Não exibir determinado componente na contrução da PCB EAGLE

Boa noite a todos

Alguém poderia me ajudar ?

Tenho um esquemático no eagle com transformadores e alguns outros componentes que não devem ser exibidos na pcb, mas que precisam estar no esquema. Nesse caso, como faço para criar a pcb ? 

Obrigado

Exibições: 878

Responder esta

Respostas a este tópico

E, o eagle não aceita modificações somente no pcb.

Mas tem uma gambi... :-)

Faça 1º o sch.

Crie o pcb à partir do sch.

Vá na pasta desses arquivos e copie o pcb e salve com nome diferente do original..

Assim vc pode modificar esse 2º arquivo sem problema. Delete os compos que não quer ter no pcb, e/ou coloque pads para ligação desses compos retirados.

Mas o link com o esquema será perdido, então se previna e deixe pra criar o pcb só depois que tiver certeza que o sch está perfeito.

O correto mesmo seria vc usar o Eagle para a placa, ou seja: Tudo que vai na placa.

Depois vc faria em outro arquivo eagle o esquema de ligação da placa, onde ela apareceria como um componente.

Nesse esquema de ligação poderia ter o cordão de força, fusível, etc, à vontade.

Mas sua placa começa no conector do trafo...

Poderia te falar pra fazer um transformador fantasma com linhas de comentário, duplicando o componente transformador com outro nome  e depois abrindo o arquivo da biblioteca (.lbr), que é em xml (abre bem com editores de .c, notepad dá erro) e mudar o campo "layer" de todos os detalhes pra que tudo vá para a serigrafia, etc, mas isso é gambiarra... 

blz, obrigado

Qual é a forma profissional de trabalhar, ou seja, como as empresas profissionais fazem isso quando tem esquemas complexos, trafo, fusivel, etc... ?

Eu vejo duas formas:

1) Ter dois esquemas, um completo e outro para o pcb (considerando que numa futura atualização, sempre terá que atualizar os dois esquemas. acho inviável).

2) Ter apenas o esquema completo e criar o pcb manualmente copiando visualmente os links dos nets.

Qual é a forma profissional de trabalhar ?

Grato

A forma profissional é a 1.

Todo editor de placas, inclusive o Tando Dos, tem sistemas para auxilio ao layout que incluem indicaçoes visuais de onde cada pino da placa precisa ser ligado conforme o esquema, auto colocação de componentes, conferencia de ligaçoes entre o esquema e a placa, etc. O Eagle inclusive faz verificação de espessura de trilha, quando devidamente alimentado com as configurações necessárias.

Esses programas são para desenho de placas, especificamente.

Se vc quer uma coisa artística, para efeito de documentação pode usar ele, sem problemas, mas está usando como editor gráfico.

Os esquemas profissionais tendem a ser quebrados em páginas. O modelo antigo que gerava esquemas em tamanhos como A1, A0 simplesmente acabou. Nao se usa mais plotters, nankin, heliográfica, canudos, etc. (só para arquitetura, acho). As impressoras são no maximo A3. E mesmo assim não se usa imprimir e sim gerar um PDF para a documentação. Imprimir um A3 num A4 é tranquilo (fica legivel) já tamanhos maiores diminuídos para A4 ficam pouco legíveis.

Enfim, é a minha opinião, que pode divergir de pessoa para pessoa, de empresa para empresa e de região do país, etc. O que julgo o "mais profissional" para eletrônica certamente não é para um mestre em desenho técnico, especialista em normas ISOXXXX para legenda e moldura.

Um meio termo seria vc fazer 2 arquivos:

1) Arquivo exclusivo com a placa. Que vc edita, gera PCB, confere eletronicamente da forma com todos os programas de CAD para eletronica que conheço fazem.

2) Todo o aparelho, que inclui aih o rabicho, trafo, fusível, chave, etc. e tem uma região demarcada por um retangulo pontilhado chamado "placa" (exemplo) que contem a placa. Usando um Control C, control V (que no Eagle é meio diferente mas existe) vc atualizaria com o arquivo 1 sempre que necessário. Esse arquivo seria apenas para documentação.

Obrigado Eduardo H. Marcondes

Ficou bem claro pra mim. 

Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço