Olá, estou iniciando

 no mundo open hardware com o arduino uno e estou com uma duvida que para muitos deve ser moleza.

Montei um carrinho controlado por Bluetooth utilizando uma ponte H L298N e esta funcionando perfeitamente com 5V para cada motor.

Só que eu gostaria de colocar 12V para um motor e 5V para o outro, ou seja, 12V para a tração traseira e 5V para a caixa de direção.

Como eu posso fazer isso? 

Aplaca é essa:

Sei que eu posso ligar uma bateria de 12V nela e tirar o jamper de 5v para liberar 12V aos motores, porem preciso que so um motor trabalhe com 12V e o outro com 5V.

Alguém poderia me ajudar?

Exibições: 1898

Responder esta

Respostas a este tópico

Será que posso ligar um LM7805 entre o motor DC e a ponte H?

Alguém saberia me dizer?

pq, necessariamente 5v para o outro motor? pq nao usar pwm?

O motor da caixa de direção é menor, de 5v. O motor para a tração é maior e suporta até 12v.

Toda a programação do carrinho esta pronta e funcionando.

Gostaria somente de colocar mail voltagem no motor de tração.

Quais motores esta usando ? Um para tracionar e o outro para a direção ?

Uma ponte L298 para dois  motores ?

Isso mesmo José, um motor fica na caixa de direção (5V) e o outro para a tração (12V).

Na ponte L298 estão esses dois motores, porem como um dos motores só suporta 5V estou ligando os dois com 5V.

Eu queria liberar 12V no L298 e na ponta onde fica o motor de 5V fazer essa redução de voltagem.

Infelizmente a tensão no L298 é unica - ou 5 ou 12V , ou outra qualquer até 46V.

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00...

A solução seria usar duas pontes H separadas L6201, L6202 ou L6203 (selecione a corrente) 

L6201: 1A;   L6202: 1.5A;    L6203/L6201PS: 4A

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00...

Obrigado pela ajuda José Gustavo, mais como sou só um hobista não entendo muito de eletrônica e fiquei perdidinho com a sua dica. Achei que seria mais simples solucionar isso.

é que eu preciso diminuir a voltagem que sai do L298N para o motor de uma só porta.

Até pensei em usar um LM7805 entre a ponte e o motor mais não sei se posso fazer isso pois eu também não entendo de eletrônica. Só brinco com isso

Giuliano, não dá para usar um 7805 nessa configuração que pretende. 

E nem resistores, pois pode até dar uma queda de tensão, mas a corrente também vai diminuir. 

Não vai dar certo...

OK, entendi

Vou procurar uma solução mais simples então. Talvez reprogramar o arduino para usar duas pontes, uma com 12V e outra com 5V

Obrigado

controla o outro motor com pwm...

Como irá inverter a rotação do motor com PWM ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço