gostaria de ajuda para solucionar alguns problemas desse meu projeto. eu quero movimentar e acionar uma tocha de corte plasma para cortes retos. eu fiz um protótipo utilizando um braço de portão automatizado mas não consigo controlar a velocidade nem usando placa controladora pwm.

daí pensei em substituir esse motor AC mono 220v 1/4cv e refazer tudo com motor de passo controlado por arduíno. agora preciso encontrar um motor de passo que tenha a mesma velocidade máxima de um portão mas também possa controlar e diminuir sem perder o torque necessário para mover a tocha, que acredito ser muito inferior ao motor original.

ok, o correto seria montar um esquema tipo CNC com somente 2 eixos mas isso fica muito caro e quero aproveitar esse braço de portão, trocando apenas o motor que aciona ele. nos testes que fiz a precisão ficou muito boa para o uso que preciso, o problema foi que para cortar chapas mais espessas eu preciso diminuir a velocidade e para chapas mais finas até aumentar um pouco.

a primeira dificuldade é saber quantos RPM gira o fuso acionador. esse fuso também não não encontro e não descobri de quantos passos é. aliás nem o perfil de alumínio que esse braços usam eu encontro, parece ser algo feito sob encomenda para os fabricantes.

resumindo, meu problema principal é encontrar um motor que possa controlar a velocidade linear da tocha de 1mm/s a uns 20mm/s.

obrigado,

Anibal

Exibições: 1123

Responder esta

Respostas a este tópico

vexta PH268-22 1/8 step 12v 0.68a  

com aquele programa teste que adaptei ele funciona. se não estou enganado na conta, usando passo full, se o fuso do portão tem entre os fios da rosca 5mm, então vai mover 5mm por volta e, com 30rpm de giro no motor, então vai mover 2,5cm/s ? nesse caso terei que usar 1/2 passo ou 1/4 de passo para ficar mais lento que o motor original do portão, que tem aproximadamente essa mesma velocidade.

Anexos

olá ! bom...resolvido meu problema, venho dar a resposta que encontrei: usar driver TB6600, e para controlar a velocidade eu usei a função tone que é infinitamente mais fácil que ficar fazendo um monte de conta que não adiantava nada para estabelecer um padrão linear de controle.  segue o link de onde tirei o exemplo :

http://blog.baudaeletronica.com.br/driver-tb6600-com-arduino/  

a estrutura eu construí a partir de um eixo CNC. agora o problema é que a máquina de corte plasma está gerando interferência e "apagando" o arduíno. já tentei de tudo inclusive alimentar o driver e o arduíno com uma bateria, isolando assim da mesma rede elétrica da corte plasma. porém parece que a interferência vem pelos cabos de comunicação do driver para o arduíno e quando liga a corte plasma a programação do arduíno é "zerada". tentei isolar a corte plasma com barreira feita de compensado 25mm ( seria interferência eletromagnética?) mas não adiantou também.

lembrando que assim como num eixo de uma CNC a tocha não tem qualquer contato com o resto da estrutura, ou seja, o motor acoplado ao eixo não tem contato com nada que esteja "eletrificado".

e agora ? já tentei de tudo, até usar uma furadeira para acionar o eixo mas a corte plasma gera interferência também. !!!

Uma sugestão minha  é montar o Arduino e o driver dentro de uma caixa metálica aterrada. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço