Boa noite galera do LdG!

Como todos sabem, o arduino conta com poucas portas, e muitas vezes precisamos de uma porta e nao tem nunhuma disponivel!

Vi alguns posts aki no LdG sobre multiplexagem para LCD de cristal liquido. O que é multiplex? é dobrar, triplicar... as portar do arduino. Seria bastante interessante circuitos para isso, para ser usados em matrizes de LED, LCDs e outros hardware s que necessitam de varias portas.

Estou procurando alguns esquemas para isso, vcs podem me ajudar e ajudar todos do LdG.

Quem tiver algum esquema ou souber explicar, fazer algum tutorial envolvendo multiplexagem com arduino, posta aqui, que pode ter certeza que vai ser de grande ajuda! Obrigado!

Exibições: 899

Responder esta

Respostas a este tópico

Tudo envolve Eletrônica Digital...

Assiste a webinar com o tema: "Construindo um Painel de Leds" (uma coisa assim) e vc vai entender.

 

Abraço!

Prezado Camilo,

 

Multiplexar significa a grosso modo "unir e enviar". Os multiplexadores foram desenvolvidos para atender uma demanda da telefonia lá no inicio; Uma especie de chaveamento automatico. A pergunta: Como mandar pares metalicos para distancias cada vez maiores de uma forma mais fácil. Então aconteceu os multiplex. Acontece assim. Pesamos em um "CI" que tem oito entradas e apenas uma saída, além de 3 pinos de seleção. A cada pulso de clock há uma combinação nos pinos de seleção que direciona uma única entrada para a saída. Ou seja, se for 000 a primeira entrada passa para a saída, se for 001 passa a segunda até que seja 111 com a última entrada selecionada. No outro lado coloca-se um demultiplexador para fazer o trabalho inverso. Existe agora uma entrada para oito sada´s e 3 pinos de seleção que quando chega 000 passa a entrada para a primeira saída e por diante, sendo o mesmo sinal que entrou na primeira entrada do multiplex. Como são sempre casados, o multiplex e o demultiplex, esses tem os mesmos clock para fazer o sincronismo dos sinais. O CI de oito entrada/saida se refere a 2 elevado à quantidade de pinos de seleção. ou seja 2³ = oito possibilidades. 2² =  quatro possibilidades.

Ps. com relação aos sinais de entrada, esses podem ser de qualquer naturaze. Um som, uma senoide, um cosseno e etc.

 

Espero ter ajudado.

Ampliar as saídas do Arduino

http://www.efeitonerd.com.br/2012/02/ampliar-saidas-do-arduino.html

Uma forma de aumentar as saídas usando registradores de deslocamento.

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço