Qual é o melhor?

 

Sou iniciante, com 50 anos nas costas, mas como sou reencanacionista, posso continuar estudando em vidas futuras.

 

abraço

Exibições: 4486

Responder esta

Respostas a este tópico

Eduardo, 

Acessa ae o meu blog...

Lá você vai encontrar materiais sobre confecção de PCI's através do

Eagle. São mais de 30 vídeo-aulas.

Meu blog é composto só de vídeos.

Acessa ae....

www.mecatube.co.cc    ou 

www.mecatube.blogspot.com

Olá Eduardo,

Qual é melhor?? Depende! Sua pergunta é muito subjetiva. Cada um tem suas especialidades e limitações. Durante minha dissertação de mestrado trabalhei com os dois para desenvolver o hardware de controle de um equipamento. Já trabalhei com o Proteus, com Orcad e cada qual tem seu nicho de aplicação.

Pelo que entendi você está começando a mexer e não pretende quebrar muito a cabeça aprendendo. Nesse caso recomento do proteus que é bem simples, tem muita gente usando e uma série de recursos interessantes principalmente para simulação. O chato do Proteus é que tem muitos componentes que não tem biblioteca pra ele, aí vc tem que criar uma ou desenhar a plaquinha na mão. O Proteus serve tanto para simulação, geração de esquemáticos quanto para a produção de placas de circuito impresso. Só que tem um porém, ele não é Free. Pelo menos não legalmente.

Já o Eagle serve apenas para a criação de esquemáticos e geração de PCB, ele sozinho não simula. Ele tem uma série de scripts úteis e uma comunidade muito grande de usuários, só que ele é um pouco mais complexo e exige um pouco mais de conhecimento se tiver que mexer na sua configuração ou criar uma biblioteca pra ele. Muitas empresas utilizam o Eagle, que tem muito tutorial, muitos recursos legais e na minha opinião gera uma plaquinha com melhor qualidade final pois te dá mais liberdade de customização.

O Multisim da National Instruments é uma ferramenta bastante completa, muito boa para simulação, simula alguns microcontroladores, não tantos quanto o Proteus, mas é bem intuitivo e didático, tem uma vasta biblioteca de componentes, mas se o componente que vc precisa não estiver nela vc terá problemas.

O multisim sozinho não gera placa de circuito, vc deve exportar seu projeto para o Utilboard, também da National, para gerar a pcb. O utilboard tem muitos recursos legais, mas na maioria das vezes inúteis e de difícil utilização. De todos ele é o que permite menos customização. Para desenvolver uma biblioteca de componentes para ele, e para o multisim, é um suplício. Até mesmo para gerar uma plaquinha simples ele complica a tarefa, mas como eu precisava das simulações do multisim tive que aprender a mexer. Depois que vc acostuma com as frescuras do programa fica mais fácil de desenvolver plaquinhas de qualidade, melhor até que as do Eagle, pois permite alguns recursos de arredondamento de cantos e criação de tear drops que são difíceis de conseguir no eagle, mas para projetos simples isso não é necessário. O multisim e o utilboard são pagos mas possuem versões gratuitas para testar.

Vi comentários sobre o Altium e sobre o Pads, realmente ambos são excelentes programas profissionais para desenvolvimento de placas com opções de gerenciamento de projeto, testes e simulações de tudo quanto é tipo, mas são extremamente caros, pesados e ficariam subutilizados em projetos de hobbistas. É a típica expressão, "Usar um canhão pra matar mosquito", se vc nunca mexeu com design de plaquinha antes esqueça-os, pois vc perderia mais tempo aprendendo a mexer no programa do que fazendo alguma coisa útil. Para quem já utiliza a ferramenta ha muito tempo tudo parece simples e lógico.

No final das contas minha sugestão é o Proteus, pois eventualmente vc pode querer colocar e simular um microcontrolador no seu circuito e aí você ficaria resguardado.

Independente de qual vc escolher a filosofia de desenvolvimento é muito semelhante, aprendendo a mexer em um ficará mais fácil de mexer no outro caso precise migrar de programa.

Grande abraço e boa sorte.

 

 

NA VERDADE, eu quero apreender a mexer em um com o maior numero de recursos possiveis, e se for mais complicado, ou um canhão para matar um mosquito como voce disse, tudo bem, pois pretendo evoluir e fazer o maximo possivel no futuro, ate quem sabe uma faculdade de engenharia eletronica/eletrico.

 

Tenho muitas ideias e seria bom eu mesmo conseguir desenvolve-las, ao menos em parte.

 

O que me assusta em falando de faculdade é a materias de matematica e fisica, e os indices de desistencia na area de engenharia, que chega a 60% segunda materia do jornal hoje,

 

Obrigado pela ajuda de todos, estou entre o multissim e o Eagle, depois que voce disse, teria que apreender a mexer nos 2.

 

abraço e fico muito grato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço