Ola.

Estou montando uma CNC router, porem estou com duvida na parte de controlar os motores de passo nema 23, pois o fabricante me indicou o driver A4988 para controla-los e eu gostaria de saber se posso usar uma fonte para cada motor de 12v 2a, pois eu ja possuo estas fontes. 

Em anexo esta os componentes fonte, motor de passo, driver A4988.

Logo quando eu iniciar a montagem estarei postando passo a passo.

obrigado a todos.

Exibições: 14288

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, eu não tinha visto esses motores ainda, mais creio que isso possa ajudar você, http://neoativa.com/blog/?p=208 . qualquer duvida retorne, Att, Jean Pierre.

É por aí...

Mas está faltando algumas "coisinhas" para que as bobinas do motor dele "se encaixem" na lógica dos motores desta matéria.

Eu gosto de ajudar, mas o pessoal tem "que suar" um pouco fazendo pesquisa, senão o "passarinho não voa", "a vara não pesca"...etc.

Jean Pierre boa noite, 

Conseguiu montar a sua CNC ?

Obrigado.

rsrs....Euclides e Jean, muito obrigado pela ajuda..rs

Euclides, concordo com vc, é que nunca mexi com isso e estou aprendendo (com a ajuda de vcs é claro) é muita informação de uma vez, motor de passo, drive, arduino, pde pro arduino, software pro pc ...fora a parte mecanica...rsrs

Enquanto aguardava a resposta estava pesquisando também e encontrei esse site:

http://eletrofisica1.blogspot.com.br/2013/05/motor-de-passo_19.html

Cheguei até a abrir o motor e só então comecei a entender que são realmente 8 bobinas. Aproveitei e dei uma lubrificada no rolamento...rs

Certo, tenho 8 bobinas, posso ligar em série e paralelo para bipolar e em CENTER TAP para unipolar.

CENTER TAP

Então o que preciso agora é combinar as bobinas, tipo quando ligo a bobina 1 tem que ligar também a bobina 5, quando ligo a bobina 2 tem que ligar também a 6 e assim vai certo?

Ai com essas ligações vou ter apenas 4 Fios positivos e 1 Fio negativo (5 fios)

Certo isso? Desenho em anexo..rs

"Cheguei até a abrir o motor".

Mas que bacaninha...pode começar a rezar. Motores de passo não é bom ser manuseados por pessoas que não sejam técnicos especializados (principalmente porque alguns deles "tem a mania" de bagunçar "a gaiola magnética" vamos chamar assim...), pois já ví muitas pessoas falarem que eles deixaram de funcionar.

Eu como nunca quis "pagar pra ver", nunca o fiz e espero nunca ter que fazer. os que me falaram sobre isso, dizem que tem que usar ferramentas especiais para re-monta-los.

Você falou que são 8 fios e olhando este desenho (dá uma contada) tem 16????!!!

Se vc. tem um motor desses (que não foi desmontado) comece a pensar assim: Em que ordem eu tenho que acionar cada bobina para que os passos sejam acionados de forma que eles nunca dê um passo para trás. Aí tem que organizar a metodologia para fazer isso, de forma que os testes não sejam repetidos e se ocorrer de voltar um passo, começar do início e mudar a polaridade ou a ordem da última bobina (a que não deu certo) de forma a isolar só os passos que dão certo na sequência. Para voltar (sentido contrário) a ordem das bobinas a serem acionadas é a inversa.

Comece a usar o papel e prestar atenção no que ocorre em cada combinação de acionamento de bobinas (invertendo-se as polaridades em cada caso).

Boa sorte!

RS...tenho outro sim...só não vou chorar porque o motor custou R$ 10,00, mas deu pra ficar triste.

Então.. Estou fazendo os teste...mas ele não chega a dar um "click". Aleatoriamente ele faz um click no eixo...mas no geral ele vibra ou faz um som de assovio no motor.

Será que os motores estão bons? Ele deveria para cada combinação dar um clicksinho (para frente ou para trás dependendo da polaridade) ?

Ele vibra??? Como assim?

Motores de passos não devem ser testados ligados em controladoras, isso só depois de bem identificadas todas as ligações, senão correm o risco de queimar.

Inicialmente, deve-se ligar as bobinas manualmente em uma fonte de energia de baixa potência (mas suficiente para fazer o passo, sem carga ligada no eixo).

Cada tentativa nos fios de cada bobina deve ser anotada e anotada com exatidão para que se saiba a sequência correta. Depois de repetidas as sequências necessárias para se retornar a primeira sequência dalí para frente será sempre a mesma, para girar ao contrário faz se a sequência ao contrário.

Sim...a teoria eu entendi.
Estou usando uma fonte. Não o drive.

Se está vibrando tem algo errado aí.

Ou sua fonte não é de CC.

Pois com os testes na fonte tem que dar um passo e parar, sem vibração.

A fonte tem que ser CC.

Euclides, pode ver se é isso mesmo?

https://youtu.be/kURGW9iFvyE

Obrigado

Exatamente isso.

Com este teste você fica sabendo em que ordem cada bobina deve ser acionada para que o motor gire.

Mas preste atenção: Só funciona para motores unipolares, pois neste teste uma única polaridade é colocada em cada bobina de cada vez.

Se a montagem for bipolar, aí tem que se variar alternadamente os dois lados das bobinas (é mais trabalhoso).

Você está "pegando o jeito". Falta pouco.

Agora vem a pergunta que não quer calar....

Agora sei que as bobinas estão ligadas conforme um dos desenhos abaixo.

Tenho um fio comum para todas as bobinas que estou ligando ao negativo.

Vou ligar esses motores em um driver popolu A4988. 

Cada fio que identifiquei para fazer a sequencia vai ser ligado em 1A 2A 1B 2B (preciso testar a sequencia até acertar ok) mas e a alimentação do motor?

No esquema temos o VMOT, no caso da forma que liguei o motor não tenho esse fio. Entendi que a alimentação está vendo de 1A 2A 1B 2B.

Correto isso? Não utilizo o VMOT?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço