Galera me ajudem por favor!!!

Como usar minha placa arduino uno para controlar motor passo  passo 4 fios? Quantos motores posso controlar com o arduino?

Exibições: 964

Responder esta

Respostas a este tópico

O arduino sozinho não consegue fornecer corrente suficiente para o funcionamento de um motor de passo, você precisará de um driver.

Esse driver pode ser tanto um CI ULN2003, como um shield espeficico ou até mesmo apenas transistores comuns, depende da sua aplicação.

Usando o CI ULN2003 como referencia, ele utiliza 4 pinos digitais do arduino, logo com um arduino uno você conseguirá controlar ate 3 motores (desde que tenha 12 pinos disponiveis), porem esse numero pode aumentar muito utilizando expansores de porta (shift register ou multiplexadores).

Ou na minha opinião, simplificando e melhorando tudo, usar um driver especifico para isso, tipo A4988 ou outro qualquer com uma serie de beneficios, e em teoria, precisaria apenas um pino para dar o pulso e outro para a direção de rotação, inclusive que pode ser compartilhado por outros drivers, então praticamente precisaria apenas 1 pino por motor de passo e um extra para dar a direção do que esta sendo movido no momento, que é compartilhado por todos...

[]´s

Jota

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço