Tenho duas NodeMcu. Uma delas pisca o led azul ao conectar o cabo usb e a outra não. Ao tentar carregar nesta última um programa há a indicação abaixo:

warning: espcomm_sync failed

error: espcomm_open failed

error: espcomm_upload_mem failed

error: espcomm_upload_mem failed

Isto seria uma indicação de que esta segunda NodeMcu está pifada?

Exibições: 406

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Bom dia , 

Essas mensagens estão relacionadas com a comunicação serial. 

Você esta usando a IDE do Arduino ? Já gravou algum programa no módulo  NodeMCU ?

Estou usando a IDE do Arduino. A NodeMCU que pisca o led azul eu uso com frequência, ou seja, carrego programas frequentemente. A placa com problema eu recebi recentemente e desde a primeira tentativa ela apresentou o problema, ou seja, quando eu coloco o cabo usb não há o piscar do led e quando tento carregar algum programa no módulo aparecem as mensagens relativas à comunicação serial. A porta selecionada no IDE do Arduino é a mesma utilizada no caso da comunicação com o módulo que funciona sem problemas.

Olá,

Ambos são do mesmo fabricante, as vezes uma placa usa um driver, diferente de outros, tente elucidar se possível envie fotos.

Por outra parte, quando você conecta o ESP que esta dando problemas, faça isso com o gerenciador de dispositivos aberto, e veja se quando espeta o USB no computador no gerenciador aparece a porta na aba COM, se sim, verifique se esta bem selecionada na IDE, caso apareça um signo de admiração amarelo na porta COM, pode ser problema de driver.

Abs.

CK

Ok Carlos. Vou tentar. Obrigado pela gentileza. Dou um retorno posteriormente sobre o resultado.

Olá Carlos,

Efetivamente quando eu espeto o USB no ESP com problema o gerenciador de dispositivos indica uma nova porta na aba COM. O módulo está bem selecionado na IDE porque eu repito o mesmo procedimento com o outro módulo que está ok e este último funciona normalmente. O que me intriga no caso do ESP que não está funcionando é o fato de não haver qualquer sinal no LED do módulo ao conectar o usb. Segue a foto do módulo que está com problema.

Anexos

Olá Mauricio,

Se esta parte esta tudo ok, podemos deduzir que o modulo esta com algum problema já que o outro funciona normal, o que nos leva a deduzir que a porta USB e o cabo também estão bons.

Resta fazer uma outra tentativa, as vezes o conector da placa (USB) pode vir com defeito de solda fria (Mal contato) então para descartar essa possibilidade tente o seguinte:

Use uma fonte de 5V, 1 Amperes minimo, se tiver disponível, e alimente a placa na entrada VIN e GND, para maior clareza anexo desenho com indicadores no seu desenho, e se mesmo assim não funcionar, tente medir com multimetro a tensão de entrada e saída do regulador de tensão de 3.3V da placa, também sinalizei com uma flecha. Link meu canal: AQUI Visite

Abs.

CK

Olá Carlos,

Fiz os testes que você sugeriu. Com a alimentação de 5 v no VIN e GND medi 4,88 v na entrada e 3,3 na saída. Fiz as mesmas medidas com o cabo usb conectado e medi 4,66 v na entrada e 3,3 na saída. 

Olá Mauricio,

É quase obvio que você deve saber que ao mudar de placa, na IDE deve selecionar a porta  que aparece no seu gerenciador de dispositivo de acordo a cada placa, mas devido a pergunta do colega (amigo) J.Gustavo, fiquei com a mesma duvida agora, responda por favor quando puder se você esta mudando a porta de acordo para cada uma das placas e não usando sempre a mesma como o J.Gustavo pergunta.

O fato de o led não piscar quando plugado na energia sim é um indicador de problema, mas vamos eliminar todas as duvidas antes de condenar a placa.

Abs.

CK

Bom dia , 

Como você usa dois NodeMCUs na mesma IDE, você mudou o número da porta ao conectar ?

Na IDE Arduino:

Ferramentas / PORTA 

Olá José Augusto, Carlos,

Quando eu testo as duas Nodes eu as testo separadamente, ou seja, não conecto ambas simultaneamente em duas USB´s do PC. No teste com cada módulo, o PC aloca sempre a COM11 para a comunicação serial com o NodeMcu testado levando portanto à seleção da COM11 na IDE do Arduino.

Olá Mauricio,

aparentemente a placa esta com problemas mesmo, pode ser um simples resistor, ou o chip mesmo deteriorado, restaria pegar a folha de dados e verificar se esta chegando no chip da placa a tensão e GND nos correspondentes ports para descobrir mais alguma coisas, tudo depende do custo beneficio.

Boa sorte.

Abs.

CK

 

Olá Carlos,

Somente para complementar, refiz os testes com a IDE do Arduino no Raspberry pi 3 e os resultados foram os mesmos. De qualquer modo obrigado pela ajuda sua e do J. Augusto. Aprendi um pouco mais!

Grande abraço,

Mauricio Magalhães

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço