a temperatura e a data, retiro o cartão e passo para o computador e abre OK mas as colunas não tem cabeçalho (Temperatura|Umidade|Data) tem como colocar??... O próximo passo seria fazer essa leitura dos dados armazenados através do wifi do nodemcu, aproximando um computador ou até mesmo um outro arduino (preferencialmente)... Anexei uma foto pra dar uma idéia do que estou tentando fazer... Mais uma vez muito obrigado por toda ajuda...

Anexos

Boa tarde...

Segundo a foto, o projeto mudou de rumo, mas ainda segue o mesmo seguimento. Estava analizando uma forma simples de fazer tudo sem o uso de um pc... pensei assim:

_ler os dados do dht22;

_ler os dados do tc;

_armazenar os dados do dht22 e do rtc linha por linha em um arquivo txt;

_usar o exemplo  webserver para criar uma pagina html;

_carregar os dados do arquivo txt em uma variável e carregar essa variável na pagina;

Esse é meu pensamento... se der certo vc conseguirá ver os dados do cartão sem formatação acessando o ip do nodemcu.

Poste o código que está usando para que possamos dar uma olhada.

Abraço!

Esse é o código que estou usando... Não manjo muito, vou juntando e criando umas partes... Qualquer coisa que estiver errada é só dizer que mudo aqui...

Segue anexo uma imagem com o resultado na porta serial (apenas para conferência), o arquivo gerado no cartão e o arquivo aberto mostrando os dados salvos. Preciso ainda conseguir mudar a formatação dos números (casas depois do ponto Ex.: 13.00 e quero exibir apenas o número 13)...

Aos poucos vou ajeitando aqui...

Coloquei o código no pastebin (nunca usei) vê se você consegue visualizar...

https://pastebin.com/effDDsp3

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço