Estou com dúvidas nos sensores hall e graus elétricos
Ciclos elétricos etc alguém?

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Olá.. bom, eu prefiro sensor infravermelho pra contar os Rpm´s

Tenho alguns motores de aeromodelos aqui (A2212) .

Eles possuem a carcaça bem reflexiva, então eu enrolo fita isolante em volta dele, e deixo só um pedaço da carcaça visível, 

com isso o sensor infra vermelho consegue fazer a contagem dos rpm´s  certinho.

Pra saber quantos quantos hertz, sabendo que ele possui 14 imãs internos (12 bobinas e 14 polos), e sabendo que ele é um Brushless (3 fases), faço a seguinte conta...

120 é = 360º / 3 (Motor trifásico)

HZ = ((RPM * POLOS) / 120)  

RPM = ((HZ * 120) / POLOS

POLOS = ((HZ * 120) / RPM

HERTZ

hertz = ((rpm * polos) / graus);

RPM MAXIMO

if(rpm > rpmMax){
rpmMax = rpm;

}

RPM MEDIO

((rpmMax + rpm) / 2);

Já conferi no oscilóscopio, funciona certinho.

Espero ter ajudado.

REFLETIVA e não reflexiva.... foi mal  !!!

Bom dia Hélio, 

Os sensores Hall não são usados para medir RPM. 

São usados pela controladora do Motor BLDC. Os sensores Hall (normalmente 3) controlam os ciclos de acionamentos das bobinas. 

Essa tecnologia de ESC é antiga e não é tão comum mais. Atualmente o controle de acionamento das bobinas é feito através da FEM produzida pelas próprias bobinas. 

Essa controladora tem mais de 30 anos e usa os sensores  Hall:

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Veja esse exemplo de ESC sem o uso de Hall:

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Bom dia Charles (é esse o seu nome?) 

Tenho estudado motor sem escova (BLDC) por algum tempo. São motores bem interessantes.

Esses tópicos abaixo são relacionados com esses assunto. Tem muita informação! Inclusive sobre ciclos elétricos. 

Qual é a sua intenção em relação à esses motores? Desenvolver algum projeto? Dê detalhes. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-motor-sem-escova-bldc...

http://labdegaragem.com/forum/topics/dji-phantom-2-quadricoptero?co...

http://labdegaragem.com/forum/topics/medindo-rpm-em-conjunto-atuado...

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/motor-sem-escova-bldc-feito-...

Bom dia,

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-motor-sem-escova-bldc...

Encontrei essa carta de tempo que mostra os acionamentos dos sensores Hall (switch 1, 2 e 3) e as polarizações nas Fases do Motor sem escova BLDC. Perceba que a invertendo a polaridade nas Fases, o polo magnético do eletro-imã também será invertido. A carta de tempo corresponde à uma revolução (volta) no rotor => 360 graus. 

http://www.groschopp.com/how-does-a-brushless-dc-motor-commutate/

Essas informações estão nos links que eu já havia enviado:

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Animação bem interessante para motores sem escova e motores de passo.

Escolha o motor e depois selecione a Operating Voltage. Clique no link abaixo.

http://en.nanotec.com/support/tutorials/stepper-motor-and-bldc-moto...

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Girando um motor de HD - Driver L6232  - Formas de Ondas

Consta no Datasheet do L6232:  Cada meia ponte H é formada por FETs DMOS . E dois pinos compatíveis com TTL e CMOS são usados para acionar esses FETs . Existem três meias pontes H ( A, B e C) . 

INL - porta lógica de entrada que aciona o FET DMOS na parte baixa ( LOWER) - Ativo nível alto (High) 

INU - porta lógica de entrada que aciona o FET DMOS na parte superior ( UPPER) - Ativo nível baixo  (Low) 

Como no Datasheet, não tinha a carta de tempo dos pinos de entrada ( INL e INU) e nem dos pinos de saída (OUT) conectados no motor, tive que medir com o scope e depois com o analisador lógico a placa em funcionamento. Sem essas informações, provavelmente eu não conseguiria fazer o motor girar. 

Essas formas de onda são CH1 = INL A e CH2 = OUT A 

Veja que no canal 1, o nível é TTL (5V) e no canal 2 a tensão é analógica 12V

Essas formas de onda são CH1 = INU A e CH2 = OUT A 

Veja que no canal 1, o nível é TTL (5V) e no canal 2 a tensão é analógica 12V

As formas de ondas das fases B e C são similares, mas defasadas entre si. Na carta do analisador lógico, isso ficará bem visível . 

Esse forma de onda é sobre o Resistor SENSE que é usado para medir corrente no motor :

Como o resistor era de 0,9 ohms, podemos deduzir que a corrente 

era de aproximadamente 1 A .    V = R x I      I = V / R    I = 1,09 / 0,9 = 1,2 A 

Essa forma de onda é muito importante ! Cada rotação corresponde á quatro ciclos elétricos 

Essas formas de onda são CH1 = Sensor òtico de RPM e CH2 = INL B  

Achei esse desenho muito interessante que explica o que são ciclos elétricos, incrementos na Fase e graus mecânicos. Retirado do Datasheet de outro driver L6238. Muito legal !  Dúvidas ? Perguntem...

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