Pessoal, estou com um projeto de criar um Drone, minha ideia era usar a menor quantidade de coisas prontas afim de reduzir ao maximo os custos.

Vou utilizar um xbee com wi-fi e conecta através de um WebService a uma interface de celular (iOS e Android).

A Maioria das peças já chegou, algumas vindas do DealExtreme e outras do HobbyKing.

Para os motores, pensei em fazer ele funcionar sem os ESC, ao testar com motores DC convencionais consegui com sucesso apenas usando um TIP, porém com um motor Brushless (que tem 3 fios) isso não é possível, estou a procura uma alternativa ao ESC, alguém sabe como posso fazer para controlar meus motores com arduino, nem que eu precise de algum CI.

Exibições: 27329

Responder esta

Respostas a este tópico

O ESC é um circuito de controle eletronico no qual todos os componentes são essenciais.Qualquer outra opção,seria também chamado de "ESC" mesmo sendo apenas uma variante,ou seja,com componentes de outro fabricante.

A opção mais barata,seria adquirir um pronto.(Caso vá usar apenas um.Caso contrario,melhor seria projetar um e comprar componentes no atacado para montagem em serie).

Perfeito Almir, quando me referi ao ESC, me referi exatamente aos controles prontos, gostaria de criar meu próprio controle de velocidade! Conhece algum projeto do tipo?

Um amigo me pediu para criar um esc.Ele é fã de aeromodelismo.Então iniciei o projeto e parei plo fato dele nunca mais ter se interessado pelo projeto.
É complexo,mas creio que vale a pena para adquirir experiencia.
No meu projto usava optoacoplamento da vishay (importado,mas ,melhor optar por nacionais).
-Precisa de bloco de sensor de fase com sensor de efeito hall
-Microcontrole com interface com radio controle (para sentir os comandos enviados do radio)
-Bloco de interface optica (isolamento entre o circuito ttl ou cmos e potencia)
-Bloco de potencia (interface para lipo,ou baterias)
Poderá por sensores de temperatura,baterias,etc.
O projeto que iniciei ja se perdeu .

Eu já comprei todas as peças, já tenho boa parte do código para gerenciamento dos motores prontas (Usando acelerometro), agora só falta conseguir controlar a velocidade dos meus motores.

É possível fazer o controle da velocidade de um motor brushless sem loop fechado, ou seja, sem sensor nenhum.

Para isso pode-se usar pontes H e o PWM do próprio Arduino.

Na net tem exemplo.

Olá sou novo neste assunto, então me desculpe se estou sendo ignorante, mas você está se referindo ao shield ponte H para arduino e uma pwm? Mas o motor é de 3 fios isso não interfere em nada?

Eu penso que o uso de ESC é a forma mais simples, eficiente e barata para acionar brushless.

Acredito que alternativas para fazer circuito driver brushless vão recair para a mesma técnica usada no ESC.

Você pode mudar para motor do tipo BLDC, cujo funcionamento é parecido com motor de passo, porém, com sensores internos de posição ou sensorless. 

No meu caso eu já tenho os motores, e realmente após dias de procuras, não tenho encontrado outra alternativa a não ser usar ESC mesmo. :\

Boa tarde, amigo

Eu pensei também em controla os motores brushless através do arduino mais após muita pesquisa acabei comprando os ESC mesmo. 

Durante minha pesquisa acabei encontrando alguns esquema de ESC comerciais.

A dificuldade na construção do ESC é o controle das fases do motor, o motor brushless é como se fosse um motor trifásico + ou - (me desculpe se tive equivocado), só que as fases são aplicadas de acordo com a posição do eixo, tanto que no esquema acima o atmega8 tem as 3 portas analógicas ligadas as pinos do motor para determina a posição do eixo e aplica o próximo pulso. Já vir circuitos em que as fases do motor são fixas mais ai tem dois problema o eixo pode fica travado ou o motor vai funcionar com baixo desempenho. Bom de qualquer forma espero ter ajudado e boa sorte.

Ewerton, fiz o mesmo que você, pesquisei, pesquisei e acabei comprando os ESC na china hehehe. Mas valeu as dicas!

o ESC vai limitar a corrente, se vc nao uzar ele , quando vc ligar ele vai subir sem parar, vc pode criar um circuito que suporta bastante corrente, tem projetos de barquinho que é quase igual avia, eles fasem o esc, e fica a mesma coisa, se vc fazer com ponte h, a corrente vai fritar os transistores e vai ter que ser enorme os resistores, e ter dissipador, que pesa, o melhor a fazer é comprar um ESC pronto, ou pegar o diagrama de um e montar cada componente, se vc achar tudo, deve ficar em uns 30 reais no maximo, um esc é uns 150,

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62539

espero qe esse topico ajude.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço