Pessoal, estou com um projeto de criar um Drone, minha ideia era usar a menor quantidade de coisas prontas afim de reduzir ao maximo os custos.

Vou utilizar um xbee com wi-fi e conecta através de um WebService a uma interface de celular (iOS e Android).

A Maioria das peças já chegou, algumas vindas do DealExtreme e outras do HobbyKing.

Para os motores, pensei em fazer ele funcionar sem os ESC, ao testar com motores DC convencionais consegui com sucesso apenas usando um TIP, porém com um motor Brushless (que tem 3 fios) isso não é possível, estou a procura uma alternativa ao ESC, alguém sabe como posso fazer para controlar meus motores com arduino, nem que eu precise de algum CI.

Exibições: 27304

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Gustavo.

Estou  olhando todas as placas e controles que aparece...Não quero de forma alguma julgar ninguém. Mas pelo que ví nem tudo que apresentam, tem lógica.Isso é verdade...

Pretendo encontrar um circuito FUNCIONAL e sem microcontrolador... Tanto para um BLDC, quanto para outros motores no modelo Keppe...Se vc sabe ou conhece alguém que saiba fazer, me avise amigo..!! 

Leonides boa noite, 

Existem chips dedicados que controlam um motor BLDC. Esse exemplo é para um motor de diskete driver :

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Mas para o seu motor de potência muito maior eu ainda não conheço. Mas com certeza existe. Sugiro que pesquise mais. 

Boa noite Evandro. 

Achei muito interessante, um americano fazer um motor BLDC a partir de um alternador. Ele usou o alternador, apenas retirando ou desligando , a placa retificadora. Os diodos negativos incrustados na carcaça, apenas desligou. retirou as três fases das bobinas do estator e usou um controlador BLDC, para funcionar. Lembrando que as escovas nos pequenos anéis, deve ser mantídas, para injetar de 6 a 12 vdc direto. O rotor nesse caso, se transforma em imanes controlados (dosados) porem com tensão fixa.. O restante, o controle BLDC faz... Isso também achei legal...Se vc tem um alternador grande de máquina pesada que pode ser de ate 48v., ficará legal.. Já estou fazendo o meu....Comprei um alternador numa oficina elétrica de veículo por 150 reais....Era de uma VAN...24v . Segundo ele, não precisa mudar nada nas bobinas do estator....

Bom dia Leonides, 

Ainda não entendi o seu objetivo. 

Você quer entender como o motor KEPPE funciona e quer fazer um igual ?

Primeiro passo, estudar o circuito da placa de controle. 

Pode informar quais são so chips usados ? 

Eu também tenho essa curiosidade. Se possível envie fotos da placa. 

Se interessar , crie um novo tópico sobre o motor KEPPE. 

O assunto esta extrapolando o tópico.

Bom dia Jose Gustavo.

Meu objetivo, e fazer ou comprar já pronto. Não tenho bom conhecimento em eletrônica. Tudo que faço,é por tentar aprender. Tenho bom conhecimento em eletrotécnica. Mas preciso funcionar um motor BLDC de pelo menos 5 CV. pelo fato de este tipo de motor gastar bem  menos energia. Isso se faz eletronicamente. E eu NÃO sei fazer...Razão da minha busca por quem sabe. Quando abordei o assunto sobre motor Keppe, foi pq este motor se apresenta com o conceito de motor super econômico. E e disso que estou atras. Quanto a foto da placa eletrônica do keppe, tem disponível no youtube. É só digitar na barra de busca do youtube. Motor Keppe. E vc vai achar o Próprio Dr Keppe falando e dando várias explicações sobre o novo motor... O problema é que só fazem para ventiladores até o momento. Confesso que se houvesse um motor keppe grande eu já teria comprado..

Leônides pergunta : Já existe alguém que fez algum tipo de controle de velocidade para motor BLDC, que não seja ESC?. Informem-me. Preciso comprar um completo para funcionar meu motor BLDC de 2000 W.  Tem 10 imanes no rotor, e a bobinagem dele e trifásica, com 24 bobinas que são fechadas num circuito,  para três saídas. Fio magnetico esmaltado n. 20 com 40 espiras (voltas) em cada bobina.

Também quero saber, se é possível fazer um controle para um motor  BLDC, que tem só 2 fios e não 3. Este tem 6  imanes no rotor e 6 bobinas no estator. Fio fino com aproximadamente 120 espiras. 

Já pesquisei bastante por curiosidade, mas voltei a isso agora porque está dentro de um projeto que estou trabalhando. 

Você vai precisar de um circuito eletrônico pra gerar as tensões defasadas, não tem como fugir... Uma opção é trabalhar em malha aberta, ou seja, gerar o sinal sem acompanhar o ângulo de giro, mas isso só é recomendado na partida, pois com a velocidade alta, isso gera muitas perdas, aquecimento e pode até desacelerar o motor.

O tipo de sinal depende do bobinamento do motor. Um BLDC tem enrolamentos independentes e você aciona cada um com um sinal de onda quadrada bipolar (+V, 0V, -V). Se o enrolamento for imbricado, ou seja, parte de cada bobina é enrolada sobre a outra, então o motor é um PMSM (ou BLAC), e nesse caso é recomendado acionar cada bobina com ondas senoidais, defasadas entre si 120º. O controle consiste em verificar a posição do motor pra sincronizar esses sinais (seja no BLDC ou no BLAC).

Como disse num tópico antes, o ideal seria comprar pronto pela complexidade, no seu caso, existem controladores pra esse tipo de motor em bicicletas elétricas (ebikes), acho que deve ficar mais barato do que montar um. Pelo que me informaram, a velocidade vai depender da tensão máxima que vc aplica, pois com uma tensão máxima maior, mais rápido vc magnetiza e desmagnetiza as bobinas, permitindo o sinal de controle atingir uma frequência maior. O que limita essa tensão é a sua bobina e o controlador.

Por fim, você poderia me dizer onde adquiriu esse motor BLDC de 2000W? Você comprou em algum lugar ou montou? Precisamos de um para o projeto que comentei, mas é difícil encontrar algo que tenha as características elétricas disponíveis. Se você puder indicar algo, agradeço!

Boa noite, 

O método mais simples de controle de acionamento de fases de um BLDC Motor é usando sensor HAL. 

E o motor Kempe usa esse método. Veja no vídeo que postei. 

Essa tecnologia é antiga, veja esse circuito da década de 80. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Já consegui controle do motor BLDC sem sensor Hall, mas usei um chip dedicado L6234.

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-motor-sem-escova-bldc...

Boa noite Gustavo Abreu. 

Vi esse vídeo, e achei bem interessante. Comprei o tal ventilador, mas não acho nada de peças para montar um inverter igual, no mercado Brasileiro, a não ser alguns controles similares... Mas vi tanbém, que realmente o motor Keppe, trabalha com pulsos como disse o amigo Evandro Rech. Certamente, fazer um controle inverter não será dificil. 

Evandro, realmente é dificil de encontrar. Comprei por acaso, um rotor com 10 ímanes que encontrei no ferro velho. Achei também, um gerador que quando retirei o rotor bobinado, ví, que o rotor com os ímanes que eu tinha achado no primeiro ferro velho, daria certo, ficando alguns centésimos de mm menor. Isso não implica em nada. Fui a um torneiro e pedi para colocar o rotor com os imãs, no eixo que fora antes bobinado. Só estou tendo dificuldade no controle. Preciso conseguir não somente o giro controlado, mas também a potência real total. Além de tudo isso, é preciso ter um sistema que economize energia. Ou seja um sistema ressonante...Não consegui nada até o momento...

Evandro Rech, encontrei como já disse um rotor pronto num ferro velho...Isso é apenas sorte. 

Vc pode fazer um rotor com a quantidade de ímanes de neodìmeo que vc achar conveniente. e da espessura que quiser. Achei no mercado livre ímanes em modelos e tipos diferentes, que daria para fazer seu rotor homemade. Tenho guardado aqui um rotor grande e pesado de imã , que também encontrei no ferro velho. Não sei se poderia te atender. Pesa cerca de 15 kg. Os imãs, estão posicionados, assim como estão no rotor de um alternador comum, porém com um diâmetro bem maior. Cerac de 300 mm de diâmetro...Se vc se interessar, me ligue ..96- 98407-4522 CLARO.      96-98131-3779... TIM... Estou no Amapá. 

eu procurei aqui nao encomtrei mais  esto usando um controle de motor para bicicleta

no youtobe

controladora de bicicleta controladora de trifasico

https://www.youtube.com/watch?v=4Jp6g9hZly8&t=98s

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço